MENU

19 de março de 2018 - 15:27Túnel do Tempo

Direto do túnel do tempo (394)

DEisVKgXgAAHA2P

RIO DE JANEIRO - No último sábado, a Nissan conquistou sua primeira vitória nas 12 Horas de Sebring em muito tempo. Mais precisamente, desde 1994 que o construtor japonês não comemorava um triunfo na mítica pista da Flórida, num dos grandes clássicos do automobilismo mundial.

Naquela prova, John Morton, Johnny O’Connell e Steve Millen triunfaram com o modelo 300ZX alinhado pela Clayton Cunningham Racing – que por um daqueles acasos do destino, vencera também as 24h de Daytona, a prova de abertura do EXXON World SportsCar Championship, o campeonato que sucedeu o IMSA GT Championship, após a extinção definitiva dos Protótipos enquadrados no regulamento do Grupo C.

Na versão de rua, era conhecido no mercado japonês como o Fairlady Z, ganhando um visual bem mais “brabo” pra competição. Tinha motor (VG30DETT) 3 litros biturbo e era equipado com pneus Yokohama.

A trinca venceu em Sebring completando 327 voltas e além dessa conquista, chegariam também num excepcional 5º lugar geral nas 24h de Le Mans, ganhando na categoria IMSA GTS.

Há 24 anos, direto do túnel do tempo.

13 comentários

  1. Pedro Ribeiro disse:

    Rodrigo, o Pipo Derani não havia vencido as 24h de Daytona E 12h de Sebring em 2016 com a ESM Tequila Patrón motorizada com um Nissan? Dois anos é TANTO tempo assim? ;-)

  2. Levi disse:

    Tem esse carro no Forza.

    Fez o mesmo em Daytona que a McLaren F1 GTR em Le Mans no ano seguinte!

  3. rodrigo botana disse:

    Mattar o saudoso ator Paul Newman correu com esse mesmo carro as 24 horas de Daytona nos anos 80 não correu?paul newman foi o piloto mais velho a correr daytona aos 75 anos

  4. rodrigo botana disse:

    mattar uma sugestão a fox podia mandar cobrir en loco esse ano uma prova da imsa ,com voce nos comentarios e o téo jose narrando, ja pensaram nisso?:seria dez

  5. Fernando Silva disse:

    Eu pensei o mesmo do colega lá no primeiro comentário, mas lembrei que o motor da Tequila Patron em 2016 era um Honda, e não Nissan…pois bem, a Nissan poderia até pensar em retormar o projeto fracassado em 2015, não necessariamente naqueles moldes, mas um novo em carro LMP1 em parceria com a Onroak, tomando como base o desenvolvimento desse DPI msm…e se o Pipo for o principal piloto, o projeto já tem um enorme para vencer.

  6. Renan Farias disse:

    Rodrigo não sei se estou enganado mas esse modelo da Nissan que ganhou em Sebring em 94,competiram de igual pra igual com o Porsche “Illegal” 962 gt1 em Le Mans pois eu vi pelos tempos de volta em que os carros fizeram tempos na classificação no com minimo dois segundos de diferença?

    • Rodrigo Mattar disse:

      É, em qualificação foi assim. Mas na corrida, caro Renan, os Porsche da Dauer tinham boa autonomia. Por isso ganharam. A Nissan conseguiu um ótimo resultado, considerando os fatos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>