Mountain!

RIO DE JANEIRO – Leslie West, corpulento músico  do grupo The Vagrants, especializado em covers de R&B e soul music, fundou em 1969 o Mountain, grupo de hard e blues rock precursor, assim como o Cream, das bandas de heavy metal que surgiriam nos anos seguintes.

E não só o Cream era uma referência para ele: um dos integrantes da banda era o produtor dos discos do grupo de Jack Bruce, Ginger Baker e Eric Clapton. Felix Pappalardi, que depois morreria assassinado pela mulher e também compositora Gail Collins no ano de 1983, era o baixista do Mountain e tocava um instrumento Gibson EB0, do mesmo estilo de Bruce.

O Mountain ainda tinha, em sua primeira formação, o tecladista Steve Knight e o baterista N. D. Smart. E foi em quarteto e não no formato de power trio, que os rapazes liderados por Leslie fizeram uma apresentação no lendário festival de Woodstock, ainda naquele ano de 1969.

A banda foi a oitava a se apresentar no sábado, dia 16 de agosto – já de noite, entre o Canned Heat e a apresentação caótica do Grateful Dead. O show durou em torno de uma hora e teve onze músicas. Uma delas, a sexta do setlist, é o clip da semana. “Beside the sea”, em versão completamente diferente da que o Mountain gravara em disco.

Após a saída de Pappalardi, Leslie West tocou com diversos outros baixistas – curiosamente, quem fez parte do grupo por dois anos foi ninguém menos que Noel Redding, ex-Jimi Hendrix Experience. Na última formação, já que o grupo conheceu seu fim em 2010, após idas e vindas, havia Corky Laing na bateria e Rev Smart no baixo.

Ainda vivo e aos 72 anos de idade, Leslie teve parte de uma de suas pernas amputada em 2011, decorrência de complicações da diabetes.

Comentários