ELMS: Lapierre e DragonSpeed largam na frente em Portimão

21-dragonspeed-elms-portimao-free-1

RIO DE JANEIRO – Começaram os treinos livres para a última etapa do European Le Mans Series em Portugal, no Autódromo Internacional do Algarve. E a DragonSpeed, graças a Nicolas Lapierre, ficou no topo da folha de tempos ao fim da sexta-feira. O piloto francês fez o tempo de 1’34″182 para os 4,652 km do traçado que volta a receber a categoria após alguns anos, na decisão da temporada 2017.

Lapierre foi 0″240 mais rápido que o compatriota Nathanaël Berthon, com o carro da Panis-Barthez Competition, enquanto o russo Matevos Isaakyan ficou em terceiro a bordo do Dallara da SMP Racing. Os três foram os únicos dentro do mesmo segundo.

Com o carro dos líderes do campeonato (Léo Roussel e Memo Rojas Jr.), Ryo Hirakawa foi o quarto mais rápido, seguido pelo dinamarquês Anders Fjørdbach no Dallara da High Class Racing. A United Autosports não começou bem: Filipe Albuquerque fez 1’36″810 e foi apenas o nono colocado entre os 12 carros inscritos para Portimão.

Na divisão LMP3, Mikkel Mac Jensen foi o piloto mais rápido da sexta-feira no carro #9 da AT Racing. O nórdico marcou 1’40″758, quase oito décimos melhor que Antonin Borga com o Norma M30 da Duqueine Engineering. Noutro carro do construtor francês, o italiano Dario Capitanio foi o terceiro mais rápido.

Líder do campeonato em dupla com John Falb, Sean Rayhall foi o quinto mais veloz do treino com 1’42″093, bem à frente do #18 guiado por Antoine Jung na volta mais rápida da M.Racing-YMR nesta sexta-feira. Os pilotos da United Autosports têm 19 pontos de vantagem e só um desastre lhes tira o título.

E entre os Grã-Turismo, a Spirit of Race mostrou força e ficou com o melhor tempo do dia graças a Matt Griffin, cravando 1’43″760 com sua Ferrari, seis décimos melhor que o britânico Will Stevens, da JMW Motorsport. Euan Hankey foi o terceiro com o Aston Martin da TF Sport, que lidera a classificação de equipes e pilotos. Os italianos Andrea Bertolini e Matteo Cairoli completaram o top 5 do dia.

Neste sábado, às 9h50 locais (6h50 pelo horário de Brasília), os pilotos fazem mais um treino livre antes das sessões de classificação que definem o grid para domingo. O treino oficial começa às 14h40 locais (11h40 de Brasília). A corrida será a partir de 13h no Algarve, 10h da manhã de domingo aqui no Brasil – tudo com streaming ao vivo aqui no blog, tanto o treino de classificação quanto a última etapa do European Le Mans Series em 2017.

Comentários