24h de Daytona: pole de Van der Zande por SETE milésimos!
RIO DE JANEIRO – Pergunta básica aos leitores do blog: o que vocês são capazes de fazer em sete milésimos de segundo?
No automobilismo, sete milésimos são tempo pra cacete. O suficiente pra se roubar uma pole position dada como líquida e certa. Foi exatamente o que aconteceu hoje no treino classificatório das 24 Horas de Daytona. Aliás, uma definição de posições das mais espetaculares já vistas na IMSA desde muito tempo. A prova é que os 13 primeiros do grid ficaram dentro do mesmo segundo.
A primazia da pole ficou com o carro da equipe campeã, a Wayne Taylor Racing. Mas não com a metade que sobrou dos ‘irmãos Metralha’. Jordan Taylor deixou as honras para Renger Van der Zande e o holandês correspondeu às expectativas. No último suspiro, quando parecia que o Acura ARX-05 DPi guiado por Hélio Castroneves ficaria com a posição de honra, o piloto desalojou o brasileiro da pole. Tempo de 1’36″083 contra 1’36″090 de Helinho.
Os Cadillac DPi-V.R continuam favoritos, mas não dominam. A prova foi o ótimo desempenho do carro da Penske e também o excelente quarto tempo do jovem (18 anos) mexicano Pato O’Ward, a grande surpresa do dia na Flórida. Entre ele e Castroneves ficou o #5 da AX Racing/Mustang Sampling, guiado por Filipe Albuquerque – é o mesmo bólido que terá Christian Fittipaldi, duas vezes vencedor do evento, a bordo.
Tristan Vautier chegou a ocupar o 2º posto do grid, mas ficou mesmo em quinto no #90 da Spirit of Daytona, seguido por Robin Frijns a bordo do #37 da Jackie Chan DCR Jota e também por Felipe Nasr, que só não brigou mais à frente com o #31 da AX Racing/Whelen Engineering porque enfrentou problemas de parte elétrica a menos de dois minutos do fim da qualificação – certamente, bem menos pior que a vida de Pipo Derani.
Além de não ser o responsável pela qualificação do Nissan Onroak DPi #22, o brasileiro ainda viu Nico Lapierre bater e destruir a suspensão do carro. O francês completou somente duas voltas e ficou com o 28º tempo geral. O outro carro da equipe nem fez tomada de tempo, a exemplo do Mazda DPi da Joest, que fora o mais rápido na primeira sessão.
Considerando a falta de horas de voo e o fato de ser a primeira vez num carro de Endurance não tão competitivo quanto a maioria dos Oreca 07 LMP2, Fernando Alonso não fez feio a bordo do Ligier JS P217 nas suas voltas de qualificação. O bicampeão mundial de Fórmula 1 conseguiu ficar dentro do mesmo segundo da pole position, mas a 0″925 de Van der Zande. Acabou com a décima-terceira posição no grid – duas posições à frente de Bruno Senna, que classificou o outro protótipo da United Autosports.
Se o recorde de Felipe Nasr para o circuito da Flórida não foi quebrado na eletrizante sessão de qualificação da Prototype, na GTLM o dinamarquês Jan Magnussen mostrou que ainda há muita lenha a queimar com o Corvette C7-R: o dinamarquês fez o tempo de 1’42″779 e registrou o novo recorde da categoria. O veterano piloto de 44 anos de idade foi 0″019 mais rápido que Joey Hand, pole position da disputa no ano passado.
Laurens Vanthoor e Patrick Pilet fizeram um bom trabalho com os Porsche 911 RSR GTE oficiais de fábrica e ficaram com a terceira e quarta posições da categoria, seguidos por Richard Westbrook no segundo Ford e por Oliver Gavin no outro Corvette. A Ferrari da Risi Competizione não foi além do 7º posto na categoria e a BMW, que conseguiu pôr os dois carros na pista durante o treino classificatório, fechou a raia da GTLM. Apesar das dificuldades, já que o melhor dos dois carros bávaros ficou a mais de um segundo da pole, espera-se que a nova M8 GTE tenha resistência e consiga pontuar na primeira prova do ano.
Já na GTD o show e o brilho foram do brasileiro Daniel Serra: com a Ferrari 488 GT3 da Spirit of Race, o atual campeão da Stock Car e das 24h de Le Mans na LMGTE-PRO estrondou na Flórida com o novo recorde da pista para a categoria – 1’46″049, superando em quase quatro décimos de segundo o espanhol Miguel Molina, da Risi Competizione. Portanto, 1-2 do Cavallino Rampante na divisão inferior dos bólidos Grã-Turismo.
“O carro estava fantástico”, comentou Daniel em entrevista após o treino classificatório. “A equipe fez um trabalho muito bom depois do último treino livre até a qualificação. Na última volta peguei o vácuo de um Porsche. Me ajudou um pouquinho. Estou muito feliz”, finalizou o pole, entre sorrisos, para alegria dos seus companheiros de pilotagem.
O italiano Mirko Bortolotti fez um ótimo trabalho com o Lamborghini da GRT Grässer e se posicionou com a terceira marca do treino, à frente do Lexus #15 guiado por Jack Hawksworth e de Alessandro Balzan, com a Ferrari da equipe Scuderia Corsa, atual campeã da categoria. No outro carro da 3GT Racing, que contará com o brasileiro Bruno Junqueira, Dominik Baumann conseguiu o sexto melhor tempo.
Ainda nesta quinta-feira, os carros têm pela frente um treino noturno. Essa sessão é obrigatória para os pilotos de graduação bronze receberem o OK da direção de prova e poder correr no período noturno da disputa.
As 24h de Daytona terão transmissão AO VIVO do Fox Sports 2 neste fim de semana, comigo e com o Thiago Alves. Vamos exibir a largada a partir de 17h30, seguido de flash no intervalo de Chievo x Juventus e, ainda no sábado, de uma janela de exibição que vai do fim da partida até 23h. Regressamos no intervalo de Colón x Boca Juniors para mais um flash e voltamos domingo a partir de 11h com uma janela de exibição até 13h30. Depois, mais um flash no intervalo de Milan x Lazio para voltarmos às 17h com os instantes finais da disputa. No intervalo de Roma x Sampdoria, exibiremos o pódio.
Tomara, com brasileiros. Assim mesmo, no plural.
2017 não terminou pro Serrinha. Venceu Le Mans, Stock e corrida do Milhão e hj foi pole em Daytona. É o melhor piloto brasileiro de turismo no momento. Mas pergunto a vc Rodrigo, onde assistir qdo vcs não estiverem transmitindo.
Site oficial da IMSA.
Que droga!!! Teremos tão pouca transmissão?…
Ano passado foi sensacional, sonhava em ver uma transmissão na íntegra!!!
Mas é claro, a FOX acha mais importante o jogo de futebol da 5ª divisão na Austrália, que o maior campeonato endurance, com brasileiros correndo…
Marcelo,
Teremos mais horas de transmissão de Daytona neste ano do que no ano passado.
Vamos sonhar então…
Eu por exemplo sonho com um FoxSports3, quem sabe assim teremos um pouco mais de automobilismo.
Acho que a Daytona 24 merecia mais tempo na TV, a quantidade e a qualidade da pilotada justificam. Mas enfim, bora pro site.
Mattar, já estou com “água na boca”…em virtude de uma grande reforma em casa, onde estou em processo de retorno e, momentaneamente sem serviço de tv paga, espero ter restabelecido até o sábado para poder prestigiar vossa transmissão…e seria bacana se além de você e o Thiago Alves, tivessem escalado também o Mestre Edgard…ano passado vocês foram monstruosos.
Sobre a corrida, pelo post dá para ver que teremos bons pegas em todas as classes…algo me diz que Penske chega chutando a porta, e com Helio Castroneves.
Outra coisa: O que algum time da IMSA ou do próprio WEC está esperando para contratar o Daniel Serra?? Ele vai levar na classe GTD…podem apostar!!
Isso se o Dalla Lana e o Lauda deixarem…
Qual a diferença no regulamento técnico entre a Ferrari da Risi Competizioni e o carro da Serra pra justificar mais de 3 segundos de diferença nas tomadas de tempo?
Tem duas Ferrari da Risi. Se está falando da #62, ela é da GTLM, igual as que correm no WEC.
O carro do Serra é enquadrado no mesmo regulamento técnico do Blancpain GT.