Para quem não viu: VLN, etapa #1 – 64. ADAC Westfalenfahrt

chronik_vln1
Os primeiros vencedores no VLN foram Kévin Estre, Earl Bamber e Laurens Vanthoor com o Porsche da foto

RIO DE JANEIRO (Ein Prosit!) – Começou hoje na Alemanha o sensacional VLN, sigla para Veranstaltergemeinschaft Langstreckenpokal Nürburgring – que em bom português significa Associação dos Organizadores de Corridas de Endurance em Nürburgring. Um campeonato com regras bem peculiares, que corre apenas num único circuito no ano inteiro e, pensando bem, precisa de outro?

O Nordscheleife com seus mais de 28 km de percurso é um desafio por si só que não necessita de substituto e de subterfúgios. O que muda, eventualmente, é a duração das provas lá realizadas. Hoje, na corrida inaugural da temporada 2018 – a 64. ADAC Westfalenfahrt, tivemos uma disputa com 28 voltas ou 4h de duração. Que é mais ou menos o padrão da série, com mais oito etapas por cumprir após esta deste sábado – com início adiado em mais de uma hora por conta do mau tempo.

Pelo menos não nevou ou não choveu no Ring. O problema foi a neblina, que seria um prato cheio no meio da floresta para provocar problemas crônicos de falta de visibilidade..

A vitória ficou com uma trinca de peso: Kévin Estre/Earl Bamber/Laurens Vanthoor fizeram as honras com o Porsche 911 GT3-R #911 da Manthey Racing, derrotando por 51 segundos apenas o Audi R8 LMS de Nico Müller/Markus Winkelhock. O Team Falken completou o pódio geral e da classe SP9 PRO com Klaus Bachler/Sven Müller.

A quarta posição ficou com outro Audi, guiado pela trinca Sheldon Van der Linde/Kelvin Van der Linde/Christopher Mies e inscrito pela Montaplast by Land Motorsport. A Mercedes de Renger Van der Zande/Edoardo Mortara/Dominik Baumann chegou a liderar no início, mas perdeu terreno e teve que se contentar em fechar o top 5.

Incríveis 173 carros – isso mesmo, CENTO E SETENTA E TRÊS – estavam na lista oficial de inscritos. Mas “apenas” 157 largaram, num total de vinte e sete diferentes subcategorias.

Confira a íntegra da disputa no vídeo abaixo.

Comentários

  • Não tem nada mais prazeroso do que pilotar nessa pista com tantos carros, mesmo no GTR2 (simulador de 2004) com 100 carros na pista você tem aquela sensação de estar sempre negociando ultrapassagens com carros inferiores, e vencendo 2h de corrida com diferença de 50segundos para o 2º colocado.