Blancpain GT: SRO confirma inscritos para 2018

29133700_10155682610519514_1030659479500226560_o
O Team Parker, do Bentley da foto, é um dos que participará das séries Blancpain em 2018. Ironicamente, o melhor tempo dos testes em Paul Ricard foi de pilotos do British GT – Ian Loggie e Callum McLeod

RIO DE JANEIRO – A Stéphane Ratel Organisation (SRO) aproveitou a ocasião dos testes de pré-temporada das séries Blancpain GT e divulgou hoje as duas listas de entradas para as categorias Endurance e Sprint em 2018.

São onze as marcas envolvidas com as duas competições no ano que começa em Zolder, na Bélgica, com a abertura da temporada Sprint, nos dias 7 e 8 de abril. Esta divisão começa o ano com um plantel de inscritos até certo ponto decepcionante, considerando o alto número de envolvidos nos dois últimos anos.

Do total médio de 30-32 carros em 2016 e 2017, a SRO só conseguiu 20 inscrições para o campeonato de cinco etapas com provas classificatórias e de fundo com duração de 60 minutos cada. Os altos custos terão cobrado a conta, de forma que o ADAC GT – o Campeonato Alemão, que tem formato semelhante – terá quase 40 inscritos.

Mesmo assim, Stéphane Ratel está otimista. “Poderemos ter inscrições pontuais a cada etapa e assim encorpar o grid. Sem dúvida é um número muito longe do ideal. Acredito que se conseguirmos chegar a uma média de 24 competidores por prova, será bom”, garante.

Na Blancpain Sprint, haverá somente dois times com inscrições exclusivas para este certame: a TP12-Kessel Racing e a 3Y Technologies, única representante da BMW. Os Audi R8 LMS serão maioria: sete carros de três times – WRT, Saintéloc e a nova cliente, a Attempto Racing.

A escuderia de Ronnie Kessel, que dará suporte ao carro da TP12, também inscreveu uma Ferrari 488 GT3 para as provas curtas. A Emil Frey terá dois Lexus e a Parker Racing confirmou seu Bentley Continental. A austríaca Grässer será a única representante Lamborghini e a AKKA ASP terá três Mercedes-AMG. Dos 20 inscritos, 14 são da Pro Cup, seis da Pro-Am Cup e os restantes da Silver Cup.

O panorama é melhor na Blancpain Endurance Cup: a lista de times full season – ou quase – para o certame de provas longas (três horas de duração, 1000 km e 24 horas) chegou a 50, sendo metade da Pro Cup – uma inscrição a menos que o anteriormente divulgado pela SRO.

Haverá ainda 12 carros da Pro-Am, oito da Silver Cup, só para pilotos com graduação prata, enquanto a Am Cup, para os de graduação bronze, finaliza o plantel com cinco bólidos.

Entre as novidades, duas versões de antigos modelos da categoria – o Nissan GT-R Nismo GT3 que será inscrito pela GT Sport Motul Team RJN (dois carros, aliás) e o Bentley Continental em sua nova e agressiva roupagem, via M-Sport, a mesma escuderia que representa a Ford no Mundial de Rali (WRC). A Emil Frey, após participar com sucesso do último campeonato do International GT Open com dois Lexus RC-F, leva o carro nipônico para o Blancpain, substituindo os Jaguar que eram desenvolvidos pelo time helvético.

De resto, é bom notar que os Aston Martin Vantage V12 triplicaram de presença, face a entrada da equipe R-Motorsport, prometendo fazer bonito com pilotos de fábrica a bordo, além do investimento da SMP Racing, patrocinando uma Mercedes-AMG da AKKA ASP e também pondo seu nome numa Ferrari 488 GT3 inscrita em parceria com – quem mais? – a AF Corse.

Mas há investimentos mais enxutos: a equipe belga WRT reduziu a dois Audi R8 LMS o seu plantel. E a HTP Motorsport, tradicional participante da série, está fora, dedicando seu preparo de Mercedes para o ADAC GT Masters. Outras ausentes em 2018 serão a Raton Racing, a ISR e também a Spirit of Race.

Comentários