Endurance Brasil: finalmente os trabalhos começam em Curitiba
RIO DE JANEIRO – Após o adiamento da etapa de abertura do Endurance Brasil e a posterior mudança do local de abertura de Tarumã para Curitiba, a primeira etapa do Campeonato Brasileiro de Resistência finalmente vai começar. Neste sábado, a partir de 14h, teremos uma prova com duração de quatro horas e 500 km de percurso, abrindo uma temporada que traz muitas novidades.
A começar pela vinda de diversos novos carros vindos do exterior. Destaco a vinda de um Lamborghini Huracán através da Via Itália, importadora dos modelos da marca de Sant’Agata para o país, que terá a bordo do novo bólido do Endurance Brasil a dupla formada por Chico Longo e pelo atual campeão das 24h de Le Mans e da Stock Car Daniel Serra. Os testes em Interlagos foram muito positivos e a equipe vai para a primeira prova entre as naturais favoritas.
Xandy e Xandinho Negrão também voltam a correr juntos por aqui após um longo período. Eles trazem dos EUA a Mercedes-AMG GT3 com que competiram em algumas corridas do SprintX ano passado no Pirelli World Challenge. O running do carro alemão será feito pela Scuderia 111, equipe que disputou a Stock Car brasileira por vários anos e tem o comando de Carlos Chiarelli, que há um ano e meio trabalha para os Negrão.
Outra novidade é a chegada do Audi RS3 LMS TCR importado por Henry Visconde para a disputa do campeonato de 2018. O bólido obedece ao regulamento da categoria, com motores 2 litros turbo, potência de 350 cavalos e rodas aro 18, mas aqui poderá andar sem muita restrição.
Tanto o Lambo quanto a Mercedes andarão na subclasse GT3, agora exclusiva dos carros Grã-Turismo construídos a partir de 2008, bem como os Stock Car com livre preparação. O Audi está enquadrado na classe GT4 e tomara que venham outros TCR, já que esse tipo de carro é bem aceito em várias categorias como o Continental Tire SportsCar Challenge, a 24h Series e o Pirelli World Challenge.
Campeão do Endurance Brasil em 2017, o Porsche da Stuttgart Sportcar estará mais uma vez presente com Marcel Visconde e, muito provavelmente, Ricardo Maurício. O carro do construtor alemão também estará na subclasse GT3, brigando também pela vitória na classificação geral.
A estimativa é que o grid para a abertura da temporada seja superior a 30 carros, divididos nas cinco subcategorias pré-determinadas. A divisão P1 é a mais numerosa de acordo com as previsões, com 12 possíveis inscritos e a estreia de dois novos protótipos AJR, construídos por Juliano Moro para a equipe CKR de Carlos Kray e também para Emílio Padron – o primeiro carro, aquele do ano passado, foi entregue à família Scheer.
O bólido começou com motor Honda Turbo, quebrando muito e depois, quando foi montado nele um motor de Stock Car, simplesmente barbarizou. Quebrou com Juliano Moro o recorde da pista de Tarumã e venceu a última etapa da temporada.
Quem por enquanto está fora é o Sigma: o inovador protótipo construído por Pedro Fetter e Evandro Flesch na cidade de Araricá, na região gaúcha conhecida como Vale dos Sinos, ainda está em desenvolvimento. Fez um treino de luxo em dezembro nas 12h de Tarumã, mas o carro com motor Audi V8 4,2 litros Turbo – que não tem câmbio (isso mesmo!) – não vai à Curitiba, podendo aparecer para a 2ª etapa em Interlagos, no mês de junho.
Nos protótipos de menor cilindrada, a novidade é a possível estreia de um Radical com motor Suzuki Hayabusa 1.340cc para Matheus e Renato Stumpf, que terão boa concorrência pela vitória na subclasse P2. Além de Mercedes-AMG, Lamborghini Huracán e Porsche, está confirmada a presença da Ferrari de Peter Ferter/Ricardo Mendes, que estrearam com o carro em Guaporé, no Regional Gaúcho.
Os irmãos Wagner e Fábio Ebrahim vão levar seu Audi R8 LMS e há a possibilidade também de mais um Lamborghini, só que do modelo antigo, o Gallardo. O Aston Martin Vantage V’12 GT3 do Arthur Caleffi era dado como ausente, mas foi embarcado para Curitiba. Cláudio Ricci é quem estará a bordo do carro inscrito com o numeral #53.
Previsão de inscritos para a 1ª etapa (sujeita a atualizações):
Classe P1
#5 Tiel Andrade/Júlio Martini
Protótipo MC Tubarão IX Ford Duratec Turbo
#18 Fernando Poeta/Beto Giacomello/Cláudio Ricci
MCR Grand-Am Lamborghini V10
#25 Ney Faustini/Neyzinho Faustini
Protótipo GeeBee R1 Chevrolet V8
#26 Oswaldo Scheer/Juliano Moro/Eduardo Scheer
Protótipo AJR Chevrolet V8
#35 Jair Bana/Duda Bana
Protótipo Predador Audi Turbo
#37 Stuart Turvey/Thiago Riberi
Protótipo Scorpion Suzuki Hayabusa Turbo
#65 Nílson Cintra Ribeiro/José Roberto Ribeiro
Protótipo MRX Ford Duratec
#71 Ian Jepsen Ely/Daniel Claudino
Protótipo MCR Volkswagen AP 8V Turbo
#80 Alexandre Finardi/Marcelo Campagnolo
Protótipo MRX Nissan V6
#88 Carlos Kray/David Muffato/Vicente Orige
Protótipo AJR Chevrolet V8
#117 Henrique Assunção/Emílio Padron/Fernando Ohashi/Fernando Fortes
Protótipo AJR Chevrolet V8
#146 Marcelo Karam/José Córdova/Robbi Perez
Protótipo MCR Audi Turbo
Classe P2
#3 Cali Crestani/Fernando Stédile
Protótipo Tornado Suzuki Hayabusa
#32 Mauro Kern/Paulo Souza
Protótipo MRX Tubarão Ford Duratec 16V
#44 Machão Cardoso/Rubem Ghisleni
Protótipo MRX Ford Duratec 16V
#72 Carlos Antunes/Yuri Antunes/Roberto Dal Pont
Protótipo MRX Opel 16V
#75 Henrique Assunção/Fernando Ohashi/Fernando Fortes/Emílio Padron
Protótipo MRX Cosworth 16V
#89 Matheus Stumpf/Renato Stumpf
Protótipo Radical Suzuki Hayabusa 16V
Classe P3
#40 Diego Pardo/Admir Pardo
Aldee RTT Volkswagen 2.0 8V
#43 Gustavo Tomazini/Gustavo Frey
Protótipo MRX Volkswagen 8V
#56 Gustavo Simon/Rafael Simon
Protótipo MRX Volkswagen 8V
#74 José Tinoco Soares/E. Colamarino/Vander Penques
Protótipo Spyder Volkswagen 8V
#76 Ricardo Furquim/J. Magalhães/J.P. Magalhães
Protótipo Spyder Volkswagen 8V
#77 Alejandro Cignetti/a definir
Protótipo MCR Volkswagen 8V
#131 Rodrigo Bonora/Carlos Brockveld/Ricardo Holtiman
Protótipo Spyder Volkswagen 8V
#151 Sérgio Pistilli/Walter Pinheiro
Protótipo Spyder Volkswagen 8V
Classe GT3
#9 Xandy Negrão/Xandinho Negrão
Mercedes-AMG GT3
#19 Chico Longo/Daniel Serra
Lamborghini Huracán GT3
#20 Fábio Ebrahim/Wagner Ebrahim
Audi R8 LMS
#53 Arthur Caleffi/Cláudio Ricci
Aston Martin Vantage V12 GT3
#70 Marcel Visconde/Ricardo Maurício
Porsche 911 GT3-R
#155 Peter Ferter/Ricardo Mendes
Ferrari 458 GTE
Classe GT4
#10 Pierre Ventura/Telmo Tecchio/Amorim Jr.
Lamborghini Gallardo LP520
#64 Guilherme Ribas/Sérgio Ribas/Henry Visconde
BMW M3 GTR
E teremos transmissão ao vivo pelo Youtube, correto?!
= – )
Correto => https://www.youtube.com/endurancebrasil
Não haverão porém ingressos para arquibancada…
Mas para paddock sim.
Excelente categoria mas tenho receio que a chegada de muitos carros de fora e com o poderio econômico de algumas equipes do centro do país se apague o esforço do pessoal do sul que produz seus próprios carros e que originaram o campeonato como ocorreu ano passado com o porche que dominou a competição.Espero estar errado e sigo torcendo pelo sucesso da categoria.Abraços.
Realmente isso é uma faca de dois gumes. Tanto pode consagrar o campeonato como atrapalhar. Saberemos ao longo do ano.
Temos os AJR como o carro a manter as origens do campeonato vivas e possibilitar ao pessoal do sul e todo o Brasil andar na frente de qualquer GT3 com 1/4 do orçamento.
Um protótipo moderno da volta em GT3 e o AJR ta aí pra fazer justiça a classe, o desempenho na última prova em Tarumã prova isso.
Torço muito para que isso ocorra !!
1) Carro de corrida sem câmbio?
Como esse negócio funciona?
Deve ser a sensação mais próxima de ser lançado de um porta aviões…
Pois é… não tem câmbio, não é um CVT. Tem apenas o diferencial e nada mais.
Com exceção de carros elétricos, nunca ouvi absolutamente nada sobre isso.
E um motor elétrico para dar partida, certo?