Lá vai Montoya para Le Mans…

20175121953469_JGS_8244-1_II
Juan Pablo Montoya: um concorrente de peso para Fernando Alonso em busca da Tríplice Coroa do automobilismo. Se bem que o espanhol terá que vencer as 500 Milhas de Indianápolis e Le Mans é o que falta ao colombiano. Vai ser divertido…

RIO DE JANEIRO – Fernando Alonso ganha um concorrente de peso na busca pela Tríplice Coroa do automobilismo mundial – embora saibamos que o asturiano ainda está um pouco longe de seu objetivo. Bicampeão das 500 Milhas de Indianápolis e vencedor do GP de Mônaco de Fórmula 1, o colombiano Juan Pablo Montoya é o mais novo confirmado para a 86ª edição das 24 Horas de Le Mans, segunda etapa do FIA WEC na Super Season 2018/19.

Na última semana, a United Autosports – mesma escuderia inclusive pela qual Alonso estreou no Endurance em Daytona e que também contou com a presença do brasileiro Bruno Senna naquela oportunidade – admitiu haver ‘conversas em andamento’ para que houvesse um acordo com o piloto de 42 anos, hoje defendendo a Penske apenas no IMSA Weather Tech SportsCar Championship com um protótipo Acura ARX-05 DPi.

Óbvio que Montoya levou o convite do time de Richard Dean e Zak Brown aos ouvidos de Roger Penske e Tim Cindric e, claro está, nenhum dos dirigentes se opôs. Nesta quarta-feira, foi celebrado o anúncio: Montoyucho vai andar no carro #32 – um Ligier JS P217 LMP2 – junto a Hugo De Sadeleer e Will Owen, que no European Le Mans Series deste ano formarão trinca com Wayne Boyd.

“Estou muito feliz pela experiência de poder guiar em Le Mans”, confessou o colombiano. “A equipe (United Autosports) me deixou impressionado porque no ano passado eles terminaram em 5º lugar na geral. Sempre acompanhei o evento e agora finalmente faço parte dele. Espero que possamos ter uma chance de vitória”, finaliza Montoya.

“Ele é um grande cara”, diz Richard Dean. “Acho que serve perfeitamente para nós em Le Mans. Na prova de Daytona, quando foi nosso adversário, nos deixou muito impressionados com sua postura no tráfego. O tempo passou e ele não perdeu nem um pouco de sua velocidade e determinação”, diz o dirigente e sócio de Zak Brown na United Autosports. “Acho que essa experiência e velocidade que ele trará é exatamente o que precisamos para uma corrida difícil como as 24h de Le Mans”, assentiu Dean.

Para o carro #22 que também está inscrito em Sarthe, a equipe deve se decidir em breve sobre quem dividirá o cockpit com Filipe Albuquerque e Phil Hanson, que formarão dupla no ELMS. O escocês Paul Di Resta, que serviu ao time em Daytona e Sebring, é forte candidato a completar a tripulação.

Uma curiosidade: o tio de Juan Pablo, Diego Montoya, disputou as 24h de Le Mans uma vez. Foi em 1983, com um protótipo Sauber C7 de motor BMW 6 cilindros em linha, inscrito pela Sauber Racing Switzerland para o trio Diego Montoya/Tony Garcia/Albert Naon Júnior. A trinca conseguiu um respeitável 9º lugar na classificação geral – únicos a ‘furar’ o predomínio da Porsche naquela prova, o que valeu uma citação em peça publicitária dos alemães, que exaltaram o resultado em Sarthe com nove carros no top 10 e o único não-Porsche citado foi o Sauber do trio do pai de JPM.

Comentários

  • Sua reação ao meu comentário no Facebook foi extermamente facista ! Perdi toda a admiração que tinha por você ! Tenha uma boa sorte e seja feliz !

    • Pelo que vimos ano passado, é muito difícil, mas não impossível um P2 vencer overall, principalmente porque a única equipe oficial de fábrica neste ano costuma não ter um pingo de sorte em Sarthe…

      • A diferença é que a Toyota não vai ter que andar no limite, como quando tinha a Porsche.

        Mesmo se todos os p1 quebrarem dificil uma vitoria de um Ligier, até os Dallaras estão a frente, mas a Dallara não tem nenhuma equipe boa, somente a SMP.

      • E nem sabemos se os Dallara LMP2 são realmente bons. Também não sabemos que pilotos a SMP vai escolher pra correr ao lado do Shaytar.

        Os favoritos de LMP2 são os Oreca e, se eventualmente a Toyota tiver problemas, a mais capacitada a beliscar um bom resultado é a Rebellion.

  • Olha…não é impossível uma vitória do Montoyucho…tanto overall como in class…embora saibamos que o Onroak Ligier JsP17 ainda está aquém em desempenho perante rivais como o Dallara e, principalmente, o Oreca.
    Mas, caso todos os P1 tenham problemas, como ocoreu na última e ele consiga a improvável vitória, fico imaginando a cara do Dom Fernando após a prova…Toyota costuma ter uma espécie de “zica” la…

  • Jair Bolsonaro não é Fascista mas enquanto tiver gente pensando que ele é só lamento.E a parte bacana o Montoya tentar Le Mans boa sorte a ele

  • Fala galera!
    Primeiro que este blog é e fala sobre automobilismo.
    Sensacional notícia….excelente para a prova, maravilhosa para categoria.
    Mais um nome sul-americano de peso(nada contra a barriga dele) para aumentar o plantel da força expedicionária latina em Le Mans.
    Coloque rodas numa banheira de ferro fundido que Montoya faz a pole!
    Piloto brilhante….aquela “jantada” que ele deu no Schumacher na primeira perna da bus stop em SPA foi inesquecível…na freada o alemão ficou por dentro, e aí o colombiano veio por fuera e bye bye Schumi….FORÇA MONTOYA!!!!
    Olha galera: o retrospecto da Toyota em Sarthe não é dos melhores, são 24 horas com o pé no porão….
    Vai ser uma senhora prova, como sempre é todas as corridas em Le Mans.
    Ansiosíssimo por novamente acompanhar “O MAIS LONGO DOS DIAS”.

      • Puxa Levi, que bela lembrança a tua!! Bota cartão de visitas nisso!!! Surpreendeu o Schummy e fazia ótima corrida até ser abalroado por trás!!!

  • Rodrigo,

    Le Mans este ano, apesar do favoritismo da Toyota que tem que desenterrar o sapo com seu nome costurado lá, vai ser, desculpe a expressão, do CARALHO

  • Salve Rodrigo

    Obrigado pelas noticias sempre atuais sobre a mais lendária das corridas de carros do mundo as 24 horas de LE MANS. . Apesar das sentidas ausências como a da PORSCHE na LMP1 a prova não perde a sua magia. A Tríplice Coroa do automobilismo mundial é assunto muito interessante e acho que Juan Pablo Montoya é o único a conquistar esta coroa que esta a tento tempo nas mãos de Graham Hill.. Torço pela vota das grandes marcas, como AUDI,MERCEDES, BMW .Abraços