GT Open: vitórias da Wessex e da Teo Martin – com Farfus – em Monza
RIO DE JANEIRO – O International GT Open voltou a um de seus palcos mais tradicionais para a disputa da 6ª rodada dupla da temporada 2017: a pista de Monza viu o desfile dos carros dos sonhos em duas boas corridas disputadas neste fim de semana – com direito a triunfo de brasileiro. Augusto Farfus espantou a zica de uma temporada abaixo do imaginado no DTM e ajudou a equipe Teo Martin Motorsport a faturar seu segundo 1-2 nesta categoria, restando apenas a etapa de Barcelona para conhecermos os campeões.
E a batalha promete: a dupla Fran Rueda/Victor Bouveng sai de Monza muito mais próxima do italiano Giovanni Venturini, que continua líder do campeonato. O representante da Imperiale Racing tem 97 pontos, mas a tripulação do #65 da Teo Martin está ali no cangote, somando 92 pontos e levando a decisão para a última.
Na primeira prova, Rob Bell largou da pole position com o McLaren 650S #22 da equipe do parceiro Shaun Balfe, mas quem roubou a dianteira foi outro britânico – Craig Dolby, com o Lamborghini R-EX da equipe Wessex/Nigel Mustill. Apesar de defasado, o carro #39 andou muito bem na Itália e Dolby continuou firme na liderança, seguido por por Marco Mapelli, Victor Bouveng, Rob Bell, Lourenço Beirão da Veiga e Dominik Farnbacher até a altura da 15ª volta, quando Mapelli mergulhou por dentro na freada da primeira chicane e levou o carro #63 da Imperiale à liderança.
Dolby parou na 17ª volta e o italiano, com a liderança embaixo do braço, postergou sua parada o quanto pode, entrando nos boxes na volta 23. No GT Open, cada dupla tem um tempo mínimo exigido (é o chamado handicap) para cumprir seu pit stop, num cálculo determinado pelo desempenho nas provas anteriores. E apesar de todo o esforço de Mapelli para colocar seu carro na dianteira e ajudar o parceiro Giovanni Venturini, quando o ciclo de paradas terminou a liderança já havia voltado para o carro #39, então já conduzido por Seb Morris.
A Venturini, coube superar o McLaren de Shaun Balfe na curva de Lesmo e recuperar pelo menos a 2ª posição. Atrás deles, Augusto Farfus, já no lugar de Lourenço Beirão da Veiga, vinha em 6º após superar o carro #23 de Alex Fontana, quando algo se quebrou na parte traseira da BMW #51, obrigando o brasileiro a desistir.
Até o final, as únicas movimentações de vulto aconteceram no pelotão intermediário, onde Côme Ledogar recuperou algumas posições para chegar em sexto. Raffaele Gianmaria conseguiu a ultrapassagem sobre o companheiro de equipe Fontana e minimizou o prejuízo do companheiro de equipe Thomas Biagi, para terminar na sétima colocação.
Morris cruzou tranquilo ao fim de 38 voltas, com 1″785 de vantagem para Venturini, seguido pelo McLaren de Bell/Balfe, que venceu na classe Pro-Am. Marcelo Hahn/Alan Hellmeister fizeram uma corrida regular e terminaram no 16º posto final – oitavo na sua categoria. Márcio Basso/Nonô Figueiredo salvaram o pódio na classe Am e fecharam a disputa em décimo-nono na geral.
A corrida deste domingo começou com um carro a menos – aliás, o grid já estava desfalcado da Ferrari da Kaspersky Motorsport, irrecuperável após um acidente com Alex Moiseev no treino classificatório de sábado: o Lexus #55 dos irmãos Mario e Dominik Farnbacher, com danos extensos após um contato com a Mercedes guiada pelo suíço Mauro Calamia, não alinhou para a etapa, que teve assim 23 bólidos e a pole position conquistada pelo brasileiro Augusto Farfus.
O piloto da BMW #51 manteve o primeiro lugar sob absoluto controle durante todo o seu turno de pilotagem, com o francês Côme Ledogar a uma distância, digamos, controlável. Fran Rueda vinha em 3º com a outra BMW da Teo Martin, seguido pelo dinamarquês Mikkel Mac Jensen na Ferrari da Spirit of Race. Seb Morris e Albert Costa completavam os seis primeiros.
A janela de paradas foi aberta na 13ª volta, mas Farfus fez seu pit apenas na décima-sexta, cedendo o volante a Lourenço Beirão da Veiga. Ledogar pegou a ponta e só pararia na 18ª passagem, entregando o comando da McLaren da Garage 59 para Alexander West. Com um handicap cinco segundos maior que os adversários, a dupla não conseguiu superar Farfus/Beirão da Veiga na parada de box e o português voltou à liderança quando a janela foi encerrada. Nessa altura do campeonato, a Mercedes de Márcio Basso/Nonô Figueiredo abandonou após um pneu furado e danos na seção dianteira de sua Mercedes-AMG GT3.
A dobradinha da Teo Martin tomou forma na 21ª volta, quando o sueco Victor Bouveng superou o compatriota Alexander West e assumiu o segundo lugar. Depois, o nórdico perderia diversas posições, primeiro para Miguel Ramos e depois para Craig Dolby e Philip Frommenwiler. Pelo menos, a dupla West/Ledogar venceu a prova #2 na classe Pro-Am em dobradinha com Michael Benham/Duncan Tappy.
Nas últimas passagens, a atenção ficou voltada à batalha pelo 3º lugar, vencida pelo português Miguel Ramos contra Craig Dolby. Lourenço Beirão da Veiga seguiu firme na ponta e dessa vez, a vitória foi mais tranquila que a do Lambo na véspera: a BMW vitoriosa cruzou com pouco mais de seis segundos de vantagem para Victor Bouveng.
Na classe Am, só dois carros terminaram a prova, já que além da Mercedes de Nonô/Basso, o carro de Martin Konrad/Alexander Hrachowina foi danificado num acidente logo na primeira volta que eliminou outros dois competidores da disputa. Os portugueses Luis Silva/Antônio Coimbra venceram, seguidos por Fu Songyang/Gabriele Lancieri.
Rodrigo,
Parece que o teu comentário deu sorte: até que enfim uma boa performance do Farfus !!!
Gostei, muito bom!