Kanaan – de novo – em Le Mans
RIO DE JANEIRO (Faca na caveira!) – A Ford já tem definido o seu esquadrão de pilotos para a edição 2018 das 24 Horas de Le Mans. O construtor dos EUA vai para Sarthe com quatro carros pela terceira vez consecutiva, buscando repetir a vitória conquistada em grande estilo há dois anos na classe LMGTE-PRO – que neste ano terá um plantel incrível formado por nada menos que 17 carros. E o construtor de Detroit confirmou hoje o quinto piloto brasileiro para a clássica prova francesa: campeão da Fórmula Indy e das 500 Milhas de Indianápolis, Tony Kanaan reforça a tripulação do carro #67 do WEC, que teve Pipo Derani ano passado ao lado de Harry Tincknell e Andy Priaulx.
Não deixa de ser uma surpresa, considerando que Tony não saiu de forma tão agradável assim da Chip Ganassi Racing na Fórmula Indy e pelo visto a indicação de seu nome deve ter partido da Ford Performance. Experiente, rápido e competente, Kanaan disputou as 24h de Daytona com o Ford GT EcoBoost ano passado e fez sua estreia em Sarthe como substituto de Sébastien Bourdais – que por sinal estará de volta, se não for pego pelo contrapé por algum acidente na Fórmula Indy. O mesmo se aplica ao brasileiro de 43 anos, já que os dois são rivais na IndyCar: Bourdais defende a Dale Coyne Racing e Kanaan assinou com a Foyt.
Sébastien volta ao carro #68, o mesmo que teve Tony a bordo em 2017, junto a Joey Hand e Dirk Müller. No #69 correrá o antigo parceiro de Kanaan na Indy, Scott Dixon, em mais uma participação com a equipe na tradicional prova francesa, na companhia de Richard Westbrook e Ryan Briscoe. O outro bólido do WEC, o #66, vai contar de novo com Billy Johnson a bordo junto a Olivier Pla e Stefan Mücke.
Se por um lado o retorno de Kanaan a Sarthe não deixa de ser positivo, por outro é surpreendente que a Ford e a Chip Ganassi Racing tenham preterido Pipo Derani depois de suas performances em três corridas em 2017. O jovem piloto brasileiro ajudou Tincknell e Priaulx ano passado a assumir momentaneamente a liderança do campeonato e é inegável que ele fez um ótimo trabalho, especialmente em Le Mans. Se não pintou a chance de voltar ao cockpit do #67, é porque pode haver coisas boas a caminho no horizonte.
Com a confirmação de Tony, estes são os brasileiros garantidos nas 24h de Le Mans: Bruno Senna na LMP1 pela Rebellion Racing; André Negrão (Signatech-Alpine) e Fernando Rees (Larbre Competition) na LMP2 e Augusto Farfus (BMW Team MTEK) na LMGTE-PRO.
Ainda é incerta a presença de Kanaan e de Billy Johnson na abertura do campeonato, as 6h de Spa-Francorchamps, no início de maio. Para Tony, a boa notícia é que não haverá conflito de datas com a Fórmula Indy. Mas no Prólogo, o brasileiro não poderá participar do teste em Paul Ricard por conta da prova em Phoenix no mesmo fim de semana.
Pelo que vejo os terceiros nomes na lista são de pilotos convocados para Le Mans. Gostei bastante de Tony ainda na Ganassi.
Mattar, qual a última vitória da Ferrari na GTE ou qualquer outra categoria? Sei que a última na geral foi em meia cinco.
O problema de competir com a Ford em Le Mans é que esse carro é um demônio de rápido, fizeram o de corrida primeiro e depois o de rua, como nos velhos tempos, além é claro dessa pilotaiada de qualidade que eles levam à corrida.
Mas vai depender, como sempre, do BoP, do trabalho de equipe e até da sorte. A Aston Martin ano passado ganhou na LMGTE-Pro com um carro de 8 anos de estrada.
E foi justamente o BoP que impediu a Ford de brigar pela vitória na prova passada.
Realmente por esta ninguém esperava, creio que nem mesmo TK, porque ficou nítida a deterioração da relação entre o piloto e a equipe, para não dizer do próprio Chip Ganassi lá na Indy, mas como diz o ditado, o tempo é o melhor remédio…
Pois bem, Tony já correu com Priaux e Tincknell nas 24h de Daytona do ano passado, o #67 foi P2 na Pro em Sarthe ano passado, logicamente circunstancial, já que o Jordan Taylor acabou com o Corvette na última volta…e se o BoP não matar o carro outra vez são candidatíssimos à vitória, porque as 24h de Daytona mostraram que o Ford GT provavelmente atingiu seu pico de desenvolvimento em sua terceira temporada.
Uma vitoria nessa prova, o Tony pode ate pensar em parar pois, é um piloto de grande categoria diria que, o melhor brazuca nos ultimos 4 anos..
Parar? Pilotos de verdade nunca param, veja o Barrichello que continua na ativa e vai continuar até quando der. Daí eu olho para o outro lado e vejo caras como Nico Rosberg que me parece ter seguido a carreira de piloto apenas para agradar o pai.
Interessante a numeração dos carros, de 66 a 69, os 4 anos seguidos em que ganharam Le Mans na geral destronando a Ferrari que dominou de 60 a 65. A partir dai nunca mais os protótipos de Maranello ganharam na geral, abandonando definitivamente a disputa a partir de 74.
Alguma pista do destino do Pipo em Sarthe?
Nenhuma notícia por enquanto.