ROAR: 50 carros na pré-temporada em Daytona

RIO DE JANEIRO – Um plantel para ninguém botar defeito: a IMSA divulgou hoje a lista de entradas para o ROAR Before The Rolex 24, que abrem oficialmente os trabalhos para a temporada 2018, oficialmente iniciada no fim de janeiro com a disputa das 24 Horas de Daytona. Serão 50 carros treinando entre os dias 5 e 7 do início do ano, com vistas à primeira prova do campeonato – com direito a um qualifying para a definição das posições dos pits durante a primeira prova do Weather Tech SportsCar Championship.

Do total de meia centena de veículos, 20 são protótipos e os demais 30 bólidos são Grã-Turismo, divididos nas categorias GTLM e GTD. Na Prototype, meio a meio entre os Daytona Prototype International (DPi) e os LMP2, uma vez que a D3+ Transformers, anunciada no fim do último campeonato com um Ligier JS P217, não comparece para os testes.

Como já é de conhecimento geral, a temporada terá um atrativo extra com a chegada da Penske representando a Acura e da Joest Racing, dando suporte à Mazda. O plantel de inscritos ainda tem algumas pendências, como as formações da United Autosports em seus dois Ligier JS P217 e também a ausência do brasileiro Felipe Nasr no carro #31 da Whelen Engineering/Action Express.

Mas há definições e aquisições: a Tequila Patrón ESM confirmou onde andarão seus pilotos franceses, com Olivier Pla no carro #2 e Nico Lapíerre no #22 que tem o brasileiro Pipo Derani. A AFS/PR1 Mathiasen leva Nick Boulle para andar no #52 e a Performance Tech confirmou apenas James French e Kyle Masson no #38.

Austin Cindric e Gustavo Menezes constam do lineup da JDC-Miller Motorsports, com o filho de brasileiros inscrito no carro #99, o “Red Dragon”. A Jackie Chan DC Racing tem a tripulação do #37 completinha, mas o carro #78 tem apenas os nomes de Alex Brundle e do sino-holandês Ho-Pin Tung.

Na GTLM, nenhuma surpresa, com a Risi Competizione confirmando presença – até o momento apenas com Alessandro Pier Guidi para andar no carro #62 do time de Houston. O brasileiro Augusto Farfus vai compor a tripulação do carro #24 da BMW, com a nova M8 GTE à disposição da equipe de Bobby Rahal. Será o carro da dupla Jesse Krohn/John Edwards, mais Nicky Catsburg completando a equipe. No #25, vão Philipp Eng e Bill Auberlen junto aos titulares Connor De Philippi/Alexander Sims.

A GTD terá o maior plantel – mas são menos carros que em 2017. Algumas equipes aguardadas não vão a Daytona, como a vencedora deste ano – a Alegra Motorsports. Também não foi concretizada a participação da Wayne Taylor Racing, em parceria com a Prestige Performance e outras escuderias não têm interesse no campeonato e/ou na corrida. A Change Racing não deve mesmo disputar o campeonato em 2018 e vale lembrar que a Stevenson Motorsports e a Alex Job Racing encerraram suas atividades.

Mas há – boas – novidades. A equipe austríaca GRT Grässer vai para Daytona com dois Lamborghini Huracán e a Montaplast by Land Motorsport, que tem planos de disputar a temporada completa, garantiu um Audi. A Magnus Racing, após um ano de ausência – estava no Pirelli World Challenge – volta ao campeonato e traz Andrew Davis e Markus Winkelhock para a Flórida.

Outra boa notícia é a participação da Risi Competizione – pelo menos na prova inaugural – também na GTD com uma Ferrari, além da chegada da P1 Motorsports, equipe egressa do IMSA Prototype Challenge, à divisão principal da série com uma Mercedes-AMG GT3 – por enquanto, apenas para as provas do Tequila Patrón North American Endurance Cup.

A Manthey Racing retorna com um Porsche que terá como pilotos principais os ótimos Sven Muller e Matteo Cairoli, enquanto a Spirit of Race alinha uma Ferrari para o trio campeão mundial de Endurance na LMGTE-AM, acrescido do campeão brasileiro de Stock Car e vencedor das 24 Horas de Le Mans na LMGTE-PRO, Daniel Serra.

A lista de inscritos do Roar Before The Rolex 24 está aqui

Comentários