IMSA: mais uma equipe confirmada na Prototype

Ligier-Mathiasen
Croqui do que será o Ligier JS P217 da AFS/PR1 Mathiasen, que alinha em 2018 na classe Prototype com uma equipe só de colombianos. Imaginem só a temporada com Gustavo Yacamán e Sebastián Saavedra…

RIO DE JANEIRO – Nesta terça-feira, aqui mesmo na América do Sul, foi anunciada uma ‘nova’ equipe para a temporada 2018 do IMSA Weather Tech SportsCar Championship, pondo fim à indefinição que cercava o futuro da PR1 Mathiasen Motorsports.

Quando escrevo ‘nova’ entre aspas é que a equipe de Ray Mathiasen está associada agora à Automatic Fire Sprinklers (AFS), que por várias oportunidades disputou a Indy Lights e as 500 Milhas de Indianápolis. A escuderia passar-se-á a ser denominada AFS/PR1 Mathiasen e terá dois chefes de equipe: Doug Peterson e Bobby Oergel vão dividir a responsabilidade de tocar a estrutura.

O carro será o mesmo Ligier JS P217 usado neste ano, com a diferença que o chassi usado em Road Atlanta foi inteiramente destruído, devendo ser substituído por um monocoque “zero bala”. E a AFS/PR1 Mathiasen que se prepare, porque no que depender dos dois pilotos escolhidos, vão dar trabalho – ou prejuízo.

Ambos contratados são colombianos – daí o fato da equipe ter sido anunciada em território sul-americano – e conhecidos de quem acompanha a Indy e as provas de Endurance. Sebastián Saavedra, de 27 anos, seis largadas na Indy 500 chegando duas vezes em 15º lugar, terá a companhia de Gustavo Yacamán, um ano mais jovem e que já esteve na IMSA em 2014 pela OAK Racing e também ano passado, em atuações esporádicas a bordo dos carros da defunta Prototype Challenge. Ele também esteve no WEC e nas 24h de Le Mans em 2015, na G-Drive Racing, tendo inclusive como companheiro de pilotagem o brasileiro Pipo Derani.

Para a disputa das quatro provas do Tequila Patrón North American Endurance Cup (NAEC) não há ainda piloto definido, tampouco um quarto nome para as 24h de Daytona. Além da associação com a AFS e a definição dos titulares, a equipe terá Toni Calderon, antigo Team Manager da extinta equipe RGR da classe LMP2 no WEC, como seu diretor comercial e esportivo.

Comentários