Sobe a placa: sai Continental, entra Michelin

2015 TUDOR United SportsCar Championship Rolex 24 Hours Daytona
Bye bye: a Continental será fornecedora de pneus das séries IMSA até o fim do próximo campeonato

RIO DE JANEIRO – A International Motor Sports Association (IMSA), responsável em conjunto com a Nascar pela organização do Weather Tech SportsCar Championship, anunciou em curto espaço de tempo a mudança de fornecedor de pneus para a série estadunidense de Endurance – apenas a partir de 2019.

Mais cedo, a IMSA divulgou um comunicado em que era informado que a Continental, fornecedora da categoria desde 2014, ano da unificação entre o American Le Mans Series e a Rolex Grand-Am, deixará não só a categoria principal como todas as outras séries – SportsCar Challenge e Mazda Prototype Challenge, ao fim da próxima temporada.

Não demorou muito e a entidade logo trouxe o nome da nova parceira. Chegou-se a dizer que Goodyear e Pirelli estavam no páreo, mas a divulgação da Michelin como nova fornecedora de pneus deu a certeza de que a escolha já estava na manga e a IMSA – logicamente – já sabia do fim da parceria com a Continental. Tudo divulgado em questão de minutos para parecer natural.

Só que não.

Com sede em Hannover, na Alemanha, a Continental entrou no mercado dos EUA há 30 anos, comprando primeiro a General Tire e estabelecendo uma base no estado da Carolina do Sul. Da Hoosier, que também compraram, adquiriram a expertise para construir e desenvolver os pneus que primeiro estiveram na Grand-Am, passando pelo ALMS e desaguando na nova série IMSA em 2014.

Tiveram o mérito de oferecer um bom produto às equipes, mas os especialistas consideravam uma desvantagem da série em contar com os pneus Continental quando em provas como as 24 Horas de Le Mans, por exemplo, tinham que recorrer aos pneus Michelin e/ou Dunlop pela falta de performance dos compostos do fabricante alemão.

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Bib: a Michelin vai ser fornecedora exclusiva das classes Prototype e GTD no Weather Tech SportsCar Championship, além da SportsCar Challenge e do Mazda Prototype Challenge

A chegada da Michelin para daqui a duas temporadas terá como objetivo melhorar a performance dos carros das classes Prototype e GT Daytona, cujo fornecimento seguirá exclusivo – a GTLM, em conformidade com o regulamento ACO/FIA, seguirá aberta a outros fornecedores, embora as equipes atualmente inscritas trabalhem apenas com a marca francesa.

Ganha também a SportsCar Challenge, dos modelos GT4, que passa a se chamar Michelin SportsCar Challenge e também a categoria Mazda Prototype Challenge, que no próximo ano passa a ter provas de duração menor num calendário mais enxuto, mas cujos carros – especialmente os LMP3 – passam a ter os mesmos pneus oferecidos no ELMS e AsLMS.

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