Pista raiz

AUT TARUMA
Tarumã, um Autódromo com A maiúsculo: 47 anos de maravilhosas histórias do esporte a motor do Rio Grande do Sul e do Brasil

RIO DE JANEIRO (Parabéns, gauchada!) – Dia histórico para o automobilismo gaúcho e brasileiro: há 47 anos, no dia 8 de novembro de 1970, o Rio Grande do Sul ganhava seu primeiro circuito. O Autódromo de Tarumã, concebido na região de Viamão, na Grande Porto Alegre, surgiu na necessidade de se substituir dois dos maiores lendários circuitos de rua do país – Pedra Redonda e Vila Nova Cavalhada. Sem saber, mas hoje sabendo, que se tornaria um dos templos do esporte a motor do país em qualquer tempo.

Creiam, amigos leitores – e inclusive tenho vários daquela região, que me trata com tanto carinho que já me considero um gaúcho adotado: Tarumã não é para os fracos. Circuito raiz, em que a gente respira o esporte na mais pura essência, como tem que ser. Não é à toa que em matéria de automobilismo de consumo interno eles hoje têm muito mais a mostrar do que a maioria dos estados da federação.

Também pudera: depois de Tarumã, surgiram Guaporé em 1976, Santa Cruz do Sul no comecinho dos anos 2000 e, mais recentemente, o Velopark. O mais latente exemplo de competência e sucesso que tenho visto e defendido é o Endurance. O que eles fizeram pela modalidade nos últimos tempos foi um negócio tão bom que o regulamento dos caras foi a base do Campeonato Brasileiro que se encerrou há alguns dias atrás. Receita de sucesso, pura e simples.

E, por favor, não me venham com chicanes para sentir o que é a emoção de andar naquela pista (eu senti e é do caralho!). O traçado de 3,039 km tem que ser respeitado: curvas 1, 2 e 3. A fortíssima freada do Laço, um soco nas costas. Tala Larga, de duas tomadas, técnica pra burro. Curvas oito e nove, que só os que têm aquilo roxo fazem já enfiando o pé para descer a reta pra completar uma volta.

Glória eterna àqueles que deixaram marcados seus nomes na história do circuito. Principalmente os primeiros vitoriosos, há 47 anos: Décio Michel, Fernando Esbroglio, Milton Oliveira, Pedro Victor de Lamare, Carlos Cirintana e Jayme Silva.

Parabéns, Tarumã!

Comentários