MENU

19 de fevereiro de 2018 - 17:34Rali

WRC: show de Neuville no Rali da Suécia e liderança do campeonato

Suécia 18 6

Ice Ace: dominante desde o primeiro dia, Thierry Neuville venceu de forma incontestável o Rali da Suécia, segunda etapa do WRC em 2018

RIO DE JANEIRO - Líder absoluto do Rali da Suécia desde o início, o belga Thierry Neuville foi o rei da neve neste fim de semana. A tradicional etapa nórdica do WRC, que há alguns anos – se vocês se lembram bem – teve etapas canceladas por conta da falta de neve e o acúmulo de lama nos trechos cronometrados, dessa vez foi realizada com as características de sempre, com direito ao espetacular trecho do salto de Colin’s Crest, sempre uma atração à parte do evento. E o piloto da Hyundai se sobressaiu diante de um pálido Sébastien Ogier – nem sombra do piloto dominante na etapa de abertura disputada no mês passado, em Monte-Carlo.

Logo no primeiro dia, o piloto da Ford perdeu imenso tempo nas trilhas cheias de gelo. Foram quase três minutos de atraso após as primeiras oito especiais e o francês jamais conseguiu se recuperar, tampouco ganhar posições. Pelo menos o Power Stage serviu para Ogier ganhar mais pontos extras: ele foi o 2º mais rápido, salvando além do pontinho da décima colocação outros quatro pontos na prova.

Mas Neuville não tinha nada a ver com isso e fez seu papel. Não só apagou a patacoada do ano passado, onde bateu numa especial de curtíssimo percurso, como também assumiu a liderança do campeonato após a performance menos boa do seu principal adversário. Neuville chega à 3ª etapa (o Rali do México) com 10 pontos de vantagem, o que é de alguma significância para uma competição que no ano passado teve muito mais equilíbrio que nos anos anteriores.

Craig Breen foi outro destaque do Rali da Suécia, vendendo caro a derrota e chegando a menos de 20 segundos de Neuville com seu Citroën. No geral, a Hyundai foi bem, não apenas com o triunfo de Neuville: ficou em 3º lugar com Andreas Mikkelsen e a quinta posição de Hayden Paddon. Com os resultados, o construtor sul-coreano assumiu a liderança entre os times, com 54 pontos somados – um a mais que a Toyota, oito à frente da Citroën e onze a mais que a Ford, que não começa tão bem a defesa do título conquistado pela M-Sport em 2017.

E numa prova onde os nórdicos estiveram um tanto quanto longe do protagonismo, Esapekka Lappi voltou a mostrar as credenciais de um piloto veloz, conquistando o melhor resultado da Toyota (quarto lugar) e o melhor tempo do Power Stage. Mads Østberg voltou ao campeonato nesta etapa e fez um bom sexto posto, muito melhor que Kris Meeke, fora por conta de um problema técnico. Desta vez, Teemu Sunninen fez menos do que se imaginava a bordo de um terceiro Ford de fábrica, e outro que de certa forma decepcionou, com um apagado nono lugar, foi o estoniano Ott Tanak.

No WRC2, a surpresa foi a vitória do japonês Takamoto Katsuta ao lado do navegador finlandês Marko Salminen, num Ford da equipe de Tommi Makinen – ironicamente o grande chefão da escuderia Toyota na divisão principal. Pontus Tidemand e Ole Christian Veiby se colocaram também no pódio. Katsuta e o tcheco Jan Kopecky lideram o campeonato com uma vitória e 25 pontos cada.

Resultado final do Rali da Suécia:

1 – Neuville-Gilsoul (Hyundai i20 WRC) – 2.52’13”1
2 – Breen-Martin (Citroen DS3 WRC) + 19”8
3 – Mikkelsen-Jaeger (Hyundai i20 WRC) + 28”3
4 – Lappi-Ferm (Toyota Yaris WRC) + 45”8
5 – Paddon-Marshall (Hyundai i20 WRC ’17) + 54”4
6 – Ostberg-Eriksen (Citroen C3 WRC) + 1’15”3
7 – Latvala-Anttila (Toyota Yaris WRC) + 2’04”9
8 – Suninen-Markkula (Ford Fiesta WRC) + 2’52”2
9 – Tanak-Jarveoja (Toyota Yaris WRC) + 3’44”4
10 – Ogier-Ingrassia (Ford Fiesta WRC) + 8’45”0

Classificação do campeonato após a 2ª etapa:

1. Thierry Neuville – 41 pontos
2. Sébastien Ogier – 31
3. Jari-Matti Latvala e Esapekka Lappi – 23
5. Ott Tänak e Andreas Mikkelsen – 21
7. Craig Breen – 20
8. Kris Meeke – 17
9. Hayden Paddon – 10
10. Elfyn Evans e Mads Østberg – 8
12. Teemu Sunninen e Bryan Bouffier – 4
14. Jan Kopecky – 1

3 comentários

  1. Júnior disse:

    Mattar, acho uma pena que no Nitro quase não se fala do WRC (no máximo uma nota no rodapé). Mas como o Flávio gosta de sacanear, agora você é chefe e podemos ter esperança de reverter isso hehehe.

  2. José Carlos disse:

    Boa notícia para quem acompanha o WRC pela Fox2 e espera ver algo mais sobre o tema além dos programas de cobertura, que a propósito contam com muito bom conteúdo em se tratando de comentários.

    Por falar no Rally da Suécia e particularmente sobre a categoria WRC2, vale destacar que a dupla vencedora é formada pelo japonês Takamoto Katsuta e o finlandês Marko Salminen, que inclusive já esteve no Brasil, conforme podemos ver nesta matéria:
    http://www.newsracer.com.br/finlandeses-que-competiram-no-brasil-tem-otimo-fim-de-semana-na-escandinavia/

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>