MENU

6 de outubro de 2017 - 19:33IMSA Weather Tech SportsCar Championship

Petit Le Mans: pole histórica para a Penske e Castroneves

DSC_9658

Euforia na reestreia em protótipos: a Penske e Hélio Castroneves conquistam a pole para a Petit Le Mans nesta sexta-feira (Foto: José Mário Dias)

RIO DE JANEIRO - Oito anos após suas últimas aparições em provas de longa duração, a Penske regressa em grande estilo ao Endurance. E com sabor brasileiro na primeira fila: Hélio Castroneves guiou muito em Road Atlanta nesta terça-feira e conquistou a pole position para o carro #6 de uma das mais tradicionais equipes dos EUA.

Hélio respondeu aos críticos com uma performance soberba na qualificação, superando dois velocíssimos pilotos – Pipo Derani e Brendon Hartley, ambos com os Nissan DPi da Tequila Patrón ESM. O experiente piloto de 42 anos fez sucessivas voltas rápidas e na última, monstruosa, estabeleceu 1’11″314, pondo um ponto final na briga pela posição de honra. Derani ficou em segundo, a 0″161 do compatriota e Hartley foi o terceiro a 0″185 de Castroneves.

Mathias Beche colocou outro Oreca Gibson LMP2 na linha de frente – foi o quarto com o #13 da Rebellion Racing, seguido por Renger Van der Zande e Olivier Pla, ambos em protótipos Ligier JS P217. A surpresa negativa do dia ficou por conta dos Cadillac DPi-V.R, que ficaram devendo em relação aos outros treinos de classificação neste ano. Sempre muito rápido em ritmo de qualificação, Ricky Taylor foi apenas o sétimo. Os dois carros da Action Express dividem a quinta fila, com Christian Fittipaldi apenas na nona colocação, com a marca de 1″12″393, pouco mais de um segundo acima da pole.

No derradeiro treino da classe Prototype Challenge, que se despede – finalmente – das pistas, James French foi mais uma vez insuperável com o #38 da Performance Tech Motorsports. No pequeno plantel de três carros, o piloto já campeão da temporada 2017 junto ao mexicano Pato O’Ward fez 1’16″069, enfiando mais de um segundo no 2º colocado da categoria, Garry Grist. Don Yount foi o terceiro colocado.

vilander1

Toni Vilander festeja a pole da GTLM numa classificação tremendamente equilibrada, em que seis carros ficaram dentro de dois décimos de segundo (Foto: Brian Cleary/BCPix.com)

A classe GTLM teve o equilíbrio de sempre entre os nove carros presentes. Basta só dizer que os seis primeiros colocados ficaram separados por meros 0″163 e o plantel inteiro ficou a 0″766 somente. E o finlandês Toni Vilander foi o mais rápido com a Ferrari #62 da Risi Competizione, marcando 1’17″660, contra 1’17″705 do britânico Richard Westbrook, da Ford.

Antonio Garcia, que pode ser campeão neste sábado em dupla com Jan Magnussen a bordo do Corvette C7-R #3 que eles partilharão com Mike Rockenfeller, ficou com a terceira posição no grid da categoria. Joey Hand foi o quarto no segundo Ford e Bill Auberlen, da BMW, completou o pelotão dos cinco mais rápidos. Em relação às demais marcas, a Porsche ficou devendo um pouquinho em ritmo de qualificação, ficando nas últimas duas posições. Mas numa prova de 10 horas de duração, tudo pode acontecer…

DSC_8348

O Fox Sports 2 transmite AO VIVO a Petit Le Mans neste sábado, a partir de 11h30 de Brasília (Foto: José Mário Dias)

E na GTD, outro show de equilíbrio e diversidade de marcas lutando nas primeiras posições. Treze dos 17 carros ficaram dentro do mesmo segundo, com seis marcas diferentes nas seis primeiras posições. Tal como na principal divisão de Grã-Turismo, deu Ferrari: o italiano Matteo Cressoni, parceiro dos atuais campeões (em busca do bi) Christina Nielsen e Alessandro Balzan, fez a pole position na categoria com o tempo de 1’20″661, superando Andy Lally por 0″078.

Jack Hawksworth classificou um dos Lexus da 3GT Racing com a terceira posição da classe, seguido pelo Audi do sul-africano Sheldon Van der Linde, por Jesse Krohn na BMW da Turner Motorsport e por Michael Christensen no Porsche da Alegra Motorsports. Oswaldo Negri fez o tempo de 1’20″998, a apenas 0″337 da pole, mostrando que a Michael Shank Racing aproveitou e muito bem todos os treinos livres para preparar seu Acura para o ritmo de corrida.

O Fox Sports 2 transmite AO VIVO a 20ª edição da Petit Le Mans neste sábado a partir de 11h30, com largada às 12h05. Narração de Thiago Alves e comentários de Rodrigo Mattar.

2 comentários

  1. Gustavo disse:

    Sensacional,o Mito Derani(não escrevi errado) superou o Hartley que possivelmente será campeão da lmp1 esse ano com carros iguais não sei o que a fia Espera para classificar o Pipo Derani como piloto Platina e grande pole do Castroneves esses protótipos saem muito de frente do jeito que ele gosta.E para terminar se a corrida da Xfinity de amanhã for adiada por causa da alta chance de chuva para Charllote amanhã ,o fox transmitirá a Petit Le Mans na Íntegra ?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>