MENU

4 de abril de 2018 - 11:31European Le Mans Series

ELMS: 45 carros em Paul Ricard!

RIO DE JANEIRO (Casa cheia…) - Um grid absolutamente incrível para a prova de abertura do European Le Mans Series, que acontece no próximo dia 15 em Paul Ricard, na França. Às quarenta e uma inscrições full season de 2018, juntar-se-ão quatro carros do FIA WEC, aproveitando que o calendário em 2018 prevê apenas três corridas na Europa, para engrossar o plantel e trazer nada menos que 45 bólidos para a pista localizada na região de Bandol.

Lista de inscritos para as 4h de Le Castellet AQUI

Trata-se, inclusive, do novo recorde de inscrições do ELMS para a classe LMP2. Serão nada menos que 19 carros brigando pela vitória no primeiro evento do ano, com pilotos e escuderias de altíssimo nível. E dois brasileiros na pista: além de André Negrão – que o blogueiro já sabia – ao lado de Pierre Thiriet no #36 da Signatech Alpine, Bruno Senna vai competir no #22 da United Autosports como o regra três de Filipe Albuquerque. O português disputa, no mesmo fim de semana, a 3ª etapa da IMSA, em Long Beach.

Outro ausente é Jean-Éric Vergne: o líder da Fórmula E defende seu posto de primeiro colocado no ePrix de Roma, que será realizado na mesma época das 4h de Le Castellet. Assim, o carro #26 será conduzido por Roman Rusinov, ao lado do novo parceiro Andrea Pizzitola e do suíço Alexandre Imperatori. E além da Signatech-Alpine, outra equipe de LMP2 do WEC que vai correr na prova de abertura é a TDS Racing, com o trio Matthieu Vaxivière/François Perrodo/Loïc Duval.

As últimas vagas em aberto foram preenchidas com algumas caras novas e outras nem tanto. A IDEC Sport terá no seu carro #27 um trio de gentleman drivers, com Patrice Lafargue alinhando junto aos também franceses William Cavailhes e Erik Maris. A estreante Racing Engineering anunciou há poucos dias a contratação de Olivier Pla e Paul Pettit para reforçar o carro #24 que já tinha Norman Nato como primeiro confirmado. E na SMP Racing, os vencedores do ano passado Egor Orudzhev e Matevos Isaakyan – ambos pilotos do WEC – farão companhia a Viktor Shaytar no comando do #35.

Entre os chassis, supremacia do modelo Oreca. Entre os 19 inscritos, onze são da casa de Hughes de Chaunac, inclusive o #36 batizado como Alpine A470. Há cinco Ligier JS P217 e quatro Dallara P217 – e nenhum Riley, como já aconteceu ano passado. DragonSpeed, Panis-Barthez, IDEC Sport e Duqueine Engineering optaram por ser clientes Michelin na LMP2. Os demais times vão calçados de Dunlop.

Na LMP3, o total é de 18 carros, tendo como única novidade a Norma como novo fornecedor de chassi da equipe francesa Ultimate, aumentando o total da marca fundada por Norbert Santos para quatro, contra um mar de Ligier JS P3. A categoria traz dezenas de pilotos novos para a temporada 2018, mesclados com velhos conhecidos e com os campeões Sean Rayhall e John Falb, que buscarão o bicampeonato com o #2 da United Autosports. Três equipes fazem sua estreia: a Ecurie Ecosse/Nielsen, a DKR Engineering – que no ano passado venceu a Michelin Le Mans Cup – e a BHK Motorsport.

O total de carros da LMGTE também ganha um incremento com a vinda de duas equipes do WEC: a Spirit of Race vai apenas com Thomas Flöhr e Francesco Castellaci a bordo da Ferrari 488 GTE #54, enquanto a Gulf Racing vai com seu novíssimo Porsche 911 RSR GTE para Alex Davison/Ben Barker/Michael Wainwright.

De resto, a JMW Motorsport anunciou a volta do britânico Alex MacDowall ao ELMS, compondo a trinca da Ferrari #66 com o já confirmado Liam Griffin e com o espanhol Miguel Molina, piloto oficial da marca italiana. O veterano Raymond Narac fecha a tripulação do Porsche #80 da Ebimotors junto a Fabio Babini e ao novato italiano Riccardo Pera.

Na Proton Competition, Giorgio e Gianluca Roda estarão num dos carros ao lado do jovem e promissor Matteo Cairoli, enquanto Christian Ried terá a companhia de Joël Camathias e do norueguês Dennis Olsen, outro que faz sua estreia no ELMS. No mais, a LMGTE será um duelo Porsche versus Ferrari, com cada marca tendo quatro carros na pista e todos – obrigatoriamente – correrão com pneus Dunlop.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>