PWC: temporada do SprintX começa em Austin; mais de 100 carros aguardados no COTA

banner_2018-03-cotaRIO DE JANEIRO – Prevista para este fim de semana no Circuito das Américas (COTA) em Austin, capital do Texas, a 2ª rodada do Pirelli World Challenge promete injetar um gás que faltou na etapa inaugural em St. Petersburg. Na prova da Flórida, o grid da primeira etapa Sprint foi muito baixo nas classes GT e GTA, surprendendo positivamente na GTS e GTSA, que contaram com quase 30 bólidos na pista. Mas as coisas parecem caminhar melhor para o início do campeonato no formato SprintX, com troca de pilotos e duração de 60 minutos por bateria ao invés dos 50 nas provas sem revezamento de participantes.

Cada categoria terá duas provas por disputar no fim de semana, com a estreia da divisão TCR junto à subclasse TCA, formando um pelotão com 28 inscritos – catorze em cada classe. A TC vai correr em separado e o total é de 17 inscritos.

Audi, Volkswagen, Honda, Alfa Romeo e Hyundai compõem o grid da nova subclasse do Pirelli World Challenge, com destaque para a participação da equipe RealTime – que até o ano passado tinha dois Acura NSX-GT3 à disposição – e dois Honda Civic Type-R TCR para Ryan Eversley e Nick Esayan. Os experientes Michael Lewis e Mark Wilkins vão alinhar com os i30 N TCR do construtor sul-coreano Hyundai na equipe do ex-piloto de Fórmula Indy Bryan Herta.

Já nas classes de Grã-Turismo, o plantel está igualmente cheio, com 38 carros previstos para as duas provas da GTS no formato SprintX. Vencedor das duas provas de St. Pete no Camaro #1 da Blackdog, Lawson Aschenbach terá Andy Pilgrim como parceiro em Austin. E nem todos os destaques da corrida inicial estarão no COTA: a Mühlner Motorsports America não leva o Porsche #21 que foi segundo nas duas baterias com Gabriele Piana e tampouco Drew Staveley, vencedor da GTSA e líder do campeonato com 50 pontos, irá participar com o Ginetta G55 da Ian Lacy Racing.

Questão de opção. Tanto como na prova que deverá reunir as subclasses GT e GT Cup: a previsão é de que o grid tenha mais de 20 carros, com inscrições extras apenas para as provas em dupla.

A divisão Pro terá a princípio sete carros – a Mercedes #2 da CRP Racing com Daniel Morad e parceiro a definir; Álvaro Parente/Andy Soucek num novo chassi Bentley Continental GT3 enviado para a K-PAX Racing; Michael Christensen e Spencer Pumpelly defendendo a Alegra Motorsports no Porsche #24; Daniel Keilwitz formando dupla com Eric Curran no Callaway C7.R; a R.Ferri Motorsport com Toni Vilander/Miguel Molina; Scott Hargrove – vencedor em St. Pete – junto a Wolf Henzler no Porsche #96 da Pfaff Racing e uma inscrição (ainda sem confirmação na lista prévia) da GMG Racing para Mathieu Jaminet e Alec Udell noutro Porsche. A Lone Star Motorsports deve levar sua Mercedes-AMG GT3, tendo confirmado Scott Heckert e Mike Skeen para o evento do COTA.

Na GT Pro-Am, o brasileiro Rodrigo Baptista é um dos que lutará pela vitória: ele terá a parceria do belga Maxime Soulet no carro #3 da K-PAX Racing, disputando a vitória na prova com o #19 de Parker Chase/Ryan Dalziel (Audi R8 LMS da TruSpeed), além de Jeff Segal/Wei Lu na Ferrari #31 da TR3 Racing; Tim Pappas/Jeroen Bleekemolen no Porsche #54 da Black Swan Racing e o Lamborghini Huracán inscrito pela Dream Racing para Yuki Harata/Alessandro Bressan.

O mexicano Martín Fuentes, rival de Baptista na GTA Sprint, vai de GT Am com a Ferrari #07 da Scuderia Corsa, dividida com Caesar Baccarella. A DXDT Racing terá dois carros no COTA para Lawrence De George e David Askew, ainda sem parceiros definidos.

O grid da GT Cup terá cinco carros, com destaque para a Ferrari Challenge alinhada para Marko Radisic/David Roberts pela Precision Driving e mais uma inscrição da Dream Racing, para Ryan Hardwick/Daniele Amaduzzi, num Lamborghini Huracán Super Trofeo.

Como Austin está 2h atrás de Brasília no fuso horário, as provas poderão ser vistas via streaming no Brasil pelo site da categoria ou no YouTube como previsto aqui abaixo.

Sábado (24/03)

TC prova #1 – 14h10

GTS SprintX prova #1 – 15h20

GT SprintX prova #1 – 17h45

TCR/TCA prova #1 – 18h55

Domingo (25/03)

GTS SprintX prova #2 – 12h05

TCR/TCA prova #2 – 14h25

GT SprintX prova #2 – 16h10

TC prova #2 – 17h25

Comentários