Lapierre e DragonSpeed dominam primeiro treino em Paul Ricard

5ad08d9d2418f
O mau tempo em Le Castellet prejudicou a tomada de tempos na primeira sessão livre e a DragonSpeed fez o melhor tempo com Nico Lapierre (Foto: ELMS/Jakob Ebrey Photography)

RIO DE JANEIRO – A temporada 2018 do European Le Mans Series finalmente começou no circuito francês de Paul Ricard. E os primeiros treinos para as 4h de Le Castellet foram realizados em condições, digamos, não muito apropriadas. Em especial porque o traçado de 5,791 km de extensão se encontrava molhado por conta da chuva que insiste em atrapalhar tudo na França.

Mesmo assim, Nico Lapierre conseguiu – com relativa folga – o melhor tempo da sessão. O piloto da DragonSpeed marcou 1’48″580 com o carro #21 e enfiou mais de dois segundos de vantagem para o #33 guiado por Matthieu Vaxivière, da TDS Racing.

Os pilotos franceses dominaram a folha de tempos: Tristan Gommendy (Graff Racing) ficou com a terceira colocação e Nico Jamin (Duqueine Engineering) foi o quarto. O brasileiro Bruno Senna, que estará a bordo do #22 da United Autosports com a ausência de Filipe Albuquerque, que está nos EUA para a prova da IMSA, ficou com o quinto tempo – 1’51″630.

A equipe Signatech-Alpine Matmut, uma das equipes do WEC que disputará a prova inaugural do ELMS, completou 32 voltas em seu Alpine A470. André Negrão deu 12 voltas, a mais rápida em 1’55″684.

Na LMP3, dobradinha dos chassis Norma M30: Matthieu Lahaye foi o mais veloz no #17 da Ultimate, com 2’01″612, seguido pelo novato italiano Riccardo Ponzio (Omega Racing) a 0″755. Giorgio Mondini (Eurointernational) ficou a mais de um segundo e em terceiro lugar, à frente de Lucas Légeret (M.Racing-YMR). Terrence Woodward (360 Racing) e Job Van Uitert (RLR MSport) fecharam o grupo dos seis mais velozes.

Os LMGTE se intrometeram entre os protótipos da LMP3, tanto que Matteo Cairoli foi o mais rápido da sessão livre com o #88 da Proton, com o tempo de 2’01″282, 0″284 mais rápido que o britânico Ben Barker, da Gulf Racing UK. Marvin Dienst, no segundo Porsche da Proton, ficou em terceiro, seguido pelas Ferrari da Spirit of Race com Thomas Flöhr e Aaron Scott.

No treino para os pilotos com graduação bronze, a pista já estava melhor e Henrik Hedman conseguiu virar em 1’44″767, quase quatro segundos melhor que Lapierre e 0″527 abaixo de François Perrodo, com o carro da TDS Racing.

O holandês Kay Van Berlo foi o mais rápido entre os pilotos da LMP3, com a marca de 1’52″587 e Gianluca Roda estabeleceu a melhor volta do treino dos pilotos bronze na LMGTE – 1’56″991.

Neste sábado, a partir das 4h15 de Brasília, será disputado o último treino livre, com duração de 1h30min. A qualificação começa a partir de 8h40 de Brasília, com 10 minutos de pista aberta para as classes LMGTE, LMP3 e LMP2, nesta ordem. O blog terá o vídeo com a classificação ao vivo.

Comentários