Dopamina Endurance: temporada 2017 termina sábado em Tarumã

324817-743547-bt1x2757-web
As principais categorias do Dopamina Endurance já foram definidas no Brasileiro, mas ainda há luta aberta no Gaúcho da modalidade

RIO DE JANEIRO – No próximo sábado, a temporada 2017 do Dopamina Endurance chega ao fim. Tanto o Brasileiro quanto o Gaúcho da modalidade terão sua última etapa disputada no Autódromo Internacional de Tarumã, em Viamão, a partir das 15h, numa corrida com três horas de duração.

O título nacional já está definido em três categorias – exatamente as principais. Na GP1, Marcel Visconde/Ricardo Maurício (Porsche da Stuttgart Motorsport) já levaram a taça desde a última etapa, os 500 km de São Paulo, disputados no Velo Città. Henrique Assunção/Fernando Ohashi (Protótipo MRX Cosworth) são os campeões da classe P2 e Marcelo Vianna/Júlio Martini (Protótipo MC Tubarão) faturaram com boa antecedência o troféu de campeões brasileiros da divisão P3 – dando inclusive à dupla o luxo de não correr na última etapa.

A classe GT1 ainda não está definida: Paulo Rutzen/Gustavo Martins/Vilson Verardi Jr. (Lamborghini da Mottin Racing) lideram com apenas 20 pontos de vantagem para Carlos Kray e Ricardo Mendes, que guiam uma Ferrari. Tampouco a GT2, mesmo esvaziada. José Rodrigo Pereira/Marcos Bariano têm 240 pontos, apenas 10 à frente de Arthur Caleffi. Como nem todos os participantes disputaram as seis etapas do Brasileiro, a disputa está aberta. E até a classe T – teoricamente, em que pese o baixo quorum de inscritos por corrida – também se apresenta sem definição antes da etapa do fim de semana. Se prevalecer a lógica, Juarez e Ricardo Terres devem levar.

324817-743565-endurance-brasil-fotos-rodrigo-guimaraes-251-web_orig
Paulo Rutzen e Vilson Verardi Júnior têm chances de ganhar tanto no Gaúcho quanto no Brasileiro entre os carros da classe GT1

No Gaúcho, o buraco é mais embaixo. A temporada de cinco etapas ainda reserva fortes emoções para a última prova. Na GP1, o líder é Fernando Poeta, que defende a Mottin Racing com o MCR Grand-Am Lamborghini V10. Ele soma 315 pontos, enquanto os vice-líderes Tiel de Andrade/Franco Pasquale somam 290. A dupla da MC Tubarão, equipe sediada em Campo Bom, luta pelo vice do Brasileiro e pelo título regional. Fernando correrá no protótipo #18 com Ney Faustini e Vitor Genz.

Assunção/Ohashi também podem ganhar outro título na classe P2: eles lideram o Gaúcho de Endurance com 420 pontos, enquanto o vice-líder Cali Crestani tem 335 – e ainda há 150 pontos em jogo, afora o descarte do pior resultado – regulamento válido também no Brasileiro. Na P3, Gustavo e Rafael Simon tem boa margem de 140 pontos para Renato e Matheus Stumpf, mais Marcelo Giacomello. Os campeões brasileiros de Endurance estão apenas em 3º no Gaúcho.

Na GT1, a batalha segue aberta entre Paulo Rutzen e Vilson Verardi Jr., líderes com trinta pontos de vantagem para Ricardo Mendes. E na GT2, Arthur Caleffi/Cleiton Krause comandam a tabela num ano em que esta divisão teve poucos carros na pista.

A programação da última etapa do campeonato começa na sexta-feira, com a disputa de treinos livres cronometrados a partir de nove da manhã, durando todo o dia até cerca de 17h30. No sábado, haverá mais duas sessões de treinos livres a partir de 8h30, com a qualificação marcada para 10h30 pelo horário de Brasília. E o escriba estará em Tarumã acompanhando tudo a partir da sexta-feira. Não custa lembrar que a corrida será transmitida pelo canal do Endurance Brasil no YouTube, mas com link aqui no blog, é claro.

Comentários

  • Rodrigo, a largada para as 3 Horas de Tarumã foi antecipada para as 15:00 hs. Recebemos comunicado hoje. A pontuação que consta nas informações distribuidas para a imprensa não leva em conta os descartes. Considrendo eles, as disputas estão bem apertadas. Vai ser uma prova bem legal do ponto de vista da pontuação. Um olho na pista e outro na calculadora.