WEC: é a vez das 6 Horas de Fuji

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RIO DE JANEIRO – Madrugada veloz com o FIA World Endurance Championship, o Campeonato Mundial de Endurance: neste domingo, lá no Japão, será disputada a 7ª etapa da temporada 2017 no tradicional circuito Fuji Speedway, de 4,563 km de extensão e 16 curvas, com uma longa reta de mais de um quilômetro de extensão, ao sopé da montanha de mesmo nome. O palco da histórica decisão do Campeonato Mundial de Fórmula 1 em 1976 está pronto para receber os 26 carros confirmados na prova, que pode ser decisiva principalmente para a Porsche.

Lista de inscritos para as 6h de Fuji AQUI

De saída do WEC, a marca germânica pode emplacar o tricampeonato de construtores na principal divisão de Protótipos – que ainda pode ser desfalcada da Toyota em 2018/19. Os japoneses, por enquanto, não confirmaram os planos para o próximo ano. E inclusive isto pode influenciar de diversas formas à Oreca, parceira tecnológica da Toyota, em pôr na pista o seu LMP1 – de acordo com o que disse Hughes de Chaunac, existem boas possibilidades de se comercializar o que seria o novo bólido, o Oreca 09. Mas por enquanto, nada está decidido de ambos os lados e então os planos estão em standby.

Mas não pensem que só a disputa entre os construtores pode se resolver: Brendon Hartley/Earl Bamber/Timo Bernhard lideram com 51 pontos de vantagem para Kazuki Nakajima e Sébastien Buemi. Basta que terminem a disputa com um ponto a mais que os adversários (a julgar pelo que temos visto, não será difícil) e o título vem com boa antecedência. À Toyota, resta a missão de vencer em casa tal como no ano passado. E o carro #8, que teve Stéphane Sarrazin em Austin, verá o retorno de Anthony Davidson, afastado nos EUA por problemas particulares.

Na classe LMP2, dos brasileiros Nelsinho Piquet, Bruno Senna e André Negrão – que serão os representantes do país na prova nipônica – a trinca Ho-Pin Tung/Thomas Laurent/Oliver Jarvis vem com 20 pontos de vantagem para Senna e o francês Julien Canal na briga pelo título do FIA Endurance Drivers Trophy. André Negrão vem motivado pela vitória em Austin com a Signatech-Alpine e Nelsinho, que trabalhava com a Jaguar nos testes de pré-temporada da Fórmula E nos últimos dias, está igualmente contente após conseguir o melhor resultado no ano – foi 2º colocado em Austin junto a Mathias Beche e David Heinemeier-Hänsson.

Novidade do fim de semana é a presença de James Rossiter: o experiente piloto britânico, que há muito tempo milita no automobilismo local e disputou algumas corridas do WEC neste ano pela ByKolles Racing, foi convidado por seu conhecimento da pista para substituir o compatriota Alex Lynn, que assim se ausenta pela segunda vez do cockpit do carro #26 na temporada – a primeira foi por ocasião do choque de datas entre o WEC na Alemanha e a Fórmula E em Nova York.

A LMGTE-PRO terá todos os oito inscritos em condições iguais, já que a Aston Martin optou por não convocar o brasileiro Daniel Serra para esta corrida. O líder da Stock Car tinha um contrato de três provas e fechou uma extensão de mais três, que se encerrou nos EUA. Bom para o piloto, que agora pode se concentrar na briga pelo título do campeonato brasileiro contra Thiago Camilo e Felipe Fraga. As portas seguem abertas para 2018, já que uma vitória como a que se conquistou em Le Mans não pode ser desprezada por ninguém.

Quanto à disputa pela liderança, muito equilíbrio: Harry Tincknell e Andy Priaulx, da Ford, chegam a Fuji com 102 pontos, seis a mais que Fred Makowiecki e Richard Lietz, da Porsche. Davide Rigon é o terceiro colocado (sozinho), com 95,5 pontos – meio pontinho apenas à frente do compatriota Ale Pier Guidi, do papai James Calado e do “passarinho” Sam Bird. A luta é ferrenha! E correndo por fora, com 81, estão os atuais campeões mundiais Nicki Thiim e Marco Sørensen.

Entre os construtores, a vantagem da Ferrari é mais confortável: são 40 pontos de frente para Ford e Aston Martin, que vêm numa batalha ponto a ponto pelo segundo lugar. A Porsche está em quarto, com 157 – a despeito da boa campanha de Lietz/Makowiecki no Mundial de Pilotos.

E na subclasse LMGTE-AM, de diferente mesmo em Fuji só o visual do carro #77 da Dempsey Racing-Proton. O azul tradicional do time será substituído por aplicações de rosa em alusão ao “Outubro Rosa”, campanha de prevenção ao câncer de mama. Pra dizer que não há outra novidade, o britânico Michael Wainwright estará ausente na equipe Gulf Racing UK por motivos de foro pessoal e será substituído por Mike Hedlund, piloto dos EUA.

No mais, com a vitória em Austin, Mathias Lauda/Pedro Lamy/Paul Dalla Lana vêm ao Japão com quatro pontos de avanço (130 a 126) exatamente para o trio da Dempsey Racing-Proton formado por Marvin Dienst/Christian Ried/Matteo Cairoli. Correndo na Ásia pela primeira vez desde que ingressou no WEC, a Clearwater Racing tem sua trinca formada por Keita Sawa/Matt Griffin/Mok Weng Sun vindo por fora na batalha pelo título, já que somam 116 pontos.

A programação de sexta-feira no Japão (lembrando que o país está 12h à frente), começa para nós nesta noite de quinta com o primeiro treino livre às 23h30. A segunda sessão é às 3h30 da madrugada. O terceiro treino livre larga 22h30 de sexta-feira e a qualificação será na madrugada de sexta para sábado, a partir de 2h30 – com transmissão ao vivo no site do WEC, apenas para quem assina o pacote de live streaming.

A disputa das 6h de Fuji começa 23h de sábado pelo horário de Brasília – lembrando que a partir da meia-noite os relógios serão adiantados em uma hora no Distrito Federal e nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste. A corrida pode acontecer com… chuva. E o mau tempo é muito comum naquela região montanhosa.

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