A caminho de Sarthe

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Com objetivos a cumprir fora da Fórmula 1, Fernando Alonso certamente incluiu cláusulas extras que o permitam correr noutras provas. Daytona e Le Mans, por exemplo: o espanhol confirmou que vai estar na Flórida em janeiro. Será que o veremos em Sarthe, também?

RIO DE JANEIRO – Deixou de ser segredo de estado que o bicampeão mundial de Fórmula 1 Fernando Alonso tem coisas a realizar ainda no automobilismo.

Além de disputar as 500 Milhas de Indianápolis, ele sonha competir nas 24 Horas de Le Mans. E esteve muito próximo disso, quando a Porsche o convidou há dois anos e por força do contrato da McLaren com a Honda, ele teve de recusar. Nico Hülkenberg aproveitou a oportunidade, foi lá junto com Earl Bamber e Nick Tandy. E venceu.

Mas o espanhol não se deu por vencido. Encantado pelo Endurance (e quem não se encantaria?), Don Fernando de las Asturias fez o novo contrato com a McLaren prevendo a possibilidade de disputar outros eventos fora da categoria máxima.

Ninguém aqui – nem o blogueiro seria besta – quer desmerecer a Fórmula 1. Só que, quando um piloto do calibre do Alonso, que não precisa provar mais nada a ninguém, a não ser a si mesmo, quer correr em provas longas, é um claro sinal de que corridas míticas como as 24 Horas de Le Mans e de Daytona são um objeto de desejo de muitos – que não realizam seus anseios por medo ou por outros motivos.

Fernando costurou bem as coisas. E deve com certeza ter incluído cláusulas extras no contrato. A primeira será cumprida já em janeiro: Alonso confirmou em Austin que estará no grid das 24 Horas de Daytona, prova que abrirá a temporada 2018 do IMSA Weather Tech SportsCar Championship. Tá aqui, no UOL.

Se ele já deu mídia ao participar da Indy, imaginem quando estiver a bordo de um Protótipo – e possivelmente Fernando defenderá a equipe do CEO da McLaren, Zak Brown. A escuderia United Autosports terá dois Ligier JS P217 com motor Gibson GK428 4,2 litros V8 e ainda há lugares vagos. Brown textualmente afirmou ao site Sportscar365.com que Alonso era “uma possibilidade”.

Agora está perto de ser “uma realidade”. Falta, agora, o anúncio oficial.

Assim, as portas começam a se escancarar para uma possível presença do espanhol nas 24 Horas de Le Mans, muito em breve. Nada impediria que fosse já neste ano – afinal, a corrida não coincide com nenhuma outra prova da Fórmula 1, agora em tempos de Liberty Media. Fosse na época do Bernie, e Alonso dançaria “miudinho”.

Mas os tempos mudaram e é preciso que os analfabetos de plantão que só enxergam a F1 no horizonte (Sim, eles existem. Sim, e são vários) percebam que há vida fora da categoria máxima e que um cara como Alonso pode se dar ao luxo de fazer o que bem entender de sua vida.

Alonso em janeiro na tela do Fox Sports. Olha só… e mais uma vez, bola dentro do site do sempre bem informado John Dagys.

Comentários

  • Cheguei um pouco atrasado aqui, mas vamos lá: A participação nas 24h de Daytona já pode até ser encarada como um teste e treino para as 24h de Le Mans, onde Don Fernando já terá a possibilidade de se habituar ás situações das corridas longas como o tráfego das diversas classes na pista, as mudanças de condições climáticas e de iluminação que irão acontecer ao longo de uma prova de 24h, ainda que a pista de Daytona seja totalmente diferente de Sarthe, não deixa de ser um importantíssimo treinamento.
    Quanto ao carro, embora ainda esteja devendo em relação aos Oreca, Dallara e DPI’s, os Ligier beliscaram ao menos uma vitória aqui e ali, no ELMS e no IMSA (a Visit Florida venceu uma prova…), e numa prova de 24h, tudo pode acontecer. Que venha Janeiro de 2018!!