Silly Season – IMSA 2018, classe GTLM (atualizado)

RIO DE JANEIRO – A temporada 2018 do IMSA Weather Tech SportsCar Championship se aproxima e no comecinho de janeiro, haverá o ROAR Before The Rolex 24, antes da abertura oficial, lá mesmo na Flórida com a disputa das 24h de Daytona.

As equipes da divisão GTLM fazem os últimos ajustes antes de um campeonato que promete tantas emoções e equilíbrio quanto vimos neste ano. A única novidade – por enquanto – é a chegada do novo carro da BMW, o mesmo que será visto no FIA WEC e nas 24h de Le Mans. Uma pena que não haja previsão de um incremento de participantes num futuro próximo.

Acompanhe a situação atualizada da categoria.

2017 WeatherTech Sportscar Championship Roar Daytona Testing
Além do acerto com os pilotos titulares, a Corvette Racing recrutou mais uma vez o alemão Mike Rockenfeller e o suíço Marcel Fässler para três corridas

CORVETTE RACING
Chevrolet Corvette C7.R
Motor Corvette LT5.5 5,5 litros V8

Pilotos:

#3 Jan Magnussen/Antonio Garcia
#4 Oliver Gavin/Tommy Milner
Marcel Fässler e Mike Rockenfeller em Daytona, Sebring e Road Atlanta

A próxima temporada pode ser a última do modelo C7.R da Corvette nas pistas, já que está nos planos a substituição do atual bólido por um carro novo – que segundo consta está em desenvolvimento. O lineup de pilotos fica por enquanto imutável, com Oliver Gavin/Tommy Milner num dos carros e Antonio Garcia formando a dupla campeã de 2017 com Jan Magnussen. Para as provas de Endurance, Mike Rockenfeller e Marcel Fässler voltam a bordo em pelo menos três etapas – Daytona, Sebring e Road Atlanta.

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#Mission8: a nova BMW M8 GTE, ainda sem pintura, treinou em Daytona e a equipe de Bobby Rahal terá rostos novos a bordo

BMW TEAM RLL 
BMW M8 GTE
Motor: BMW S63 4 litros V8 Biturbo

Pilotos:

Alexander Sims, Connor de Philippi, Jesse Krohn e John Edwards (duplas a definir)
Bill Auberlen no NAEC
Augusto Farfus, Nicky Catsburg e Martin Tomczyk em eventos de Endurance

O ano de 2018 marca uma década de parceria entre o construtor de Munique e a equipe de Bobby Rahal, que parte para o quarto modelo diferente da casa bávara na IMSA. Desta vez, o time receberá a novíssima M8 GTE e com ela fará a temporada completa. A formação de pilotos apresenta várias novidades, começando com Bill Auberlen disputando menos corridas pela marca da Baviera. Kuno Wittmer, que colaborou nas provas longas neste ano, também está fora e Martin Tomczyk ruma para o WEC. Sangue novo: Connor de Philippi é o novo contratado da marca e o finlandês Jesse Krohn assume um lugar como titular. O brasileiro Augusto Farfus vai colaborar em algumas provas.

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Azul e vermelho mais vivos na decoração: as únicas novidades do Ford GT EcoBoost em 2018

FORD CHIP GANASSI RACING
Ford GT EcoBoost
Motor: Ford EcoBoost 3,5 litros V6 Turbo

Pilotos:

#66 Joey Hand/Dirk Müller/Sébastien Bourdais (NAEC)
#67 Ryan Briscoe/Richard Westbrook/Scott Dixon (NAEC)

Nenhuma mudança na Ford Chip Ganassi Racing. A equipe permanece com Ryan Briscoe, Richard Westbrook, Dirk Müller e Joey Hand para o próximo ano. Scott Dixon e Sébastien Bourdais regressarão para colaborar exclusivamente nas provas longas. E o brasileiro Tony Kanaan, que substituiu o francês em Le Mans (e fez Daytona também), está descartado porque defenderá a Foyt na Indy. Novidade mesmo só no visual: o azul e o vermelho que decoram o bólido da equipe de Indiana estão mais vivos.

Uma inscrição adicional de um ou até dois carros para Daytona e Sebring está definitivamente fora de questão desta vez.

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A Porsche conta com dois campeões de Le Mans – Nick Tandy e Earl Bamber – na sua formação para 2018 na IMSA

PORSCHE GT TEAM 
Porsche 911 RSR
Motor: Porsche 4 litros Flat 6

Pilotos:

#911 Patrick Pilet/Nick Tandy/Fred Makowiecki (NAEC)
#912 Earl Bamber/Laurens Vanthoor/Gianmaria Bruni (NAEC)

A turma de Weissach segue na IMSA para a segunda temporada do seu Porsche com motor central-traseiro, mais uma vez com o suporte da CORE Autosport – e com novidades. Gianmaria Bruni rumou para o WEC, enquanto Earl Bamber e Nick Tandy, refugiados do extinto programa da marca na classe LMP1, fizeram o sentido inverso e rumam para os EUA. Fred Makowiecki, que competiu a temporada completa em 2017, vai disputar apenas as etapas longas do campeonato. Uma inscrição suplementar para as 24h de Daytona está descartada pelo chefe do programa Porsche de Grã-Turismo, Dr. Frank-Steffen Walliser.

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A Risi Competizione treinou recentemente em Daytona com Toni Vilander e deve confirmar participação em 2018

RISI COMPETZIONE
Ferrari 488 GTE
Motor: Ferrari F154CB 3,9 litros V8 Turbo

Pilotos:

#62 a definir

A tradicional e simpática equipe de Houston, no Texas, deve seguir a bordo na IMSA com sua Ferrari 488 GTE vermelha – a despeito das dificuldades financeiras que fizeram a organização saltar algumas provas em 2017 – quatro, no total. Um programa full season para o próximo ano ainda está em curso e pode ser anunciado antes do fim deste ano. Toni Vilander ficaria e Giancarlo Fisichella chegou a ser cortejado pela rival BMW, mas pelo visto as negociações não avançaram.

Total:

8-9 carros full season

Comentários

  • Como nesta temporada não teremos mais os PC para atrapalhar, a tendência é que a GTLM tenha ainda mais destaque no grid…no geral, a equalização dos carros funcionou e praticamente todas as marcas venceram, ao menos, uma prova em 2017 (só a Rizi que não, acho…). Mais uma vez, pelo equilíbrio do conjunto equipamento/pilotos, vejo o trovão um pouquinho a frente dos demais, mas Porsche mostrou muita força e a Ford com Muller/Hand também são fortíssimos candidatos ao título da classe.