Vitória de britânicos e holandeses na 24h Series em Silverstone

Simpson Motorsport_800pix
A Simpson Motorsport, com este protótipo Ginetta G57, venceu as 12h de Silverstone, que começaram na sexta-feira e acabaram ontem, debaixo de mau tempo na Inglaterra

RIO DE JANEIRO – Terminou neste domingo o fim de semana de triplas corridas em Silverstone, válidas pelo Campeonato Europeu das 24h Series organizado pelos holandeses da Creventic. Foram 29 horas de automobilismo na veia, começando com a primeira parte da prova de 12h de duração para Grã-Turismo e Protótipos, encerrando-se com as 24h de Silverstone para a TCE Series – na qual foram incluídas a Proto Series e a GT Series para sete horas de disputa em conjunto.

Após um começo de treinos muito tumultuado, que incluiu a troca do chassi em decorrência de um acidente na quinta-feira e a vinda de um novo monocoque direto da fábrica da Ginetta, a Simpson Motorsport, com o quarteto formado por Stephen Tandy/Bob Berridge/Mike Simpson/Charlie Robertson, venceu a disputa de 12h de duração, com a primeira parte – na sexta-feira – disputada debaixo da típica chuva da Inglaterra.

ROFGO Racing_800pix
Na divisão A6-Pro, a principal dos Grã-Turismo, a surpresa: vitória da Rofgo Racing, que completou em 2º lugar na geral

Os pilotos completaram 278 voltas, uma à frente do 2º colocado geral, que foi a Mercedes-AMG GT3 da Rofgo Racing, conduzida por Stuart Hall/Daniel Brown/Roald Goethe – o que não deixou de ser uma surpresa, já que tiveram um difusor quebrado no contato com outro adversário. Afinal, o favoritismo ao triunfo na classe A6-Pro dos carros de Grã-Turismo estava dividido entre a GRT Grässer Racing Team, a Scuderia Praha e a Herberth Motorsport.

Acabou que a segunda posição da divisão e 3ª na geral teve outra novidade: o Porsche da equipe polonesa Forch, com Patrick Eisemann/Robert Lukas/Zeljiko Drmic. O Lambo #963 ficou mesmo com o quarto posto, seguido da Ferrari #11 da Scuderia Praha.

A Car Collection Motorsport compensou a frustração de ver um de seus carros fora da disputa em razão de uma quebra de embreagem e uma falha no sistema de direção. O #34 guiado por Dr. Johannes Kirchoff/Elmar Grimm/Ingo Vogler acabou por vencer a disputa na divisão A6-Am, com apenas 4″722 de vantagem para o Lamborghini Huracán da Attempto Racing. A atual campeã da classe, a PROSport Performance, conquistou o último lugar do pódio em seu Mercedes-AMG GT3.

Na classe 991 – divisão dos modelos Porsche Cup produzidos entre 2014 e 2016 – ganhou a francesa IDEC Sport Racing, com a formação David Abramczyk/Stéphane Adler/Roman Vozniak/Michael Blanchemain. A Speed Lover faturou a disputa na SPX com seu Porsche 991-I e o solitário Norma M20FC da Kraft Racing sobreviveu: além de ser o único protótipo da divisão CN1 inscrito, recebeu a quadriculada final da corrida.

Finish(2)
Quadriculada da vitória para a Red Camel Jordans nas 24h de Silverstone

A disputa das 24h de Silverstone para carros da TCE Series começou neste sábado e terminou hoje, com vitória da equipe holandesa Red Camel Jordans, após um hiato de dois anos – ironicamente, o último triunfo fora exatamente lá mesmo no circuito britânico de 5,891 km de extensão. Apenas quinze carros estiveram presentes no evento e o índice técnico pode ser considerado bom, já que apenas dois carros não receberam a quadriculada.

A bordo do Seat LCR TCR #303 estavam os irmãos Ivo e Rik Breukers, além do letão Konstantins Calko, que completaram um total de 411 voltas, duas à frente dos também holandeses do Team Bleekemolen. O pódio geral da 24h TCE Series na Inglaterra foi todo dos Seat, já que em 3º lugar terminou o #129 da LCR Racing, todo com tripulação finlandesa.

Na divisão A3, a outra classe que tomou parte das 24h de Silverstone, venceu a BMW 235i Cup1 da Bonk Motorsport, guiada por Martin Kroll/Michael Schrey/Bernd Küpper/Michael Fischer/Gustav Engljaehringer, que chegaram em 6º na geral e derrotaram outra BMW, esta da DUWO Racing, a atual campeã da categoria Cup1. A PDM Motorsport fechou um pódio 100% de carros da BMW na disputa.

A 24h Series volta em Navarra, entre os dias 20 e 22 de abril, para a 2ª etapa do Campeonato Europeu das séries Creventic.

Confira os vídeos de tudo o que aconteceu no fim de semana aqui abaixo.

Comentários