MENU

20 de março de 2018 - 20:06Automobilismo Nacional, Endurance

Endurance Brasil: Tubarão abre Gaúcho com vitória em Guaporé

RIO DE JANEIRO - A temporada brasileira de Endurance deu a largada em Guaporé no último sábado com o Campeonato Gaúcho da modalidade – o início do Brasileiro estava marcado justamente para 17 de março e em Tarumã. Mas o início foi adiado: muitos projetos ainda estão em andamento, alguns carros não estão prontos e principalmente a ênfase de vários competidores será mesmo a disputa pelo título nacional. O que explica o baixo quorum de carros na serra gaúcha – apenas 14 bólidos alinharam.

Com novo companheiro de equipe no MC Tubarão IX #5 – Júlio Martini assumiu no lugar de Franco Pasquale – Tiel Andrade fez a pole position para os 3,080 km do Autódromo Nelson Luiz Barro com o tempo de 1’06″328, 0″328 melhor que o MCR Grand-Am Lamborghini V10 do trio Humberto Giacomello/Fernando Poeta/Cláudio Ricci. A ótima novidade foi a estreia de uma Ferrari 458 GT3 – Peter Ferter e Ricardo Mendes dividiram o carro #155 e conseguiram com o único GT3 inscrito o terceiro tempo do grid.

Nas primeiras duas horas, Tiel e Martini lideraram tendo Daniel Claudino e Ian Jepsen Ely com o MCR #71 no encalço e como o único carro na mesma volta. Mas após esse período, o carro da Satti Racing enfrentou problemas e teve que baixar para a 7ª colocação. A vitória veio com absoluta folga a partir daí – seis voltas de frente para Rafael e Gustavo Simon, vencedores da classe P3 com o MRX de motor 8V preparado pela Motorcar Racing.

Ricardo Mendes/Peter Ferter fecharam com o 3º posto geral no retorno do antigo carro de Cacau Ricci/Rafael Derani, à frente do Lamborghini LP520 de Pierre Ventura/Telmo Tecchio, vitorioso entre os inscritos na GT4. Aldoir Sette e Ney Faustini terminaram em quinto com o MRX Honda 20V e fecharam como vencedores do evento na P2.

Resultado final em Guaporé:

1. #5 Tiel de Andrade/Júlio Martini
Protótipo MC Tubarão IX Ford Duratec Turbo – classe P1
136 voltas em 3h00min38seg777

2. #56 Rafael Simon/Gustavo Simon
Protótipo MRX Volkswagen 8V – classe P3
a 6 voltas

3. #155 Ricardo Mendes/Peter Ferter
Ferrari 458 GT3 – classe GT3
a 6 voltas

4. #10 Pierre Ventura/Telmo Tecchio
Lamborghini LP520 – classe GT4
a 8 voltas

5. #7 Aldoir Sette/Ney Faustini
Protótipo MRX Honda 20V – classe P2
a 9 voltas

6. #44 Rubem Ghisleni/João Cardoso/Cali Crestani
Protótipo MRX Volkswagen 16V – classe P2
a 11 voltas

7. #71 Ian Jepsen Ely/Daniel Claudino
Protótipo MCR Volkswagen Turbo – classe P1
a 12 voltas

8. #64 Sérgio Ribas/Guilherme Ribas
BMW M3 – classe GT4
a 12 voltas

9. #65 Nilson Cintra Ribeiro/José Roberto Ribeiro
Protótipo MRX Ford Duratec Turbo – classe P1
a 27 voltas

10. #43 Gustavo Tomazini/Gustavo Frey
Protótipo MRX Volkswagen 8V – classe P3
a 31 voltas

2 comentários

  1. Fernando Silva disse:

    Muito legal. Ano passado não deu, mas este ano vou tentar prestigiar a etapa do campeonato brasileiro aqui em São Paulo.

  2. Carlos Giacomello disse:

    A boa novidade do fim de semana de Guaporé é a (finalmente) preocupação com os carros das categorias inferiores. A partir da próxima etapa será criada a P4 para carros mais “fracos”(motor 8 válvulas, cambio H). Esta categoria terá incentivo através de custo reduzido no valor da inscrição e um jogo de pneus “de grátis”. Ótima iniciativa haja visto que nas ultimas duas temporadas a porta de entrada da Endurance praticamente havia sido fechada(pela escalada de custos), em beneficio das categorias top. Quem sabe o grid volte a ser superior aos 40 carros como já foi no passado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>