Dakar 2018: segue o domínio russo nos caminhões

dakar-dakar-2018-502-team-kamaz-master-dmitry-sotnikov-ruslan-akhmadeev-ilnur-mustafin

RIO DE JANEIRO – O blog não falou de Rali Dakar no fim de semana por motivos de folga do blogueiro – pelo menos deste espaço, já que no Fox Sports gravamos os dois boletins sábado e domingo. Mas como ninguém é de ferro, aproveitei os dois dias em boa companha. E vamos em frente, uma vez que como não houve a 9ª etapa – cancelada em razão do mau tempo – dá pra falar de como foi a etapa maratona em todas as categorias.

O massacre de uma das edições mais difíceis em território sul-americano nos últimos anos prosseguiu no altiplano boliviano, onde além da altitude superior a 4 mil metros do nível do mar, o frio, a chuva e a lama foram complicadores para todas as tripulações.

Menos para os russos, que seguem dominantes na competição.

Embora a primeira parte da etapa sem assistência remota tenha sido vencida pelo Iveco do holandês Ton Van Genutgen, os Kamaz-Master continuam fortes e ontem o vencedor do dia foi o russo Dmitry Sotnikov, com o tempo de 4h23min32seg na etapa mais longa do evento, entre Uyuni e Tupiza, a última totalmente disputada na Bolívia, antes da transição para a Argentina – que aconteceria hoje, mas acabou atrapalhada novamente pelas chuvas, igualzinho ao ano passado.

Na geral, o #500 de Edouard Nikolaev continua no comando, mas o Iveco #501 do argentino Federico “Coyote” Villagra está à espreita de uma falha. O sul-americano é o segundo, descontando diferença para o adversário, que agora só administra. O grande problema será a volta às Dunas de Fiambalá e ao calor. Se a tripulação do Kamaz-Master líder resistir, dificilmente perderão a vitória sábado em Córdoba.

Classificação geral extra-oficial:

1. Nikolaev/Yakovlev/Rybakov – 28h15min06seg
2. Villagra/Torlaschi/Yacopini – a 46min25seg
3. Macik/Tomasek/Mrkva – a 3h29min25seg
4. Viazovich/Haranin/Zhyhulin – a 3h59min35seg (incluindo +20min de penalização)
5. Mardeev/Belyaev/Svistunov – a 4h23min20seg
6. Van Genutgen/Der Kinderen/Willemsen – a 4h31min08seg
7. Sugawara/Takahashi – a 5h13min51seg
8. Ardavichius/Bruynkens/Huisman – a 5h28min16seg
9. Sotnikov/Akhmadeev/Mustafin – a 5h55min13seg
10. Van Den Heuwel/Van Oort/Van Rooy – a 6h19min34seg (incluindo +2min de penalização)

Comentários