MENU

12 de janeiro de 2018 - 08:14Asian Le Mans Series

AsLMS: pole de Laurent em Buriram por nove milésimos

RIO DE JANEIRO - A temporada 2017/18 do Asian Le Mans Series está de volta. E com a corrida mais longa de toda a existência da competição: neste fim de semana, será disputada a prova 6h de Buriram, na Tailândia. O evento faz parte da “Semana da Criança”, cujo dia naquele país é comemorada agora e não em outubro, como é habitual no Brasil.

E apesar da magnitude do evento, que apesar de tudo deve arrastar uma multidão ao circuito localizado em Chang, novamente o grid tem pouca presença de carros. Serão apenas 14 na etapa, já que a Eurasia Motorsport cancelou sua participação, deixando o grid da classe principal (LMP2) com cinco inscritos.

Mesmo assim, a sessão de classificação realizada hoje foi muito disputada e a luta pela pole position, intensa. Tanto que o francês Thomas Laurent, da Jackie Chan DC Racing X Jota, superou o brasileiro Pipo Derani por apenas nove milésimos de segundo. A bordo de seu Oreca, Laurent marcou o tempo de 1’25″597, contra 1’25″606 do adversário que representa a equipe BBT.

Para Derani e seus parceiros Anthony Liu Xu e Davide Rizzo, a etapa deste fim de semana tem importância enorme na classificação do campeonato, pois eles estão 15 pontos atrás (considerando o ponto extra da pole conquistada hoje) exatamente da trinca Thomas Laurent/Harrison Newey/Stéphane Richelmi.

Nessa etapa, a equipe de Jackie Chan conta com uma nova tripulação no carro #7, formada por Jazeman Jaafar/Weiron Tan/Hafiq Yazid. E eles acabaram com o 3º posto do grid, já que Jaafar andou muito bem na qualificação e ficou a pouco mais de um décimo de segundo da pole position.

A quarta posição foi do colombiano Gustavo Yacamán, que estreia na categoria pela equipe ARC Bratislava. O sul-americano substitui o holandês Rik Breukers, escalado pela Lamborghini para a disputa das 24h de Dubai, nesse exato final de semana.

Na classe LMP3, ponto extra para a KCMG: Josh Burdon fez o melhor tempo da sessão de classificação (5º lugar na geral) com 1’28″751, superando em quase um segundo o estreante francês Gabriel Aubry, que se junta a Guy Cosmo e Patrick Byrne (líderes do campeonato com 40 pontos) no carro #6 da Jackie Chan DC Racing X Jota.

O britânico Nigel Moore assumiu o cockpit do carro #65 da Viper Niza Racing no lugar de James Winslow, que foi vítima de um acidente nas 12h de Abu Dhabi e está em recuperação das dezenas de lesões sofridas naquela oportunidade. E foi bem: ficou com a 3ª marca da categoria, superando os outros dois Ligier JS P3 inscritos e guiados por Richard Bradley e Ye Hong Li.

Entre os poucos Grã-Turismo inscritos – apenas quatro, sendo que um é da GT Cup e a BMW do FIST Team AAI nem marcou tempo de classificação – a melhor volta do dia foi do britânico Ollie Millroy, com a Ferrari 488 GT3 alinhada pela equipe sediada em Taiwan. E foi apertada a briga pela pole, já que o piloto superou o rival Massimiliano Wiser, da TianShi Racing Team, por apenas um milésimo de segundo! Já o Porsche Cup guiado pelo neozelandês John Curran não deu nem pro cheiro…

Com Buriram nove horas à frente de Brasília, de acordo com o horário de verão adotado aqui no país, a largada para a corrida deste sábado acontece às 3h da manhã (meio-dia, hora local). O blog terá o vídeo ao vivo com a íntegra da disputa.

Acompanhe o treino classificatório aqui abaixo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>