45 carros confirmados no Super GT 2018

2018-Nissan-GT-R-NISMO-GT500
A Nismo dará suporte a oito carros da Nissan no Super GT em 2018, incluindo este da foto para Ronnie Quintarelli e Tsugio Matsuda. Num deles estará João Paulo de Oliveira, pelo 13º ano consecutivo disputando o forte campeonato oriental

RIO DE JANEIRO – O campeonato do Super GT japonês começa apenas no segundo domingo de abril. Mas uma coisa já se sabe: o plantel da categoria será tão numeroso quanto espetacular, a exemplo dos últimos anos. Os organizadores já confirmaram um deslumbrante total de 45 carros, englobando as classes GT500 e GT300.

A classe principal inclusive está com todos os pilotos e equipes definidas. Há alguns dias, a Nissan confirmou seus quatro carros de sempre e uma nova equipe. A S-Road Mola despede-se da categoria e a B-Max, vinculada ao Nissan Driver Development Program (NDDP), herda o seu lugar. No carro #3, estará inclusive o veteranaço Satoshi Motoyama ao lado de um dos pilotos de desenvolvimento da montadora, Katsumasa Chiyo.

Outro jovem valor do NDDP foi alocado no carro #24 e será o novo parceiro do brasileiro João Paulo de Oliveira, em sua 13ª temporada na categoria. Atual campeão japonês de Fórmula 3, Mitsunori Takaboshi chega para o lugar de Daiki Sasaki, que por sua vez foi para o Team Impul e dividirá o #12 com o britânico Jann Mardenborough. Hironobu Yasuda deixa a GT500 e vai para a GT300, assunto para mais adiante.

A dupla favorita da marca é Ronnie Quintarelli/Tsugio Matsuda, que estarão a bordo do #23, o número fetiche da Nissan – tanto que a pronúncia do número é equivalente ao nome do fabricante. Bicampeões em 2014/15, eles terminaram em 3º lugar no ano retrasado e foram os vice-campeões de 2017. Um belo currículo dos dois, sem nenhuma dúvida. Eles estarão juntos pelo quinto campeonato consecutivo.

Dos 30 carros esperados para este ano na GT300, vinte já estão 100% confirmados. Oito marcas diferentes – algumas delas com os “Mother Chassis” construídos pela Dome a pedido dos organizadores – foram até aqui conhecidas. Faltariam Audi, Ferrari e Lamborghini – aumentando este total para onze.

A Nissan promoverá a estreia da nova versão do seu GT-R Nismo GT3, entregue a três equipes. A Gainer se despede do Mercedes-AMG e o sueco Björn Wirdheim, após anos na GT300, está fora. O novo parceiro de Katsuyuki Hiranaka a bordo do carro #11 é exatamente Hironobu Yasuda. Kazuki Hoshino e Hiroki Yoshida formam a outra parceria da tradicional escuderia. Dijon Racing e Tomei Sports terão os novos carros mas não confirmaram as duplas.

Atual campeã da subclasse, a Goodsmile Racing with Team Ukyo marca presença novamente com sua Mercedes-AMG “anime” que será guiada por Nobuteru Taniguchi/Tatsuya Kataoka. Até agora, apenas a Arnage – que desfez a parceria técnica com a Inging – foi a única a confirmar outro carro do construtor da estrela de três pontas, com Masaki Kano/Hideto Yasuoka.

Porsche e BMW estão confirmadas no certame, mas a Audi até agora não tem equipes clientes garantidas – espera-se que a parceria com o Team Hitotsuyama continue. A Bentley – com o modelo Continental antigo – está no plantel de 2018 com ninguém menos que Yuji Ide junto a Ryohei Sakaguchi no carro #117 da Elcars.

Para os fãs do modelo BRZ com motor boxer, de cilindros opostos, a Subaru e a equipe R&D Sport mantém Hideki Yamauchi/Takuto Iguchi e se reforça na parte extrapista com um novo diretor geral: é Makoto Shibuya, oriundo do Subaru Technica International (STI).

A GTA aponta dois períodos de treinos coletivos de pré-temporada: daqui a menos de um mês, os carros e pilotos ganham a pista de Okayama, local da prova de abertura, para dois dias de testes. Na semana seguinte, ainda em março, haverá treinos em Fuji. Os organizadores também garantiram que a etapa de Autopolis, anteriormente prevista para 14 de outubro, será adiada em uma semana, para não coincidir com as 6h de Fuji, quarta etapa da Super Season do WEC.

Comentários