“Au complet”: primeira prova da Super Season já tem inscritos definidos

RIO DE JANEIRO – O Mundial de Endurance (FIA WEC) finalmente conheceu a lista definitiva de inscritos para as 6h de Spa-Francorchamps, primeira etapa da Super Season 2018/19. Quem tinha que definir seus pilotos definiu. Dessa forma, os 37 carros já anunciados há alguns dias serão conduzidos por 104 nomes de 27 países – entre eles um campeão mundial de Fórmula 1 e nada menos que 32 estreantes na categoria, dois deles brasileiros.

Lista completa para as 6h de Spa-Francorchamps AQUI

Seriam três, mas Augusto Farfus não poderá fazer sua primeira corrida como piloto oficial da BMW na competição. É que no mesmo fim de semana haverá a abertura da temporada 2018 do DTM e ele está dividido em duas frentes neste ano. Assim, o piloto será substituído pelo britânico Tom Blomqvist no carro #82. A equipe MTEK, inclusive, decidiu por alinhar apenas dois pilotos ao invés de três, deixando assim a Ford Chip Ganassi Racing e a Aston Martin como as únicas a inscrever três pilotos na LMGTE-PRO.

Outra inscrição confirmada, para o carro extra alinhado pela G-Drive Racing como preparação para Le Mans e para as 4h de Monza do ELMS, que acontecerão na semana seguinte ao evento de abertura do Mundial, é a do francês Andrea Pizzitola, como parceiro de Jean-Éric Vergne e Roman Rusinov.

fia-wec-2018-paul-ricard-finish-order-06-730x487
A ByKolles testou vários pilotos na pré-temporada, mas se definiu mesmo por Dodo Kraihamer e Tom Dillmann para compor a trinca com Oliver Webb

O plantel da LMP1 está definido: Oliver Turvey foi anunciado hoje como o último nome da Manor no carro #6 que dividirá com o xará Rowland e com Alex Brundle – um autêntico british team. A ByKolles, para nenhuma surpresa, confirmou o austríaco Dodo Kraihamer e o francês Tom Dillmann. Mas a equipe, que testou vários pilotos na pré-temporada, deve inclusive aproveitar alguns deles no plano de inscrever um segundo protótipo ENSO CLM P1/01 a partir das 6h de Silverstone, em agosto – isso se a Nismo aprovar, é claro.

A SMP Racing decidiu não inscrever um terceiro piloto no carro #11 junto aos russos Mikhail Aleshin e Vitaly Petrov. É que a escuderia está em tratativas com um nome de peso para as 24h de Le Mans: Jenson Button, campeão mundial de Fórmula 1 em 2009, está no radar para participar da clássica prova em Sarthe e assim engrossar o plantel de pilotos que já apresenta, entre outros, o bicampeão mundial Fernando Alonso, o colombiano Juan Pablo Montoya e o britânico Paul Di Resta.

Com Farfus fora da jogada apenas em Spa-Francorchamps, o total de brasileiros será de cinco na etapa belga do próximo dia 5 de maio: Bruno Senna (Rebellion Racing) e Pietro Fittipaldi (DragonSpeed) na LMP1; André Negrão (Signatech-Alpine Matmut) e Fernando Rees (Larbre Competition) na LMP2 e Tony Kanaan (Ford Chip Ganassi Racing) na LMGTE-PRO.

Os horários para Spa-Francorchamps (a Bélgica está 5h à frente pelo horário de Brasília):

Quinta-feira, 3 de maio

7h – Treino livre #1 (90′ de duração)

11h25 – Treino livre #2 (90′ de duração)

Sexta-feira, 4 de maio

6h – Treino livre #3 (60′ de duração)

10h – Qualifying LMGTE-PRO/LMGTE-AM (25′ de duração)

10h35 – Qualifying LMP1/LMP2 (25′ de duração)

Sábado, 5 de maio

8h26 – Bandeira verde para a volta de apresentação

8h30 – Largada (6h de duração + 1 volta)

Comentários

  • A única coisa errada nesta etapa do WEC em Spa é a duração, pra mim, bem que podia ser 24 horas…

    Alias, todas as etapas da WEC seriam 24 horas pra mim.

    • A prova de 24h de Spa já é do Blancpain GT. Sempre foi de carros turismo ou Grã-Turismo. Spa em Protótipos ou eram 1000 km ou 6 Horas.

  • Olá Rodrigo, você acredita nessa possibilidade do Jenson Button correr em Le Mans, ainda mais por uma equipe nem tão representativa?
    A única vez que li alguma declaração dele sobre as 24 Horas não foi positiva.
    Era algo como “não gosto da idéia de ficar desviando o tempo todo de carros mais lentos”.