Para quem não viu: DTM, etapa de Hockenheim

RIO DE JANEIRO – Está encerrada a temporada 2017 do DTM – com um novo campeão: o alemão René Rast, de 30 anos, levou o título da competição no último fim de semana, na rodada final realizada em Hockenheim. A decisão ficou mesmo para a última corrida do ano e havia três pilotos na briga. Além do próprio Rast, o sueco Mattias Ëkström e o britânico Jamie Green, todos da Audi, brigavam pelo cetro.

O triunfo de Green no sábado aumentou a expectativa pela prova final, ganha pelo antigo campeão da categoria Marco Wittmann, da BMW. O 2º posto deu o título a Rast por três pontos de vantagem, já que Ëkström, que vinha líder com 13 de avanço para Rast e nove para Green, chegou apenas na nona colocação na etapa final. Para Jamie, a quinta colocação não foi bastante para reverter a situação a seu favor.

Na verdade, até o quarto colocado na classificação final, o alemão Mike Rockenfeller, outro que já se consagrou campeão do DTM, também tinha chances – ainda que retóricas. O piloto acabou 12 pontos apenas atrás de Rast, enquanto o melhor não-Audi foi Wittmann em quinto, seguido por Lucas Auer, sobrinho de Gerhard Berger, hoje presidente do ITR, que organiza o campeonato. Augusto Farfus, da BMW, teve neste ano o seu pior desempenho desde que entrou na categoria. Foi apenas o 16º colocado na classificação, com somente 35 pontos.

O fim de semana em Hockenheim teve também uma demonstração de carros do Super GT. Foram importados do Japão um Lexus e um Nissan, guiados por Heikki Kövalainen e Ronnie Quintarelli, respectivamente. Sobre o futuro da categoria, pouco se sabe, exceto que pode existir uma parceria entre o ITR e a GTA, unificando o regulamento entre Super GT e DTM, o que garantiria a sobrevivência do certame europeu.

O próximo ano será o último da Mercedes-Benz antes da entrada na Fórmula E e pelo menos um piloto está fora em 2018: Robert Wickens assinou com a Schmidt Peterson Motosports e dividirá a equipe com o compatriota James Hinchcliffe na Fórmula Indy.

Confira os vídeos com os dois treinos e as duas provas do DTM no último fim de semana.

Comentários