24h de Daytona 2018 – Quem é Quem, classe GTD

RIO DE JANEIRO – Após alguns dias imerso na poeira, o blog vira a chave e começa a respirar os ares do Endurance. Neste fim de semana – com transmissão do Fox Sports 2 – tem 24h de Daytona, prova de abertura do IMSA Weather Tech SportsCar Championship.

Por isso, começamos a apresentar os artistas do espetáculo. Pilotos e equipes que vão tomar parte dessa corrida inaugural da temporada 2018, começando com a divisão GTD.

A subclasse teve um grid mais fornido no ano passado em relação a esta edição da prova da Flórida. São seis carros a menos e muitas equipes ausentes. Mas se há ausências, existem retornos e estreias na série neste ano, o que torna a disputa sempre atrativa, bem como o confronto de marcas. São oito os construtores envolvidos.

A divisão continua sendo Pro-Am, ou seja, mesclando pilotos profissionais de graduações platina e ouro com pilotos bons e de graduação inferior, além dos totalmente amadores, qualificados na categoria bronze. Não estranhem alguns nomes terem mudado de patamar de um ano para o outro: além da falta de resultados, a idade também influencia.

E por falar em idade, as 24h de Daytona verão a despedida de um de seus maiores vencedores.

Vamos às equipes da classe:

GRÄSSER RACING TEAM
Sede: Knittelfeld, Áustria
Site oficial: http://www.grasser-racing.com/

Chefe de equipe: Göttfried Grässer
Engenheiro: Wim Everaerts

Carro: Lamborghini Huracán GT3
Motor: Lamborghini 5,2 litros V10
Peso mínimo: 1300 kg

imsa-roar-2018-daytona-finish-order-30
A Grässer fez o melhor tempo do ROAR na classe GTD, com o piloto suíço Rolf Ineichen

Fundada em 2011 pelo engenheiro Göttfried Grässer, a equipe Grässer Racing Team (GRT) vem participando ativamente de provas de Endurance nas últimas temporadas, especialmente nas séries Blancpain e 24h Series, esta última organizada pelos holandeses da Creventic. O time com sede em Knittelfeld, localidade a poucos quilômetros do circuito Red Bull Ring, na Áustria, disputa pela segunda vez em sua história as 24h de Daytona. O time também tem planos de disputar as 12h de Sebring.

imsa-roar-2018-daytona-finish-order-32
Christian Engelhart é o principal piloto do carro #19, que terá cinco pilotos se revezando na condução do Lamborghini Huracán

Assim como aconteceu na estreia, a equipe – embora dividida com a preparação para as 24h de Dubai – fez mais uma vez um belo trabalho. No ROAR, ficaram com o melhor tempo dos testes entre os 21 inscritos e ainda colocaram o segundo carro com a terceira marca. Entre as caras novas para 2018, estão o experiente francês Franck Perera e Rik Breukers, que no ano passado disputou as 24h de Le Mans com um protótipo LMP2. Os mais rápidos pilotos da equipe devem ser Mirko Bortolotti e Christian Engelhart. O time foi um dos que optou alinhar cinco pilotos num de seus bólidos – o máximo permitido na prova – para contrabalançar a presença de mais pilotos de graduação inferior.

Os pilotos do carro #11:

Rolf Ineichen (Suíça)
Graduação: Prata
Data de nascimento: 02/05/1978 (39 anos)
Twitter: não tem

Mirko Bortolotti (Itália)
Graduação: Platina
Data de nascimento: 10/01/1990 (28 anos)
Twitter: @M_Bortolotti

Franck Perera (França)
Graduação: Ouro
Data de nascimento: 21/03/1984 (33 anos)
Twitter: @franck_perera

Rik Breukers (Holanda)
Graduação: Prata
Data de nascimento: 14/05/1998 (19 anos)
Twitter: não tem

Os pilotos do carro #19:

Max Van Splunteren (Holanda)
Graduação: Prata
Data de nascimento: 29/01/1996 (21 anos)
Twitter: não tem

Ezequiel Pérez Companc (Argentina)
Graduação: Prata
Data de nascimento: 05/07/1994 (23 anos)
Twitter: não tem

Christian Engelhart (Alemanha)
Graduação: Ouro
Data de nascimento: 13/12/1986 (31 anos)
Twitter: @EngelhartChris

Christopher Lenz (Suíça)
Graduação: Bronze
Data de nascimento: não informado
Twitter: não tem

Louis Machiels (Bélgica)
Graduação: Bronze
Data de nascimento: 30/11/1970 (47 anos)
Twitter: não tem

3GT RACING
Sede: East Lansing, Michigan (EUA)
Site oficial: https://3gt-racing.com

Chefe de equipe: Paul Gentilozzi
Engenheiro: John Gentilozzi

Carro: Lexus RC-F GT3
Motor: Lexus 5 litros V8
Peso mínimo: 1340 kg

imsa-roar-2018-daytona-finish-order-37
O brasileiro Bruno Junqueira vai estar a bordo do carro #14 na prova de abertura da temporada 2018

Após uma temporada completa como equipe oficial da Lexus, por deferência da IMSA, agora a 3GT Racing terá que se virar sozinha e trabalhar no desenvolvimento dos seus dois Lexus RC-F ao longo do segundo ano da organização chefiada por Paul e John Gentilozzi. No primeiro ano, o piloto mais bem colocado foi Robert Alon (que deixou o time) com o 12º lugar na classificação final do campeonato de 2017. Além dele, Sage Karam também foi embora.

imsa-roar-2018-daytona-finish-order-40
Jack Hawksworth será o único titular a bordo em relação à última temporada, já que Robert Alon e Sage Karam não ficaram e Scott Pruett se retira das pistas após as 24h de Daytona

E com a opção de Scott Pruett em se aposentar justamente após a prova de Daytona, o único dos titulares que sobrou para 2018 foi o britânico Jack Hawksworth, que ganhou um novo parceiro – o dinamarquês David Heinemeier-Hänsson. No outro carro, uma dupla nova formada pelo veloz austríaco Dominik Baumann e pelo canadense Kyle Marcelli. Pelo menos em Daytona, o carro #14 terá a presença do brasileiro Bruno Junqueira, um velho conhecido dos Gentilozzi, para quem já guiou na IMSA e na extinta American Le Mans Series, além do suíço Phillip Frommenwiler, de ótima campanha com o carro do construtor japonês no International GT Open. Durante o ROAR Before The Rolex 24, os dois carros ficaram com o oitavo e o 11º lugares, respectivamente, na divisão.

Os pilotos do #14:

Dominik Baumann (Áustria)
Graduação: Ouro
Data de nascimento: 04/05/1992 (25 anos)
Twitter: não tem

Kyle Marcelli (Canadá)
Graduação: Prata
Data de nascimento: 23/02/1990 (27 anos)
Twitter: @KyleMarcelli

Bruno Junqueira (Brasil)
Graduação: Ouro
Data de nascimento: 04/11/1976 (41 anos)
Twitter: @BJUNQUEIRA

Philipp Frommewniler (Suíça)
Graduação: Prata
Data de nascimento: 27/08/1989 (28 anos)
Twitter: @PhFrommenwiler

Os pilotos do carro #15:

Jack Hawksworth (Grã-Bretanha)
Graduação: Ouro
Data de nascimento: 28/02/1991 (26 anos)
Twitter: @jackhawkrace

David Heinemeier-Hänsson (Dinamarca)
Graduação: Prata
Data de nascimento: 15/10/1979 (38 anos)
Twitter @dhh

Scott Pruett (EUA)
Graduação: Prata
Data de nascimento: 24/03/1960 (57 anos)
Twitter: @scottpruett01

Dominik Farnbacher (Alemanha)
Graduação: Ouro
Data de nascimento: 26/09/1984 (33 anos)
Twitter: @Dom_Farnbacher

MONTAPLAST BY LAND MOTORSPORT
Sede: Niederdreisbach, Alemanha
Site oficial: https://land-motorsport.de

Fundador e Chefe de Equipe: Wolfgang Land

Carro: Audi R8 LMS
Motor: Audi 5,2 litros V10
Peso mínimo: 1320 kg

Criada em 1993 por Wolfgang Land, que pilotava na Porsche Carrera Cup da Alemanha, a Land Motorsport tornou-se uma das principais equipes de Grã-Turismo em seu país. E uma medida do sucesso que o time alcançou em pouco mais de duas décadas foi o título do ADAC GT Masters, um dos mais difíceis e competitivos certames da modalidade na Europa. Com tamanha expertise, a escuderia atravessa mais uma vez o Atlântico e se impôe o desafio de vencer as 24h de Daytona em mais uma aparição nos Estados Unidos.

imsa-roar-2018-daytona-finish-order-33
Os alemães da Land Motorsport querem fazer mais provas neste ano: com o suporte da Audi, a equipe já venceu a Petit Le Mans ano passado e quer faturar a GTD em Daytona

Ano passado, a equipe fez três corridas e deixou ótima impressão, inclusive ganhando a Petit Le Mans, na última etapa do campeonato. Isto motivou Wolfgang Land a um desafio ainda maior: inscrever sua equipe no máximo possível de corridas na GTD em 2018. Se não der para brigar pelo título, em virtude de possíveis conflitos de datas com as provas no certame alemão, pelo menos vão dar trabalho. É bom observar o que poderão fazer os irmãos Sheldon e Kelvin Van der Linde, muito promissores. No ROAR, marcaram o quarto melhor tempo.

Os pilotos do carro #29:

Sheldon Van der Linde (África do Sul)
Graduação: Prata
Data de nascimento: 13/05/1999 (18 anos)
Twitter: não tem

Kelvin Van der Linde (África do Sul)
Graduação: Ouro
Data de nascimento: 20/06/1996 (21 anos)
Twitter: @KelvinvdLinde

Christopher Mies (Alemanha)
Graduação: Platina
Data de nascimento: 24/05/1989 (28 anos)
Twitter: @MiesChris

Jeffrey Schmidt (Suíça)
Graduação: Prata
Data de nascimento: 23/03/1994 (23 anos)
Twitter: não tem

RILEY MOTORSPORTS-AMG
Sede: Mooresville, North Carolina (EUA)

Proprietário e Fundador: Bill Riley
Chefe de equipe: Greg Jones
Engenheiro: Vince Wood

Carro: Mercedes-AMG GT3
Motor: Mercedes-AMG M159 6,2 litros V8
Peso mínimo: 1375 kg

Uma das mais tradicionais equipes do automobilismo dos EUA e também construtora de chassis – inclusive desenvolveu em parceria com a Multimatic o Esporte-Protótipo Riley MK30 LMP2, a Riley Motorsports costurou para 2017 uma nova parceria com o fim do desenvolvimento do Dodge Viper como carro de competição. Pelo segundo ano, o time do velho Bill Riley está sob a bandeira da AMG, a divisão de preparação de modelos Grã-Turismo para a marca alemã Mercedes-Benz.

imsa-roar-2018-daytona-finish-order-42
O BoP da IMSA foi cruel – e continua sendo – com as belas Mercedes-AMG GT3, mas a Riley Motorsports continua apostando na estrela de três pontas em 2018

As primeiras provas com o novo bólido deram pinta de uma frutuosa parceria. Afinal, foram três vitórias nas quatro primeiras corridas, incluinido o carro desenvolvido para a equipe nas cores da Weather Tech. Mas as coisas começaram a dar errado com a adoção dos BoP que foram cruéis com o desempenho das “Merças” e o carro foi ficando mais e mais para trás. Mesmo assim, chegaram à última etapa com chances remotas de título na categoria e, como consolo, ganharam a temporada do North American Endurance Cup. O vice-campeão Jeroen Bleekemolen volta a dividir o carro #33 com Ben Keating para mais uma temporada. Em Daytona, terão a companhia de Adam Christodoulou e do jovem e veloz alemão Luca Stolz, piloto AMG. No ROAR, alcançaram o 13º tempo.

Os pilotos do carro #33:

Ben Keating (EUA)
Graduação: Bronze
Data de nascimento: 18/10/1971 (46 anos)
Twitter: @keatingcarguy

Jeroen Bleekemolen (Holanda)
Graduação: Platina
Data de nascimento: 23/10/1981 (36 anos)
Twitter: @jbleekemolen

Adam Christodoulou (Grã-Bretanha)
Graduação: Ouro
Data de nascimento: 11/06/1989 (28 anos)
Twitter: @AdamChristo

Luca Stolz (Alemanha)
Graduação: Prata
Data de nascimento: 29/07/1995 (22 anos)
Twitter: @StolzLuca

MAGNUS RACING
Sede: Salt Lake City, Utah (EUA)
Site oficial: www.magnusracing.com

Proprietário: John Potter
Chefe de equipe: Greg Cates
Chefe dos mecânicos: John Bedell

Carro: Audi R8 LMS
Motor: Audi 5,2 litros V10
Peso mínimo: 1320 kg

Um ano após saírem cuspindo fogo contra as regras da IMSA, a Magnus Racing está de volta à categoria depois de uma experiência no Pirelli World Challenge. A tradicional equipe sediada em Utah se inscreve para a temporada completa recebendo suporte total da Audi, que não desejava perder mercado na categoria com a saída da Alex Job Racing e o fim da Stevenson Motorsports.

imsa-roar-2018-daytona-finish-order-35
Nada como um ano após o outro: contrária às regras da IMSA, a Magnus Racing tirou ‘férias’ da categoria em 2017 e volta neste ano com força total

O piloto e proprietário John Potter buscou o velho recruta Andy Lally, que colaborou com a Michael Shank Racing ano passado, para colaborar com sua experiência e velocidade. Andrew Davis, um refugiado da Stevenson, foi convocado para as provas do NAEC e o alemão Markus Winkelhock, por indicação da Audi, vai disputar as 24h de Daytona. A equipe voltou bem e fez o sexto tempo no ROAR.

Os pilotos do carro #44:

John Potter (EUA)
Graduação: Bronze
Data de nascimento: desconhecida (35 anos)
Twitter: não tem

Andy Lally (EUA)
Graduação: Ouro
Data de nascimento: 11/02/1975 (42 anos)
Twitter: @AndyLally

Andrew Davis (EUA)
Graduação: Prata
Data de nascimento: 02/11/1977 (40 anos)
Twitter: @andrewdavis59

Markus Winkelhock (Alemanha)
Graduação: Platina
Data de nascimento: 13/06/1980 (37 anos)
Twitter: @m_winkelhock

PAUL MILLER RACING
Sede: Buford, Geórgia (EUA)
Site oficial: www.paulmillerracing.com

Chefe de Equipe: Mitchell Simmons
Chefe de Mecânicos: Matt Barbaree
Engenheiro: Dave Fullerton

Carro: Lamborghini Huracán GT3
Motor: Lamborghini 5,2 litros V10
Peso mínimo: 1300 kg

Após um primeiro ano bem razoável, a Paul Miller Racing não foi tão bem na última temporada na classe GTD. Madison Snow e Bryan Sellers subiram ao pódio apenas duas vezes e o melhor resultado foi um 2º posto em Lime Rock, num dos dois eventos isolados para os carros Grã-Turismo. A equipe demorou a confirmar os titulares, mas seguirá com a mesma dupla pelo terceiro ano consecutivo.

imsa-roar-2018-daytona-finish-order-39
A Paul Miller Racing será a única equipe representante da Lamborghini na temporada completa da IMSA em 2018 na classe GTD

Com a responsabilidade de representar a marca de Sant’Agata como única equipe da marca em 2018, a Paul Miller quer brigar pelo título e pela vitória em Daytona. Para começo de conversa, trouxe um dos pilotos de fábrica – Andrea Caldarelli – para reforçar o lineup neste início de campeonato. O quarto piloto será Bryce Miller – e até para as 12h de Sebring a equipe confirmou outro piloto: Corey Lewis, ex-Change Racing, terá uma chance de mostrar o que vale. A equipe ficou em décimo no ROAR, ao longo dos três dias de testes no início do mês.

Os pilotos do carro #48:

Bryan Sellers (EUA)
Graduação: Ouro
Data de nascimento: 19/08/1982 (35 ano)
Twitter: @BryanSellers

Madison Snow (EUA)
Graduação: Prata
Data de nascimento: 26/12/1995 (22 anos)
Twitter: @raceboy62

Bryce Miller (EUA)
Graduação: Prata
Data de nascimento: 26/07/1982 (35 anos)
Twitter: @bryceracer

Andrea Caldarelli (Itália)
Graduação: Ouro
Data de nascimento: 14/02/1990 (27 anos)
Twitter: @andreacalda

SPIRIT OF RACE
Sede: Balerna, Suíça
Site oficial: www.afcorse.it

Fundador e Chefe de Equipe: Amato Ferrari
Diretor Geral: Marco Lippmann

Carro: Ferrari 488 GT3
Motor: Ferrari F154CB 3,9 litros V8 Turbo
Peso mínimo: 1345 kg

imsa-roar-2018-daytona-finish-order-45
Campeão da Stock Cars e de Le Mans na LMGTE-PRO, Daniel Serra vai reforçar o trio campeão mundial do WEC na LMGTE-AM ao volante da Ferrari #51 da Spirit of Race

Braço helvético da AF Corse nas competições de GT3, a Spirit of Race disputará pela terceira vez as 24 Horas de Daytona, aumentando a qualidade do plantel de carros do construtor de Maranello inscritos para a primeira prova da temporada. A equipe alugou o esquema para um trio muito conhecido do Mundial de Endurance (FIA WEC): o canadense Paul Dalla Lana terá a companhia não só do português Pedro Lamy e do austríaco Matthias Lauda – todos campeões da LMGTE-AM no último ano – como também do campeão da Stock Car e das 24h de Le Mans na classe LMGTE-PRO, o brasileiro Daniel Serra. Aos 33 anos, ele participa mais uma vez da clássica prova da Flórida, mostrando mais uma vez que está no auge da forma. Ao fim dos três dias de testes na pré-temporada, ficaram apenas com a 16ª posição. Mas não se enganem: se deixarem, vão brigar na linha de frente.

Os pilotos do carro #51:

Paul Dalla Lana (Canadá)
Graduação: Bronze
Data de nascimento: 01/02/1966 (51 anos)
Twitter: @pdlnw

Pedro Lamy (Portugal)
Graduação: Platina
Data de nascimento: 22/03/1972 (45 anos)
Twitter: @PedroLamyRacing

Matthias Lauda (Áustria)
Graduação: Prata
Data de nascimento: 30/01/1981 (36 anos)
Twitter: não tem

Daniel Serra (Brasil)
Graduação: Ouro
Data de nascimento: 24/03/1984 (33 anos)
Twitter: @DanielSerra29

WRIGHT MOTORSPORTS
Sede: Batavia, Ohio (EUA)
Site oficial: www.wrightmotorsports.com

Fundador e Chefe de equipe: John Wright

Carro: Porsche 911 GT3-R
Motor: Porsche 4 litros Flat 6
Peso mínimo: 1285 kg

A Wright Motorsports é uma das boas aquisições da série IMSA neste ano. Egresso do Pirelli World Challenge, o time sediado em Batavia, no estado de Ohio, chega à categoria credenciado pelas boas performances em seu certame anterior e pela expertise de seu fundador e chefe de equipe, que já trabalhou com nomes consagrados do automobilismo dos EUA.

imsa-roar-2018-daytona-finish-order-36
Troca: a Wright Motorsports deixa o PWC e vai para a IMSA. Destaque para a contratação da dinamarquesa Christina Nielsen para 2018

Fiel cliente Porsche, a equipe (que já cogita alinhar um segundo carro a partir de Sebring) será a única representante full season da marca de Stuttgart, com a debandada da atual campeã das 24h de Daytona, a Alegra Motorsports – de saída para o próprio PWC. A equipe tem o concurso do experiente e veloz Patrick Long e da atual campeã da classe GTD, a dinamarquesa Christina Nielsen, que foi enxotada da Scuderia Corsa. Para a primeira prova do campeonato, reforçam o carro #58 dois outros pilotos da casa de Weissach: o austríaco Robert Renauer e o francês Matthieu Jaminet. No ROAR, ficaram com a sétima posição.

Os pilotos do carro #58:

Patrick Long (EUA)
Graduação: Platina
Data de nascimento: 28/07/1981 (36 anos)
Twitter: @pLmotorsport

Christina Nielsen (Dinamarca)
Graduação: Prata
Data de nascimento: 10/01/1992 (26 anos)
Twitter: @ChristinaRacing

Robert Renauer (Áustria)
Graduação: Prata
Data de nascimento: 15/03/1985 (32 anos)
Twitter: não tem

Mathieu Jaminet (França)
Graduação: Ouro
Data de nascimento: 24/101/994 (23 anos)
Twitter: @Mathjaminet

MANTHEY RACING
Sede: Meuspath, Alemanha
Site oficial: www.manthey-racing.de

Fundador e Chefe de Equipe: Olaf Manthey

Carro: Porsche 911 GT3-R
Motor: Porsche 4 litros Flat 6
Peso mínimo: 1285 kg

Após uma primeira incursão nas 24h de Daytona, que culminou – infelizmente – com uma quebra prematura de motor em seu Porsche, eis que a Manthey Racing não baixou os braços e mostrou que está disposta a cravar seu nome na história de uma das provas mais tradicionais do automobilismo estadunidense. Prova disso é que a organização capitaneada pelo velho Olaf está de volta à Flórida para buscar a vitória que não veio em 2017.

imsa-roar-2018-daytona-finish-order-31
A Manthey Racing aposta suas fichas – mais uma vez – no talento dos promissores Matteo Cairoli e Sven Müller, para buscar um bom resultado em Daytona

Potencial a equipe mostrou que tem, pois andou bem no ano passado durante os treinos e voltou a exibir boa forma no ROAR, quando fizeram o segundo tempo. O calcanhar de aquiles são os dois alemães gentleman drivers – “Steve Smith”, que corre sob pseudônimo e Randy Walls. Mas há muito talento ao volante do carro #59, traduzido pelo italiano Antonio Cairoli, 21 anos e um futuro brilhante pela frente. Outra joia da fábrica é Sven Müller, que reforça o time completado pelo experiente Hari Proczyk, ex-Grässer.

Os pilotos do carro #59:

“Steve Smith” (Alemanha)
Graduação: Bronze
Data de nascimento: desconhecida
Twitter: não tem

Randy Walls (Alemanha)
Graduação: Bronze
Data de nascimento: desconhecida
Twitter: não tem

Harald Proczyk (Áustria)
Graduação: Prata
Data de nascimento: 09/11/1975 (42 anos)
Twitter: @proczyk

Matteo Cairoli (Itália)
Graduação: Ouro
Data de nascimento: 01/06/1996 (21 anos)
Twitter: @Cairoli96

Sven Müller (Alemanha)
Graduação: Ouro
Data de nascimento: 07/02/1992 (25 anos)
Twitter: @Sven_Mueller14

SCUDERIA CORSA
Sede: Beverly Hills, Califórnia (EUA)
Site oficial: www.scuderiacorsa.com

Proprietários: Giacomo Mattioli e Art Zafiropoulo
Diretor técnico: Roberto Amorosi
Engenheiro: Joseph LaJoie
Chefe de mecânicos: Federico Arosio

Carro: Ferrari 488 GT3
Motor: Ferrari F154CB 3,9 litros V8 Turbo
Peso mínimo: 1345 kg

imsa-roar-2018-daytona-finish-order-44
Novo piloto e também novo visual: é a Scuderia Corsa tentando o tricampeonato da IMSA na classe GTD

Dona dos dois últimos títulos da IMSA na categoria, a Scuderia Corsa começa com apetite em busca do tricampeonato. E com mudanças já anunciadas desde antes do fim do último ano: Christina Nielsen foi ‘saída’ da equipe e veio o duvidoso talento de Cooper MacNeil, novo companheiro de equipe do italiano Alessandro Balzan. O carro #63 também mudou de cor, dando vez ao branco com detalhes em preto, cortesia do patrocinador do carro e também da categoria.

imsa-roar-2018-daytona-finish-order-49
Um segundo carro será entregue a Townsend Bell, Bill Sweedler e Frankie Montecalvo nas provas do NAEC. Sam Bird reforça o time em Daytona

Mas a equipe mostra também que a ambição não é pouca e não se resume apenas à temporada completa. A Scuderia Corsa quer também ganhar o NAEC, o campeonato de provas de longa duração. E por isso trouxe de volta velhos conhecidos: Townsend Bell e Bill Sweedler vão liderar o carro #64 junto a Frankie Montecalvo. O grande reforço – pelo menos em Daytona – é Sam Bird, piloto de fábrica da Ferrari no WEC. No #63, Jeff Segal e Gunnar Jeannette completam o time de Endurance. No ROAR, desempenhos discretos: 15º posto para o carro que vai disputar o campeonato por inteiro e penúltimo para o bólido do NAEC.

Os pilotos do carro #63:

Cooper MacNeil (EUA)
Graduação: Prata
Data de nascimento: 07/09/1992 (25 anos)
Twitter: @CooperMacNeil

Alessandro Balzan (Itália)
Graduação: Ouro
Data de nascimento: 17/10/1980 (37 anos)
Twitter: @BalzanAle

Gunnar Jeannette (EUA)
Graduação: Prata
Data de nascimento: 05/05/1982 (35 anos)
Twitter: @GunnarJeannette

Jeff Segal (EUA)
Graduação: Ouro
Data de nascimento: 27/04/1985 (32 anos)
Twitter: @JeffSegal

Os pilotos do carro #64:

Bill Sweedler (EUA)
Graduação: Bronze
Data de nascimento: 11/10/1966 (51 anos)
Twitter: @billsweedler

Townsend Bell (EUA)
Graduação: Ouro
Data de nascimento: 10/04/1975 (42 anos)
Twitter: @townsendbell

Frankie Montecalvo (EUA)
Graduação: Prata
Data de nascimento: 28/12/1990 (27 anos)
Twitter: @FMontecalvo

Sam Bird (Grã-Bretanha)
Graduação: Platina
Data de nascimento: 09/01/1987 (31 anos)
Twitter: @sambirdracing

HART (Honda of America Racing Team)
Sede: Marysville, Ohio (EUA)

Chefe de equipe: Kurt Baker
Chefe de mecânicos: Tyler Chambers

Carro: Acura NSX GT3
Motor: Acura HR35TT 3,5 litros V6 Turbo
Peso mínimo: 1310 kg

Corruptela para Honda of America Racing Team, a HART estreia na divisão principal da IMSA após décadas representando a Acura (leia-se Honda) nas categorias menores do automobilismo dos EUA e também depois de uma temporada oferecendo suporte e pessoal para a Michael Shank Racing representar o construtor japonês em caráter oficial no último ano.

imsa-roar-2018-daytona-finish-order-43
Em 2018, a HART fará as provas paralelas do NAEC, para sondar o terreno e quem sabe fazer o campeonato completo na próxima temporada

Mas como tudo dura na vida, chegou a hora da HART caminhar com suas próprias pernas e mostrar o que pode fazer. Com pessoal ligado à marca há décadas, vão encarar o primeiro ano apenas no NAEC, projetando – quem sabe – um envolvimento completo em 2019. O time terá o engenheiro e também piloto Chad Gilsinger disputando as quatro etapas do certame paralelo de Endurance junto ao experiente Ryan Eversley. Em Daytona, a equipe conta com o ótimo reforço do talentoso Sean Rayhall e do esforçado gentleman driver John Falb. No ROAR, alcançaram a décima-quarta posição.

Os pilotos do carro #69:

Chad Gilsinger (EUA)
Graduação: Prata
Data de nascimento: 30/11/1976 (41 anos)
Twitter: não tem

Ryan Eversley (EUA)
Graduação: Ouro
Data de nascimento: 22/12/1983 (34 anos)
Twitter: @RyanEversley

Sean Rayhall (EUA)
Graduação: Prata
Data de nascimento: 10/03/1995 (22 anos)
Twitter: @seanrayhall

John Falb (EUA)
Graduação: Bronze
Data de nascimento: 13/12/1971 (46 anos)
Twitter: @johnfalb

P1 MOTORSPORTS
Sede: Coconut Creek, Flórida (EUA)
Site oficial: www.ponemotorsports.com

Chefe de equipe: Alberto Peña

Carro: Mercedes-AMG GT3
Motor: Mercedes-AMG M159 6,2 litros V8
Peso mínimo: 1375 kg

Participante do IMSA Prototype Challenge, a P1 Motorsports, que tem sede em Coconut Creek, na Flórida, disputa neste fim de semana sua primeira 24 Horas de Daytona. A equipe chefiada por Alberto Peña assume o desafio de trabalhar com um carro diferente dos IMSA Lites ou dos protótipos LMP3 que ainda alinha nesta temporada.

imsa-roar-2018-daytona-finish-order-50
A única coisa que chamou a atenção na performance da novata P1 Motorsports na classe GTD foi o visual agressivo de sua Mercedes-AMG GT3

Para sua primeira participação no Weather Tech SportsCar Championship, a equipe traz uma Mercedes-AMG GT3 que será guiada por três dos quatro contratados do time: o promissor Kenton Koch, o jovem (21 anos) Robby Foley III e o colombiano JC Pérez. Como quarto integrante, veio o italiano Loris Spinelli, que já guiou Grã-Turismo na Itália. No ROAR, a falta de experiência pesou e a equipe, que traz um visual agressivo desenvolvido pelo talentoso Andy Blackmore, ficou com a última posição na categoria.

Os pilotos do carro #71:

Kenton Koch (EUA)
Graduação: Prata
Data de nascimento: 05/07/1990 (27 anos)
Twitter: @KentonKochRacin

Robby Foley III (EUA)
Graduação: Prata
Data de nascimento: 20/07/1996 (21 anos)
Twitter: não tem

JC Perez (Colômbia)
Graduação: Prata
Data de nascimento: desconhecida (29 anos)
Twitter: não tem

Loris Spinelli (Itália)
Graduação: Prata
Data de nascimento: 30/12/1995 (22 anos)
Twitter: @Lorislamborghin

PARK PLACE MOTORSPORTS
Sede: Dallas, Texas (EUA)
Site oficial: www.parkplace.com

Proprietário: Patrick Lindsey
Chefe de Equipe: Brock Wagner
Chefe de Mecânicos: Gary Biehl
Engenheiro: Gary Horton

Carro: Porsche 911 GT3-R
Motor: Porsche 4 litros Flat 6
Peso mínimo: 1285 kg

O último campeonato foi o melhor da Park Place Motorsports dentro da classe GTD da IMSA: uma vitória e quatro pódios deram ao patrão e piloto Patrick Lindsey o terceiro lugar na temporada, com 298 pontos. Mas isso não foi o bastante para que o time sediado no Texas permaneça na categoria a tempo inteiro em 2018.

imsa-roar-2018-daytona-finish-order-38
A Park Place Motorsports fará apenas as etapas do NAEC em 2018

Com vistas a voos mais ambiciosos, que incluem planos de disputar o WEC ou as 24 Horas de Le Mans, a temporada da Park Place foi transformada em aparições pontuais no NAEC, pelo qual brigarão desde o início pelo título. Com exceção de Matt McMurry, que deixou a escuderia rumo à Spirit of Daytona, o plantel de pilotos nas 24h de Daytona é praticamente o mesmo. A única aquisição para a prova de abertura foi o veterano gentleman driver Tim Pappas. O austríaco Norbert Siedler e o alemão Jörg Bergmeister, da casa Porsche, são os destaques. No ROAR, a equipe ficou com a nona colocação.

Os pilotos do carro #73:

Jörg Bergmeister (Alemanha)
Graduação: Platina
Data de nascimento: 13/02/1976 (41 anos)
Twitter: @JBergmeister

Patrick Lindsey (EUA)
Graduação: Prata
Data de nascimento: 22/12/1982 (35 anos)
Twitter: @plindsey73

Tim Pappas (EUA)
Graduação: Bronze
Data de nascimento: 14/09/1973 (44 anos)
Twitter: não tem

Norbert Siedler (Áustria)
Graduação: Ouro
Data de nascimento: 29/12/1982 (35 anos)
Twitter: @NorbertSiedler

SUNENERGY1 RACING
Sede: Mooresville, North Carolina (EUA)

Sun Energy 1 CEO: Kenny Habul

Carro: Mercedes-AMG GT3
Motor: Mercedes-AMG M159 6,2 litros V8
Peso mínimo: 1375 kg

Líder no ramo de comercialização de energia solar nos EUA, a SunEnergy1 do piloto australiano Kenny Habul vai para sua segunda temporada no IMSA Weather Tech SportsCar Championship. Desta vez, a equipe sediada na Carolina do Norte costurou um acordo com a Riley Technologies e receberá suporte da equipe do carro #33, bem como da AMG Motorsports. O grande desfalque para 2018 é Tristan Vautier: o francês foi contratado pela Spirit of Daytona e estará na categoria principal.

imsa-roar-2018-daytona-finish-order-48
Sem Tristan Vautier, que foi para uma equipe da classe principal da IMSA, a SunEnergy1 Racing terá o suporte da Riley Motorsports em 2018 na disputa da GTD

Habul contratou para a primeira prova do ano os serviços do canadense Mikael Grenier e ele terá também a bordo o experiente Thomas Jäger, além do veloz Maro Engel, que disputa a Fórmula E pela Venturi. A participação do time na temporada completa é ainda incerta, mas tudo aponta para que o carro #75 seja visto ao longo do ano todo nas pistas. A equipe ficou com a 19ª e antepenúltima posição nos treinos do ROAR.

Os pilotos do carro #75:

Kenny Habul (Austrália)
Graduação: Bronze
Data de nascimento: 24/05/1973 (43 anos)
Twitter: @kennyhabul

Thomas Jäger (Alemanha)
Graduação: Ouro
Data de nascimento: 27/11/1976 (41 anos)
Twitter: não tem

Maro Engel (Alemanha)
Graduação: Platina
Data de nascimento: 27/08/1985 (32 anos)
Twitter: @MaroEngel

Mikael Grenier (Canadá)
Graduação: Prata
Data de nascimento: 17/10/1992 (25 anos)
Twitter: não tem

RISI COMPETIZIONE
Sede: Houston, Texas (EUA)
Site oficial: www.risicompetizione.com

Proprietário: Giuseppe Risi
Chefe de Equipe: David Sims
Chefe de Mecânicos: Mark Sims
Engenheiros: Rick Mayer e Don Shaver

Carro: Ferrari 488 GT3
Motor: Ferrari F154CB 3,9 litros V8 Turbo
Peso mínimo: 1345 kg

Uma das novidades – pelo menos da prova de estreia – é a participação da Risi Competizione numa nova frente de trabalho. A estreia do carro GT3 da equipe de Houston, no Texas, era aguardada para a Petit Le Mans, mas por conta da demora na construção do bólido, acabou não acontecendo. Os trabalhos foram feitos sem muita pressa para a aparição do carro #82 em Daytona. E finalmente ela vai acontecer.

imsa-roar-2018-daytona-finish-order-47
A aguardada estreia da Ferrari 488 GT3 da Risi Competizione será justamente nas 24 Horas de Daytona

Sem muitas pretensões, a Risi alinha um punhado de pilotos mexicanos com dinheiro e talento duvidoso, junto a dois caras do ramo: o irlandês Matt Griffin, de reconhecida experiência com os carros de Maranello e o espanhol Miguel Molina, piloto de fábrica no WEC. Com eles, a equipe espera fazer um bom papel na primeira corrida do ano para ver o que vem depois pela frente. No ROAR, como nenhuma das quatro Ferrari andou muito na frente, não tiveram do que se queixar: acabaram com a 18ª colocação.

Os pilotos do carro #82:

Ricardo Perez de Lara (México)
Graduação: Prata
Data de nascimento: 02/09/1975 (42 anos)
Twitter: não tem

Martin Fuentes (México)
Graduação: Bronze
Data de nascimento: 10/05 (desconhecido)
Twitter: não tem

Santiago Creel (México)
Graduação: Bronze
Data de nascimento: 30/06/1986 (31 anos)
Twitter: não tem

Miguel Molina (Espanha)
Graduação: Platina
Data de nascimento: 17/02/1989 (28 anos)
Twitter: @MiguelMolinaM2

Matt Griffin (Irlanda)
Graduação: Ouro
Data de nascimento: 01/10/1982 (35 anos)
Twitter: @MGriffinRacing

MICHAEL SHANK RACING
Sede: Pataskala, Ohio (EUA)
Site oficial: www.michaelshankracing.com

Proprietário: Michael Shank
Chefe de Equipe: Justin Harnisfager
Engenheiro: Dale Wise

Carro: Acura NSX GT3
Motor: Acura HR35TT 3,5 litros V6 Turbo
Peso mínimo: 1310 kg

imsa-roar-2018-daytona-finish-order-41
O carro #86 da MSR será visto apenas nas provas mais importantes do campeonato

Para o segundo ano da Michael Shank Racing na classe GTD, muitas mudanças: a começar pela perda do status de time oficial de fábrica, uma condição para qual a IMSA abriu mão somente no ano passado. Agora é diferente e, sem o know-how da Honda, a equipe tem que se virar com o que tem para fazer bonito. Uma pena que o brasileiro Oswaldo Negri, após anos de dedicação e empenho, tenha sido preterido por conta de dinheiro. E a equipe não conseguiu completar o orçamento para fazer o ano inteiro com dois carros. Terá apenas um bólido full season e o outro será inscrito no NAEC e em provas selecionadas.

imsa-roar-2018-daytona-finish-order-34
Justin Marks e Lawson Aschenbach serão os únicos pilotos fixos do time em 2018

O único carro que será visto em todas as pistas é o #93 onde correrão Justin Marks e Lawson Aschenbach. O #86 vai disputar a taça do NAEC, com o reforço de Álvaro Parente ao lado da britânica Katherine Legge. A equipe contará ainda com A.J. Allmendinger em Daytona e terá ainda Trent Hindman, Mario Farnbacher e Côme Ledogar pelo menos em Daytona. Nos testes feitos no início do mês, o melhor carro da equipe ficou em quinto no ROAR. O outro bólido, que não disputará o campeonato inteiro, foi o 12º colocado.

Os pilotos do carro #86:

Katherine Legge (Grã-Bretanha)
Graduação: Prata
Data de nascimento: 12/07/1980 (37 anos)
Twitter: @katherinelegge

Álvaro Parente (Portugal)
Graduação: Platina
Data de nascimento: 04/10/1984 (33 anos)
Twitter: @alvaroparente

Trent Hindman (EUA)
Graduação: Prata
Data de nascimento: 20/09/1995 (22 anos)
Twitter: @trenthindman

A.J. Allmendinger (EUA)
Graduação: Ouro
Data de nascimento: 16/12/1981 (36 anos)
Twitter: @AJDinger

Os pilotos do carro #93:

Justin Marks (EUA)
Graduação: Prata
Data de nascimento: 25/03/1981 (36 anos)
Twitter: @JustinMarksDG

Lawson Aschenbach (EUA)
Graduação: Ouro
Data de nascimento: 22/11/1983 (34 anos)
Twitter: @lawsonaracing

Mario Farnbacher (Alemanha)
Graduação: Prata
Data de nascimento: 14/05/1992 (25 anos)
Twitter: @MarioFarnbacher

Côme Ledogar (França)
Graduação: Platina
Data de nascimento: 23/05/1991 (26 anos)
Twitter: @ComeLedogar

TURNER MOTORSPORT
Sede: Amesbury, Massachusssets (EUA)
Site oficial: www.turnermotorsport.com

Proprietário: Will Turner
Chefe de equipe: Will Turner
Diretor de competições: Shawn Passen
Chefe de mecânicos: Kevin Holmes

Carro: BMW M6 GT3
Motor: BMW 4,4 litros V8 Turbo
Peso mínimo: 1325 kg

Única escuderia representante da BMW na classe GTD, a Turner Motorsport vem com tudo novo para 2018, menos o carro, que continua sendo a M6 GT3 enquanto os bávaros não desenvolvem um novo modelo. O visual amarelo dos últimos anos será trocado pelo branco do novo patrocinador, a Liqui Moly, que estreia nas 24 Horas de Daytona.

imsa-roar-2018-daytona-finish-order-46
A Turner Motorsport treinou em Daytona no ROAR ainda sem o novo patrocínio, fechado para a temporada 2018

A equipe de Will Turner também se socorre do dinheiro de gentleman drivers para poder disputar o campeonato por completo e pode pagar um preço caro por isso, já que os escolhidos são os fraquíssimos Mark Kvamme e Don Yount, que na Prototype Challenge estavam invariavelmente entre os pilotos mais lentos. Os alemães Jens Klingmann e Martin Tomczyk, pilotos oficiais de fábrica, entram para contrabalançar a mediocridade de seus colegas. O quinto piloto, escolhido nesta segunda-feira, é Cameron Lawrence, que já disputou (e venceu, no ano de 2015) a prova a bordo de um Dodge Viper. No ROAR, ficaram com o 17º tempo.

Os pilotos do carro #96:

Jens Klingmann (Alemanha)
Graduação: Ouro
Data de nascimento: 16/07/1990 (27 anos)
Twitter: @JensKlingmann

Don Yount (EUA)
Graduação: Bronze
Data de nascimento: 17/08/1968 (49 anos)
Twitter: não tem

Mark Kvamme (EUA)
Graduação: Bronze
Data de nascimento: 20/02/1961 (56 anos)
Twitter: @mdkmoto

Martin Tomczyk (Alemanha)
Graduação: Platina
Data de nascimento: 07/12/1981 (36 anos)
Twitter: @MartinTomczyk

Cameron Lawrence (EUA)
Graduação: Prata
Data de nascimento: 07/08/1992 (25 anos)
Twitter: @CLawrenceRacing

Comentários

  • A Imsa pagou caro por essas parcialidades com pilotos amadores com Boris Said,Coper Macneeil e etc… além do fato de termos diversos campeonatos de gt3 pelo mundo e a GTD acabou sendo mais um deles e não tão viável para equipes privadas principalmente europeias.

  • Grid bem cheio na GTD, ainda que boa parte não seja full session, é um belo grid. Curioso para ver a Cristina Nielsen guiando Porsche após anos na Scuderia Corsa…para a vitória na classe, o carro que terá o Serrinha é seríssimo candidato.

  • Bom dia, você fala que o foxsports2 vai transmitir as 24h de daytona, mas na programação para o FDS do site não aparece qual horario? e no site da fox não consta nada sobre a corrida, qual serão as janelas de transmissões?