IMSA: 43 carros para as 12h de Sebring

26815061_10156122372069540_4060567105884508791_n

RIO DE JANEIRO (atualizado quinta-feira, 10h35) – A IMSA acaba de divulgar em seu site a lista de inscritos para a 66ª edição das 12h de Sebring, que acontecem no próximo dia 17 na Flórida. A segunda etapa do Weather Tech SportsCar Championship terá 43 carros – sete a menos do que se viu em Daytona, na abertura do campeonato.

No total, são 16 Protótipos, nove GTLM e 18 GTD. Lista oficial AQUI.

Na classe Prototype, onde os Cadillac DPi-V.R continuam sendo os bólidos a serem batidos, nenhuma surpresa a não ser a ausência do Riley Multimatic MK30 da BAR1 Motorsports, que a julgar pelo desempenho ridículo na primeira prova do ano não será sentida.

Vencedor das 12h de Sebring em 2015 e tricampeão das 24h de Daytona, Christian Fittipaldi encabeça a lista de destaques brasileiros na divisão principal da IMSA, junto a Felipe Nasr, Pipo Derani e Hélio Castroneves – os três que disputarão a temporada completa defendendo, respectivamente, AX Racing, Tequila Patrón ESM e Acura Team Penske.

Bruno Senna retornaria com a United Autosports, equipe inscrita no NAEC com um carro. Só que o piloto brasileiro passou por uma cirurgia (não tenho a informação qual teria sido) e está em convalescença. Por recomendação médica, teve de recusar convites para a Corrida de Duplas da Stock Car e também ficará de fora das 12h de Sebring. Alex Brundle, que participou do Winter Test pela equipe, deverá ser o substituto do brasileiro. A conferir.

Outras novidades são a presença do francês Nelson Panciatici no “Banana Boat” da JDC-Miller Motorsports e a Performance Tech Motorsports é a única equipe com quatro pilotos, já que Joel Miller volta a bordo do #38.

Com relação ao sempre polêmico Balance of Performance (BoP), após os testes de inverno realizados lá mesmo em Sebring a IMSA anunciou mais um lastro extra no Cadillac DPi-V.R, cujo peso mínimo sobe para 950 kg. Os protótipos Acura ARX-05 e Nissan Onroak DPi sofrem decréscimo de pressão do turbo, com os carros da Penske sendo penalizados na faixa de 2 mil até 7550 rpm, enquanto nos bólidos da Tequila Patrón a mudança vai na faixa útil de 6000 a 7600 rpm.

Também os carros do time do Capitão Roger perdem 1 litro no reservatório de combustível, baixando para 76. Os Mazda RT24-P DPi ganharam mais dois, subindo para 80. Lembrando que a partir de Sebring os protótipos têm um tempo mínimo de 30 segundos para o reabastecimento, após a polêmica deflagrada pela penalização à Montaplast by Land Motorsport em Daytona, por infringir – segundo a IMSA – o BoP quanto ao fluxo de combustível a cada pit stop.

A classe GTLM tem os suspeitos de sempre e a Risi Competizione confirmou a trinca Toni Vilander/James Calado/Ale Pier Guidi na Ferrari #62. A Porsche levará Fred Makowiecki e Gianmaria Bruni para compor suas trincas e na BMW o brasileiro Augusto Farfus não estará presente desta vez. Nicky Catsburg é que será o parceiro de Jesse Krohn e John Edwards no #24. A Ford defende a liderança conquistada em dobradinha nas 24h de Daytona com as mesmas trincas do triunfo inicial, incluindo Sébastien Bourdais e Scott Dixon – mais do que confirmados nas 24h de Le Mans.

Em relação ao BoP, poucas mudanças. A BMW M8 GTE sofre uma “dieta”, perdendo 20 kg no peso mínimo. Os bávaros veem também o motor de seus carros ganhar potência na faixa útil de 5 mil a 7500 rpm. Quanto ao reservatório de combustível, BMW e Porsche ganham mais dois litros cada. O tempo mínimo de reabastecimento da GTLM em Sebring será de 34 segundos.

Na divisão GTD, surpreende a Grässer Racing Team ausente após a vitória na abertura do campeonato em Daytona, como também é uma grata novidade a inclusão da Spirit of Race no plantel com o mesmo quarteto da primeira etapa – o que significa que Daniel Serra volta a bordo do carro com o qual conquistou a pole position na abertura do campeonato.

Em relação ao plantel de equipes, além das ausências da Grässer, Manthey Racing e Risi Competizione, destaca-se a estreia de um quarto Acura NSX-GT3 alinhado pela C.J Wilson Racing – equipe do ex-pitcher da Major League Baseball (MLB). Casado com uma brasileira, o californiano de 37 anos inscreve a trinca Til Bechtolsheimer/Marc Miller/Kuno Wittmer em seu debute. O carro #36 também será visto em Watkins Glen e na Petit Le Mans.

A 3GT Racing confirmou que terá o canadense Kyle Marcelli em Sebring, contudo não fechou questão qual será o carro do canadense. O italiano Alessio Picariello estreia no #29 da Montaplast by Land Motorsport, junto a Sheldon Van der Linde e Christopher Mies, enquanto Corey Lewis volta ao campeonato no #48 da Paul Miller Racing.

Outras novidades são Tom Dyer no Acura #69 da HART junto a Ryan Eversley e Chad Gilsinger, além de Dillon Machavern fazendo sua estreia no Weather Tech defendendo a Turner Motorsport junto a Markus Palttala e ao gentleman driver Don Yount.

O BoP penalizou – adivinhem? – os Mercedes-AMG GT3, que ganharam 20 kg a mais (peso mínimo de 1390 kg), e em contrapartida ganharam mais 1mm nos restritores (36mm) de ar do motorzão 6,2 litros V8. Terão ainda o reservatório de combustível alterado para 101 litros, dois a mais que em Daytona. Também os Lexus RC-F sofrem mudanças nos restritores de ar (subindo para 39mm) e um litro a mais no tanque (99 litros). O tempo mínimo de reabastecimento da GTD será de 40 segundos.

Com a mudança neste domingo para o horário de verão nos EUA, a Flórida fica 1h à frente de Brasília no fuso. Atenção aos horários (hora nossa):

Quinta-feira (15/03)
12h – treino livre #1
16h10 – treino livre #2
20h35 – treino lire #3

Sexta-feira (16/03)
9h – treino livre #4
13h30 – treino de classificação

Sábado (17/03)
11h40 – largada para a 66ª edição das 12h de Sebring

Comentários