MENU

6 de outubro de 2017 - 15:15IMSA Weather Tech SportsCar Championship

Petit Le Mans, treino livre #4: outra vez Penske, desta vez com Castroneves

imsa_29349433

Mais uma vez na frente: o Oreca da Penske liderou dois treinos livres em Road Atlanta e desta vez o mais rápido foi Hélio Castroneves (Foto: Rick Dole/IMSA)

RIO DE JANEIRO - Em quatro sessões livres, duas vezes a Penske ficou com o melhor tempo na preparação para a 20ª Petit Le Mans, neste sábado em Road Atlanta. Desta vez, o melhor tempo – e também a melhor volta do fim de semana até agora – ficou com o brasileiro Hélio Castroneves, em sua volta ao Endurance.

No finalzinho do treino, o piloto fez o tempo de 1’11″968 e bateu em 0″023 a marca do neozelandês Brendon Hartley, que até então era a melhor do treino e do fim de semana. Muita gente diz que é porque o Oreca 07 Gibson LMP2 é o carro “dominante” no FIA World Endurance Championship que a Penske está andando bem. Mas cabe a observação: a Oreca não tem concorrência no WEC. Todos os protótipos da categoria são do ateliê francês.

Voltando ao resultado de hoje, Pipo Derani foi o 3º mais rápido, muito próximo do tempo de Hartley, seguido pelo #90 da Visit Florida guiado por Renger Van der Zande e pelo Cadillac DPi-V.R dos irmãos Taylor. Christian Fittipaldi fez o sétimo tempo – 1’12″791. E na PC, novamente a Performance Tech ficou à frente com James French superando os adversários por mais de meio segundo. O piloto marcou 1’16″199, 11º lugar na geral.

Entre os GTLM, o finlandês Toni Vilander cravou a melhor marca do quarto treino livre com a Ferrari #62 da Risi Competizione. Com 1’17″497, o finlandês suplantou por apenas vinte milésimos de segundo o espanhol Antonio Garcia, da Corvette.

Martin Tomczyk, da BMW, estabeleceu o terceiro tempo, seguido pelo outro Vette guiado por Tommy Milner. Joey Hand foi o quinto mais rápido no Ford da Ganassi e o melhor Porsche foi sétimo, com Gianmaria Bruni.

Na GTD, melhor tempo para a Montaplast by Land Motorsport: Connor De Philippi fez 1’20″175 com seu Audi R8 LMS e superou por 0″065 o tempo do italiano Matteo Cressoni, parceiro de Christina Nielsen e Alessandro Balzan na Ferrari 488 GT3 da Scuderia Corsa. Seis carros diferentes figuraram nas seis primeiras colocações, com o Lexus #14 de Sage Karam em terceiro, o Acura de Andy Lally em quarto, o Lamborghini de Bryan Sellers em quinto e a BMW em sexto com Jesse Krohn.

O #86 do brasileiro Oswaldo Negri ficou em 13º no último treino livre – 1’21″082, tempo obtido por Jeff Segal.

Ainda hoje, os pilotos voltam à pista a partir de 17h20 de Brasília para a definição do grid, com transmissão ao vivo por streaming no site oficial da IMSA. O Fox Sports 2 transmite AO VIVO neste sábado a partir de 11h30 a 20ª edição da Petit Le Mans, com narração de Thiago Alves e comentários de Rodrigo Mattar. A primeira parte é até mais ou menos 16h, quando entra no ar a Nascar Xfinity Series em Charlotte. Após esta corrida, voltamos com a reta final da última etapa do IMSA Weather Tech SportsCar Championship.

4 comentários

  1. JJ disse:

    IMSA, plano de aposentadoria para pilotos. Boa sorte ao Helinho na fila do INSS

  2. Luiz Marcondes disse:

    Muitos brasileiros só começaram a se interessar por automobilismo por causa das vitórias do Senna. E pensam que só importa a F1, hoje uma categoria chata, previsível, na qual estratégia de box, trocar pneu rápido, etc, contam mais do que habilidade do piloto, arrojo, e até a qualidade da máquina. Isso quando uma marca não predomina amplamente, como já aconteceu com a Ferrari há alguns anos e agora com a Mercedes. Outras categorias, entre elas a Le Mans e a própria Indy podem ser bem mais interessantes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>