Mundial de Endurance: anunciados 37 carros para as 6h de Spa
RIO DE JANEIRO – A espera tem sido longa e a contagem regressiva – felizmente – está próxima do fim. O início do campeonato bienal do Mundial de Endurance, a Super Season, será em 5 de maio – um sábado – com as 6h de Spa-Francorchamps. E o FIA WEC anunciou hoje a primeira lista de inscritos para a abertura do campeonato. E o grid terá 37 carros, até porque a corrida da Bélgica é um bom teste dinâmico para as 24h de Le Mans.
Lista das 6h de Spa-Francorchamps AQUI
Além dos 36 inscritos do WEC, há a adição de um carro extra – a G-Drive Racing entra em parceria com a TDS Racing com um protótipo Oreca LMP2 para Roman Rusinov e Jean-Éric Vergne, além de mais um piloto a ser designado. Com isso, serão oito os carros dessa subclasse, com a estreia da Racing Team Nederland e da DragonSpeed, além do regresso da Larbre Competition.
Na classe LMP1, além dos 10 carros previstos para a Super Season, algumas confirmações: os jovens russos Egor Orudzhev e Matevos Isaakyan farão sua estreia no Mundial de Endurance no carro #17 da SMP Racing, ao lado do experiente Stéphane Sarrazin. Nada mais justo, porque eles ajudaram desde o início no desenvolvimento desse carro. Vitaly Petrov passa ao #11 na companhia de Mikhail Aleshin, enquanto falta definir ainda o terceiro piloto do time russo.
Será o reencontro de rivais da extinta World Series Fórmula V8, já que Orudzhev e Isaakyan terão a companhia de Pietro Fittipaldi, que igualmente debuta pela DragonSpeed, substituindo Renger Van der Zande. Nem todas as equipes ainda definiram seus pilotos: a ByKolles só confirmou Oliver Webb e a Manor, por enquanto, vem de Charlie Robertson num carro e Oliver Rowland no outro.
Mas há muitos mais motivos para se assistir às 6h de Spa-Francorchamps, começando pelo bicampeão mundial de Fórmula 1 Fernando Alonso, grande atração da Super Season junto com a Toyota, que é franca favorita ao título. Na Rebellion Racing, três campeões mundiais no WEC estarão juntos: Bruno Senna, Neel Jani e Andre Lotterer dividem um dos bólidos daquela que é a segunda força da competição.
O plantel da LMP2 também nos traz vários nomes novos em toda a história do WEC, incluindo um veteranaço (61 anos) como o holandês Lammers e seu compatriota Frits Van Eerd; o trio de malaios do #37 da Jackie Chan; a estreia do folclórico Pastor Maldonado pela DragonSpeed; os franceses Gabriel Aubry, Erwin Creed e Romano Ricci e – claro – dois brasileiros que estarão a bordo ‘full season’: André Negrão pela Signatech-Alpine e Fernando Rees pela Larbre.
Na LMGTE-PRO, a novidade será a estreia de Tony Kanaan no Mundial de Endurance via Ford: o baiano de 43 anos disputará também as 24h de Le Mans e a participação dele em Spa serve como preparação para a segunda visita a Sarthe. Tony estará no #67 junto a Harry Tincknell e Andy Priaulx. Billy Johnson foi também escalado no #66 com Stefan Mucke e Olivier Pla.
Dentre os 10 carros inscritos, apenas a AF Corse – dos campeões Ale Pier Guidi e James Calado – e a Porsche não inscrevem três pilotos em seus carros. A princípio, Augusto Farfus vai disputar as 6h de Spa-Francorchamps com a BMW M8 GTE #82 que terá também o português Antônio Félix da Costa e o britânico Alexander Sims – que é normalmente piloto da marca bávara na IMSA. Na Aston Martin, o “Dane Train” de Nicki Thiim e Marco Sorensen terá a companhia de Darren Turner, com Jonathan Adam formando tripulação com os novos recrutas – Maxime Martin e Alex Lynn.
O rico plantel em carros da LMGTE-AM também é cheio de caras novas e a equipe Dempsey Racing-Proton é a única a não ter definido na totalidade os seus pilotos. Por enquanto, Christian Ried terá Matt Campbell como parceiro no #77 do time alemão em parceria com o galã de Hollywood Patrick Dempsey, enquanto Matteo Cairoli alinhará no #88 junto ao compatriota Giorgio Roda e ao árabe Khaled Al-Qubaisi, que volta à competição na Super Season.
Paul Dalla Lana, Matthias Lauda e Pedro Lamy se reúnem de novo para tentar defender o campeonato conquistado ano passado e a classe terá pelo menos três novas equipes: a alemã Project 1, com um Porsche; a japonesa MR Racing, parceira técnica da AF Corse, com Ferrari e a britânica TF Sport.
Entre os novatos confirmados para 2018/19, as 6h de Spa-Francorchamps verão a estreia de Patrick Lindsey e Eddie Cheever III (EUA), Egidio Perfetti (Noruega), Motoaki Ishikawa (Japão), Matt Campbell e Alex Davison (Austrália), Giorgio Roda (Itália), Euan Hankey e Charlie Eastwood (Grã-Bretanha).
E também já temos o cronograma de horários para a 1ª etapa do campeonato. Spa-Francorchamps está +5h em relação a Brasília e o blog traz tudo no nosso horário. Acompanhe:
Quinta-feira, 3 de maio
7h às 8h30 – Treino livre #1
11h25 às 12h55 – Treino livre #2
Sexta-feira, 4 de maio
6h às 7h – Treino livre #3
8h às 8h25 – Treino classificatório (LMGTE-PRO/LMGTE-AM)
8h35 às 9h – Treino classificatório (LMP1/LMP2)
Sábado, 5 de maio
8h26 – Bandeira verde para a formação do grid de largada
8h30 às 14h30 – FIA WEC 2018/19, 6h de Spa-Francorchamps
OPA….ENDURANCE EM SPA É SEMPRE UMA ÓTIMA PEDIDA…GRID DE ALTO NÍVEL PARA RESSUSCITAR A CATEGORIA.
Sensacional este grid…seria ainda melhor se na Pro já fosse possível também a participação do Daniel Serra e do Pipo Derani. Mas, um cara que teve pouca badalação porém andou muito (muito mesmo…) em Le Mans 2017 foi o TK…olho nele…
Acho (só acho) que tem Stock no mesmo fim de semana – por isso o Daniel não iria pra Spa e nem o Derani, por conta da IMSA. Mas só de possivelmente termos os dois em Le Mans será sensacional.
Pena mesmo…mas em compensação teremos o TK e, como eu disse, esse não teve muita badalação em Le Mans mas andou demais sendo um dos mais rápidos da LMGTE Pro em seus turnos de pilotagem…ele pode aprontar…
É, Fernando… até comentei isso aqui no blog, que em ritmo de corrida ele não ficou em nada a dever aos caras que tem mais horas de voo em Le Mans do que o Zeppelin na II Guerra.