Mazda fecha com 1-2 o treino noturno em Sebring

77mazda1
Mazda na cabeça: 1-2 para os protótipos DPi do construtor japonês, agora associado à Joest Racing, no treino noturno de hoje em Sebring (Foto: Brian Cleary/BCPix.com)

RIO DE JANEIRO – Após o domínio da Penske nas duas primeiras sessões desta quinta-feira, como início da preparação para as 12 Horas de Sebring, a Mazda conseguiu o 1-2 no terceiro treino, encerrado há pouco e realizado em grande totalidade no período noturno.

O #77 ficou na frente com o alemão René Rast. O tempo de 1’48″233 nem de longe foi o mais rápido do dia. Nenhuma das equipes da classe Prototype preocupou-se com velocidade e sim com a questão de aclimatar os equipamentos para as condições adversas em que a noite cai e a visibilidade piora. Todo mundo meio que escondendo o jogo para a disputa da pole position amanhã.

A segunda posição foi do britânico Harry Tincknell, com o brasileiro Felipe Nasr em 3º – o piloto da Whelen Engineering/AX Racing ficou a 0″150 do adversário, com o Nissan Onroak DPi de Olivier Pla em quarto. Romain Dumas fez uma ótima volta a bordo do #54 da CORE Autosport e ficou em quinto, seguido por Filipe Albuquerque no outro Cadillac DPi-V.R da Mustang Sampling/AX Racing.

Dentre os demais brasileiros, o que menos andou na sessão noturna foi Pipo Derani no Nissan Onroak DPi #22, apenas seis voltas. Hélio Castroneves fez um stint de 13 giros e marcou 1’51″876. Christian Fittipaldi percorreu 12 voltas e marcou 1’50″476.

A Ganassi segue dominante com seus Ford GT EcoBoost na principal divisão de Grã-Turismo, a GTLM: Dirk Müller fez 1’57″371 em sua melhor volta e registrou o melhor tempo da categoria após o primeiro dia de treinos. O alemão foi 0″283 mais veloz que a BMW M8 GTE guiada pelo britânico Alexander Sims. O Porsche #912 foi terceiro com Laurens Vanthoor, seguido pelo outro Ford com Richard Westbrook. Ale Pier Guidi e John Edwards completaram os seis primeiros.

Até agora, a Corvette não mostrou muita coisa em Sebring – ou está escondendo, até demais. Os “trovões” amarelos não passaram de sétimo e oitavo no terceiro treino, suplantando apenas o Porsche #911. Veremos se realmente o BoP foi cruel com os carros do construtor ianque na qualificação…

Por fim, na GTD a melhor volta foi da BMW M6 GTD da Turner Motorsport, graças ao finlandês Markus Palttala. O piloto marcou 2’00″970, apenas 0″082 à frente de Daniel Serra, que fez uma volta excelente com a Ferrari #51 da Spirit of Race. Sheldon Van der Linde foi o terceiro mais veloz com o Audi da Montaplast by Land Motorsport, seguido por Andrew Davis (Magnus Racing), Patrick Long (Wright Motorsports) e Jack Hawksworth (3GT Racing). Cinco construtores diferentes nos seis primeiros lugares.

A Michael Shank Racing segue no febril trabalho de reconstrução do carro #93 da trinca Justin Marks/Lawson Aschenbach/Mario Farnbacher, que foi à nocaute mais cedo em virtude de um acidente forte. Peças adicionais foram embarcadas de Ohio, estado sede da MSR, para a Flórida, com o objetivo de deixar pronta a seção dianteira do bólido. A causa da batida foi uma falha de freios.

Com a participação no qualifying posta em dúvida, a equipe estuda colocar o carro na pista para o warm-up que será realizado três horas antes da largada, caso tudo esteja pronto, para uma checagem geral.

O quarto e último treino livre será realizado nesta sexta-feira às 9h da manhã (horário de Brasília). A definição do grid será a partir de 13h30, com transmissão ao vivo no site da IMSA.

E fiquem ligados porque sábado o Fox Sports terá um dia de gala para o automobilismo: abrimos às 11h30 com as 12h de Sebring até o início da transmissão da Fórmula E, com o ePrix de Punta del Este. Na sequência, mais um pouquinho das 12h de Sebring, com a Nascar Xfinity Series em Fontana logo após e, ao término dessa corrida, voltamos com Sebring até a quadriculada.

O timaço de narradores e comentaristas estará todo em ação. Hamilton Rodrigues e eu abrimos os trabalhos com a IMSA; Teo José faz a Fórmula E com Flavio Gomes e Thiago Alves; o Hamilton vem com a Nascar ao lado do mestre Edgard Mello Filho, que continua comigo e com o Thiago até o fim da prova de Sebring.

Comentários

  • Eu acho que o BoP vai ajudar e muito a BMW, em Sebring é importante ter motor forte e eles ganharam potência e alguns litros no tanque.

    Por outro lado, o chão dessa pista é absolutamente horrível e um destruidor de carros, então não dá pra cravar muita coisa antes da corrida. Performance não basta pra vencer em Sebring…

    Nos protótipos eu não arrisco nenhum palpite. Vai ganhar quem sobreviver!

  • Xará, será um fim de semana inesquecível para os fãs de automobilismo. Da minha parte, aproveitarei para consolidar a paixão pelo esporte a motor no meu filho.

  • Nenhuma noticia a respeito do Negri Jr? Cheguei a perguntar à ele(tenho-o como amigo nas redes sociais), mas não me respondeu.

  • Rapaz voces trabalham demais e muito bem, parabens a todos do time, orgulho de ser telespectador da fox, e sou seu fã rodrigo mattar, nao esquece se vir a sp to lhe devendo uma cervejas

      • Pois é Rodrigo… No Brasil o cara que fala com conhecimento de causa incomoda muito…Infelizmente o MESTRE Edgard é só mais uma vitima…Devo a ele e as transmissões ESPETACULARES do DTM na extinta TV Manchete uns 80% desse vicio em coisas que se movem sobre rodas…Desejo uma boa transmissão a toda equipe FOXSports….Abraço

      • Quem fala pelos cotovelos, e só besteiras, é o papagaio esquizofrênico (GB). O Edgard fala com conhecimento de causa e na medida certa.

      • Nada contra, na década de 90 mandava bem até. Só acho que ele poderia falar de uma forma mais comedida e pausada e porque não virar um escriba como você ex-gato mestre