WTCR com tudo pronto para a nova temporada

AUTO - TESTS BARCELONE WTCR - 2018
John Filippi foi o mais rápido da curta pré-temporada do novo WTCR em Barcelona

RIO DE JANEIRO – O novo Campeonato Mundial de Carros de Turismo está com quase tudo pronto para a sua estreia, no segundo fim de semana de abril no Circuito Moulay El-Hassam, em Marrakech, no Marrocos. Com base no regulamento técnico do TCR International Series, a competição dá a largada no dia 7 de abril para a primeira jornada tripla do novo World Touring Car Cup, cuja sigla não será WTCC – mas sim WTCR. Sem o envolvimento dos times oficiais de fábrica, a exemplo do que acontecia com o campeonato extinto ao fim do último ano.

Diferentemente dos carros do regulamento TC1, com motores 1,6 litro e turbocompessor, os modelos TCR têm motores 2 litros turbocomprimidos, movidos a gasolina ou diesel, debitando potências ao redor de 360 cavalos. Os carros são derivados de modelos de produção em série, com quatro ou cinco portas. Peso mínimo de 1250 kg (com piloto) para carros com câmbio original de produção e 1285 kg para carros com câmbio de competição. Só para que os leitores tenham uma ideia, existem 16 séries regionais baseadas neste regulamento e seis outros campeonatos usam os carros TCR – entre elas o Continental Tire SportsCar Challenge, o Pirelli World Challenge, a Super Taikyu Series e a 24h Series.

Por dois dias, os organizadores do campeonato promoveram os Media Days no circuito espanhol da Catalunha, em Barcelona. E nesse evento, foi interessante observar que veteranos de guerras como o francês Yvan Muller e os italianos Gabriele Tarquini, Fabrizio Giovannardi e Gianni Morbidelli abraçaram a causa e tomarão parte da categoria. Não são os únicos com vasta experiência em carros de Turismo, uma vez que o grid ainda tem muita gente que brilhou recentemente no WTCC, caso do próprio campeão de 2017 Thed Björk, junto a James Thompson, Tiago Monteiro, Rob Huff, Tom Coronel, Mehdi Bennani e Norbert Michelisz, por exemplo. Há ainda o argentino Estebán Guerrieri, que fez uma ótima temporada ano passado e se coloca de saída entre os favoritos.

gordon_shedden_bcn_wtcr_2018
Três vezes campeão do BTCC, Gordon Shedden vai de Audi em sua estreia no WTCR

O plantel é completado por pilotos especialistas nos carros TCR e até por um egresso do BTCC – o ultra competitivo Campeonato Britânico de Turismo – o escocês Gordon Shedden, três vezes campeão daquele certame em 2012, 2015 e 2016.

Nesta quinta-feira, após as apresentações, entrevistas e preparação do material de mídia do campeonato, os pilotos experimentaram seus carros em duas sessões coletivas de treinos. A equipe espanhola Campos Racing fez 1-2 com seu SEAT Cupra TCR, com o francês John Filippi despontando como o mais rápido – 1’54″443 para os 4,655 km do circuito, pouco mais de dois décimos melhor que Pepe Oriola, autor do melhor tempo no treino matinal.

Aurélien Panis, filho do antigo piloto de Fórmula 1 Olivier Panis, foi o 3º mais veloz com o Audi RS3 LMS TCR da Comtoyou Racing, seguido dos companheiros de equipe Nathanaël Berthon e Fréderic Vervisch. O francês Yann Ehrlacher – sobrinho de Yvan Muller – fechou o grupo dos seis primeiros com o Honda Civic da equipe de René Münnich.

fabrizio_giovanardi_2_bcn_wtcr_2018
A Alfa Romeo será um dos sete construtores com carros inscritos na nova competição, que se inicia em 7 de abril no Marrocos

A lista de inscritos é recheada: são 25 os pilotos (sem contar os Wild-Cards), defendendo onze diferentes equipes – muitas delas como a própria Münnich, a Sébastien Loeb Racing, a Campos e a húngara Zengó estavam no WTCC. As demais são egressas do TCR. Hyundai, Honda, Peugeot, Alfa Romeo, Audi, Volkswagen e SEAT serão os construtores envolvidos na temporada 2018, que já começa com uma baixa: ainda sem estar 100% recuperado do sério acidente sofrido num treino privado ano passado, Tiago Monteiro será substituído na equipe Boutsen Ginion Racing ao volante do Honda Civic, pelo belga Benjamin Lessennes.

Comentários