MENU

13 de março de 2018 - 00:00Cinema

Siegfried Rauch, o Erich Stahler de “Le Mans” (1932-2018)

0c635d62-b384-491c-ba9d-8ed258179d0e_teaser_700x395x1_5

Com Steve McQueen, nos bastidores do filme “Le Mans”, em 1971. Rauch teve uma longa carreira como artista, atuando desde 1956 até sua morte

RIO DE JANEIRO - Steve McQueen há de encontrar um velho conhecido noutro plano. O ator alemão Siegfried Rauch, o Erich Stahler do filme “Le Mans”, dirigido por Lee H. Katzin, morreu ontem em Untersöchering, na Alta Baviera, aos 85 anos de idade – um mês antes de seu 86º aniversário, que seria em 2 de abril, vítima de insuficiência cardíaca. Era casado com Karin, sua companheira desde 1964 e tinha dois filhos.

Rauch tinha, portanto, 38 anos quando foi chamado para fazer o filme ambientado nas 24h de Le Mans de 1970, em que sua personagem seria rival do Michael Delaney de Steve McQueen. Era o piloto da Ferrari número #8 das cenas finais de disputa em que o carro #5 de Lugo Abratte abandona na última volta e a vitória fica com o #22 de Larry Wilson e Paul-Jacques Dion.

A carreira do ator começou em 1956, quando ele tinha menos de 25 anos. Antes de abraçar a arte, ele queria ser arquiteto. Mas estudou teatro, profissionalizou-se e fez ao todo mais de uma centena de trabalhos no cinema e na televisão. Além de “Le Mans”, ele participou de “Patton, Rebelde ou Herói”, produzido um ano antes da película automobilística. Rauch era o capitão Oskar Steiger no filme que foi agraciado pela Academia com sete estatuetas.

Em seu pais, Rauch foi astro de diversas séries de televisão como “Nem sempre tem que ser caviar”, “A família feliz”, “Das traumschiff” e “The Mountain Doctor”.

Um detalhe que poucos sabiam: o filme “Le Mans” estreitou a amizade entre Rauch e McQueen, a ponto deste se tornar padrinho de seu primeiro filho – fato contado num livro lançado em 2016.

Auf wiedersehen, Siegfried Rauch!

3 comentários

  1. Alessandro Neri disse:

    O maior e melhor filme sobre automobilismo de todos os tempos. Insuperável.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>