MENU

25 de janeiro de 2018 - 13:56IMSA Weather Tech SportsCar Championship

24h de Daytona: Mazda e Rast comandam primeiro treino livre

77quickest

Abertos os trabalhos em Daytona: e o Mazda DPi foi o mais rápido do primeiro treino livre com René Rast a bordo (Foto: John Dagys)

RIO DE JANEIRO (Começou!) - Às 12h20, hora de Brasíla, foi dada a primeira bandeira verde da temporada 2018 em caráter oficial: começou o IMSA Weather Tech SportsCar Championship e a quinquagésima-sexta edição das 24 Horas de Daytona (sábado e domingo o Fox Sports 2 transmite!), com a disputa do primeiro treino livre.

Numa pista ainda fria por conta da baixa temperatura ambiente na Flórida e ainda sem o emborrachamento necessário para um bom desempenho dos carros, o Mazda Team Joest foi a boa surpresa da manhã. O alemão René Rast, atual campeão do DTM, foi o piloto mais rápido com o Mazda DPi #77. Ele marcou 1’37″428, ainda bem longe do recorde da pista registrado pelo brasileiro Felipe Nasr durante o ROAR, nos testes de pré-temporada.

A segunda posição ficou com Tristan Vautier no Cadillac DPi-V.R da Spirit of Daytona: o francês ficou a sete milésimos de Rast, deixando equipe e piloto muito satisfeitos. “O carro está com um ótimo balanço”, falou o piloto.

Jordan Taylor foi o terceiro com 1’37″452 a bordo do carro #10 da Wayne Taylor Racing, equipe atual campeã da classe Prototype, enquanto o português Filipe Albuquerque foi o quarto em 1’37″519. Alex Brundle foi o mais rápido entre os pilotos com protótipos LMP2: o britânico fez sua volta mais rápida em 1’37″530, enquanto Romain Dumas fechou o grupo dos seis mais velozes.

O bicampeão mundial de Fórmula 1 Fernando Alonso sequer andou na primeira sessão, já que o carro #23 guiado por Phil Hanson se envolveu num pequeno incidente durante o treino livre e não voltaria mais à pista. Com apenas quatro voltas completadas – a mais rápida delas em 1’40″413, a United Autosports ficou apenas com o 18º lugar. O #32 em que está inscrito Bruno Senna foi o décimo-sexto.

Dos brasileiros, apenas Pipo Derani e Christian Fittipaldi andaram, com o piloto da Tequila Patrón ESM marcando 1’38″108 e completando ao todo 13 voltas. Derani fez o 12º melhor tempo com o Nissan Onroak DPi. Christian deu apenas oito giros – o melhor em 1’39″415.

Na GTLM, domínio da Ford Chip Ganassi Racing no primeiro treino, com Joey Hand marcando 1’44″062 a bordo do Ford GT #66. O piloto foi 0″482 mais veloz que a Ferrari da Risi Competizione guiada pelo italiano Ale Pier Guidi. Laurens Vanthoor foi o terceiro mais rápido com o Porsche, seguido por Ryan Briscoe e pelo campeão do ano passado, o espanhol Antonio Garcia, no Corvette #3.

A BMW continua apanhando: o carro #24 não marcou tempo durante o primeiro treino e o #25, com Conor De Philippi, ficou a quase três segundos da melhor volta. Os bávaros praticamente vão usar a prova inaugural da temporada 2018 para testar e treinar.

A29E0329

Confirmada nas 24h de Le Mans na LMGTE-AM, em parceria com Ben Keating, a Risi Competizione foi a mais rápida na GTD com a Ferrari #82 (Foto: John Dagys)

A Risi – única com dois carros inscritos nas categorias de Grã-Turismo – além de anunciar uma inscrição em Sarthe na LMGTE-AM em parceria com Ben Keating, ficou com a melhor marca do primeiro treino entre os GT Daytona. O espanhol Miguel Molina completou apenas seis voltas, suficiente para cravar 1’47″223 e superar por apenas 0″060 uma outra Ferrari 488 GT3, esta guiada por Pedro Lamy e inscrita pela Spirit of Race.

A.J. Allmendinger ficou com a terceira posição – 1’47″507, a bordo do Acura NSX GT3 #86 da Michael Shank Racing, com Andy Lally em quarto no Audi #44 da Magnus Racing. Chris Engelhart ficou na quinta posição com o Lamborghini Huracán da GRT Grässer e o top 6 foi fechado por Robert Renauer, no Porsche da Wright Motorsports. Nada mau: cinco marcas diferentes ocupando as seis primeiras posições.

Pela manhã, Daniel Serra não treinou com a Ferrari #51. Bruno Junqueira andou no Lexus #14 da 3GT Racing e fez a volta mais veloz em 1’49″079 – que acabou por se tornar a melhor volta da equipe no treino, com o 19º lugar entre os 21 carros inscritos para a prova na divisão.

A partir de 13h40 locais, 16h40 de Brasília, será realizado mais um treino livre de preparação para as 24h de Daytona. O treino classificatório começa às 15h55 locais (18h55 de Brasília), com transmissão ao vivo via streaming no site oficial da IMSA.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>