MENU

3 de abril de 2018 - 19:31Túnel do Tempo

Direto do túnel do tempo (396)

car_48

RIO DE JANEIRO - Esse foi um bólido que chamou a atenção. Tanto pelos bons desempenhos nas pistas como também por seu visual incomum: é o Dome S101 com motor Judd V10 da equipe Racing For Holland, participante do FIA Sportscar Championship (embrião do Le Mans Series) e principalmente das 24h de Le Mans, no início dos anos 2000.

Em 2002, Jan Lammers fez a estreia da escuderia em Sarthe. O Dome S101 tinha debutado no ano anterior – e abandonado – com a equipe Den Blá Avis, da Dinamarca, em parceria com os nipônicos da Goh. O holandês e seus compatriotas Val Hillebrand e Tom Coronel (o próprio) terminaram em 8º lugar na geral. Em 2003, com John Bosch e Andy Wallace ao lado de Lammers, o resultado foi ainda melhor – sexto lugar.

No ano de 2004, a equipe alinhou dois carros pela primeira vez em Le Mans. No #16, que desistiu após uma saída de pista, estavam Coronel e os britânicos Justin Wilson e Ralph Firman Jr., que tinha acabado de deixar a Fórmula 1 após sua curta e nem pouco memorável passagem pela Jordan. Lammers andou no #15 com Katsutomo Kaneishi e Chris Dyson. Foi 7º colocado. E em 2005, com o visual do carro já diferente, predominando o matiz laranja, o veterano foi sétimo de novo, em parceria com John Bosch e Elton Julian. Quatro classificações no Top 10. Nada mal.

O mais bacana é que nos três primeiros anos do projeto da equipe Racing For Holland, a verba que financiava a equipe vinha do dinheiro de cada um dos patrocinadores que tinham seus nomes estampados nos quadriculados brancos e pretos do bólido – que venceria os campeonatos do FIA Sportscar Championship, extinta competição organizada por John Mangoletsi, em 2002 e 2003.

Em tempo: o Dome S101 tinha monocoque de compósito em carbono e honeycomb; motor Judd GV4 com 4 litros de capacidade cúbica e 10 cilindros a 72º, debitando aproximadamente 600 cavalos; peso mínimo de 900 kg; suspensão pushrod com duplos triângulos; freios AP/Carbon Industries; câmbio X-Trac de seis marchas mais ré com embreagem AP; caixa de direção Dome; faróis halógenos qúadruplos e rodas RAYS.

Há 16 anos, direto do túnel do tempo.

4 comentários

  1. Rodrigo botana disse:

    O jan ten um filho que corre até hoje de kart ,nunca correu de monopostos e Turismo,sempre de kart,foi várias vezes campeão europeu,ban lammers ele chama

  2. Rodrigo botana disse:

    O jan corre todo ano o dakar de caminhão,ele pilota

  3. Rodrigo botana disse:

    O elton julian que correu em 2005 le mans com eles,correu de f3 inglesa com o andre Ribeiro,osvaldo Negri,gil de ferran,hideki noda,jordi gene e Rubens Barrichello e ele tem.uma equipe na wec a dragon speed

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>