Como quebrar um recorde

RIO DE JANEIRO – A Porsche está fora do Mundial de Endurance na Super Season 2018/19. Mas deixou um 919 Hybrid ainda em atividade para ações promocionais. E para uma quebra histórica de recorde.

Sim, eu sei que é um LMP1 totalmente fora do regulamento atual do FIA WEC.

O carro foi aliviado em 40 kg (peso mínimo de 850 kg, enquanto no Mundial é de 878 kg); o motor ganhou aumento de potência com incríveis 720 HP debitados pelo compacto 2 litros V4 – graças ao uso de combustível E20, com fluxo liberado, é bom lembrar; aumento de 60% de downforce com o uso de asas mais eficientes, ganhando pressão aerodinâmica na parte traseira – afora o uso do DRS; e mais quarenta HP a mais no uso do motor elétrico, acionado pelo turbocompressor do bólido.

O resultado? Um foguete de 1160 cavalos, atingindo 359 km/h no top speed do circuito, na reta Kemmel, após o complexo Eau Rouge-Raidillon.

E não foi só isso: a volta percorrida pelo piloto suíço Neel Jani pelos 7,004 km do circuito de Spa-Francorchamps é a mais rápida da história – 1’41″770 (média de 245,61 km/h), mais baixa que a pole de Lewis Hamilton para o GP da Bélgica de Fórmula 1 do ano passado.

Entenderam porque no Mundial de Endurance os carros não podem chegar ao limite?

E o porque dos Esporte-Protótipo serem os carros mais legais do automobilismo atualmente?

Comentários

  • Não faço muita festa com esse recorde, preferiria a Porsche na superserson 18/19. Mas se for para bater recorde abaixa de 3mim em Le Mans(3m14s da Toyota)(essa é facil) e alcança 400km/ do jeito que o circuito está(difícil).

  • Vendo essa notícia em outro site, fiquei surpreso com a quantidade de gente revoltada com o record alcançado pelo Porsche 919H, alegando que não vale por que o carro não está no regulamento do WEC, que um F1 sem limitações seria muito mais rápido, etc…
    Pelo jeito o Bernie foi aposentado mas deixou muitos seguidores, a filosofia que prega que F1 é o máximo e as outras categorias não significam nada está bastante enraizada. Eu gosto de corridas, inclusive da F1, já quem diz que gosta de F1…

  • Eles querem também quebrar o recorde do Bellof em Nurburgring , pelo jeito , vão conseguir , recorde que dura 35 anos , um carro histórico , com um piloto que tinha tudo pra ser um dos grandes.

  • Tenho convicção de que muitas das restrições aos LMP1 híbridos do WEC – impostas pela FIA – são exatamente para não deixar explícito ao público que esses carros são mais avançados tecnologicamente e realmente capazes de bater um F1 em performance.
    Aos incrédulos que acompanham única e exclusivamente a F1, cartas à redação!!

  • Pelo que percebi visitando outros sites infelizmente algumas pessoas desperceberam o ponto em questão.
    Que é o fato da Porsche ter feito um brinquedo simplesmente utópico.
    Que limite é uma coisa que sempre dá pra levar um pouquinho mais pra lá.
    Parabéns a eles.

  • Muito bacana, explorar os limites de um conceito de carro. Um F1 sem as restrições impostas por regulamento tbm vira tempos muito mais baixos que os atuais. É tudo uma questão de saber mexer nos lugares certos do carro

  • Viu repetir o comentário que fiz la no Flavio (não tem sentido escrever diferente)

    Isso mostra bem o potencial do carro, retiradas as limitações impostas pelo regu
    lamento do WEC, que tem a finalidade de equalizar desempenhos.. Um carro que já era rápido vira um foguete, a ponto de baixar 12 seg de seu próprio tempo !!!! Por outro lado um carro construído para provas de longa duração, se ajustado apenas para bater recorde, pode ser montado com vários set ups específicos: pressão de turbo mais alta, pastilhas e discos de freio de maior grip, algusn poucos litros de gasolina no tanque (só pra dar alguns exemplos) que não seriam compatíveis com provas de resistência.
    Quanto a quem se surpreendeu que isso tenha acontecido em SPA, eu lembro que é uma pista de longas retas e de muitas curvas de alta, que favorecem a um carro veloz e muito potente, e principalmente capaz de forte aceleração (motores eletricos de 440HP). Se essa comparação fosse feita em Sarthe, provavelmente a diferença proporcional de tempo seria ainda mais gritante. Já num autodromo menor e mais travado, como por exemplo Montmeló, acho que ele nem igualaria o recorde da F1.
    Quanto a ter batido o tempo da pole da F1, eu lembro que os carros de F1 desse ano estão bem mais velozes do que os do ano passado, com asas maiores e maior largura de pneus, e eu até acredito que nos treinos do GP da Belgica eles deverão bater esse tempo do 919 Evo, sem muita dificuldade.

    Concluindo: ver esse carro andando rápido desse jeito é realmente gratificante, pra falar a verdade, é um tesão !!! Mas esse recorde deve ser entendido como ele é de fato: um carro de rodas cobertas e cabine fechada preparado para velocidade pura (e não um carro de provas de resistencia) que andou mais rápido que um F1 em configuração de treino oficial. Não vale dizer nada diferente disso.

    ACRESCENTANDO:

    Se eles forem pra Nurburgring e Le Mans acho que estabelecem recordes historicos, que serão dificeis de serem batidos em curto prazo. SEria bem legal de ver.
    Quanto a quem comentou que se retirarem os itens que travam o desempenho do Audi ou dos F1, claro que eles andariam muito também. Mas é igual ovo de Colombo, que fez primeiro leva os meritos !!!

    Antonio

  • Eu, que gosto de ver carros chegando em seus próprios limites, adorei a brincadeira.

    Espero que levem o carro para outras pistas tradicionais.

    Pensou Le Mans sem as chicanes da Mulsanne?

  • O que esse carro entra rápido nas curvas é algo surreal! Parece imagem acelerada!
    Por mais que tenham preparado o carro pra esse objetivo (bater o récorde), é espantoso ver o que ele é capaz de fazer. Com essa configuração, baixam de 3 minutos em Le Mans com alguma facilidade.