Pole position é do AJR #88 na abertura do Endurance Brasil

31495117_1812037878817891_3187997028017766400_o
Um dos novos protótipos AJR conquistou a pole position em Curitiba: é o carro #88 de Carlos Kray/Vicente Orige/David Muffato, que conseguiu superar o Huracán de Daniel Serra/Chico Longo

RIO DE JANEIRO – Pelo domínio da véspera e com o tempo marcado hoje na qualificação, parecia que o Lamborghini Huracán de Chico Longo/Daniel Serra iria faturar a pole position da 1ª etapa do Endurance Brasil. Afinal, com 1’13″861, numa média horária superior a 180 km/h, era pouco provável que o bólido italiano fosse superado ou que até outro carro o alcançasse.

Bem… faltou combinar com os protótipos da classe P1, que poderiam estragar a festa. E pelo menos um deles roubou a cena neste sábado em Curitiba: o novo AJR com motor V8 de Stock Car encomendado pela equipe CKR arrancou um temporal no traçado de 3,695 km de extensão. O carro tripulado por Carlos Kray/David Muffato/Vicente Orige vai largar da posição de honra – 1’13″265, meio segundo mais rápido que o 2º colocado.

Aliás, os três protótipos AJR V8 inscritos conquistaram posições no top 5 do grid, misturando-se aos também favoritos bólidos da GT3. O #117 do quarteto Henrique Assunção/Fernando Fortes/Emílio Padron/Fernando Ohashi, na última passagem, ainda roubou o terceiro posto do #26 de Oswaldo Scheer/Eduardo Scheer. Embora constando na cronometragem, Juliano Moro não vai competir – ele é o responsável pela construção deste novo protótipo que estreou ano passado e foi destaque em sites internacionais.

Ainda teremos mais um AJR nas pistas, pelo menos, até o fim do campeonato: é o carro encomendado por Nílson e José Roberto Ribeiro.

O Porsche 911 GT3-R dos atuais campeões brasileiros Ricardo Maurício e Marcel Visconde ficou com a 5ª posição, a dois segundos e meio da pole position. Xandy e Xandinho Negrão fecham os seis mais rápidos, seguidos por Jair e Duda Bana (Protótipo Predador), Tiel Andrade/Júlio Martini (MC Tubarão IX), Cláudio Ricci/Fernando Poeta/Beto Giacomello (MCR Grand-Am Lamborghini) e Peter Ferter/Ricardo Mendes (Ferrari 458 GT3).

31398242_1812035185484827_6307694798899773440_o
A primeira etapa do Endurance Brasil terá mais de 30 carros no grid e largada às 14h, com o vídeo ao vivo aqui no blog

Trinta carros entraram na pista para fazer tomada de tempo e pelo menos o Scorpion construído com base no chassi Dallara de Fórmula 3, dotado de motor Suzuki Hayabusa Turbo, teve muitos problemas e não registrou uma boa volta. O Audi R8 LMS dos irmãos Wagner e Fábio Ebrahim também ficou devendo: só completou três voltas. E o Radical SR3 da classe P2, dos gaúchos Renato e Matheus Stumpf não fez tempo de classificação.

Nas demais categorias, a pole da P2 ficou com o MRX Cosworth #75 – 1’20″325 (13º lugar geral), enquanto na P3 o melhor tempo foi de Rafael e Gustavo Simon, que ficaram em 18º na geral – 1’24″240. Na divisão GT4, Guilherme e Sérgio Ribas foram os mais rápidos em 1’26″579, que lhes deu o 22º posto no grid.

A primeira etapa do Endurance Brasil tem largada às 14h pelo horário de Brasília e vídeo ao vivo aqui no blog.

O top 10 do grid:

1. #88 Carlos Kray/David Muffato/Vicente Orige
Protótipo AJR V8 – classe P1
1’13″265

2. #19 Chico Longo/Daniel Serra
Lamborghini Huracán GT3 – classe GT3
1’13″861

3. #117 Henrique Assunção/Emílio Padron/Fernando Fortes/Fernando Ohashi
Protótipo AJR V8 – classe P1
1’15″251

4. #26 Oswaldo Scheer/Eduardo Scheer
Protótipo AJR V8 – classe P1
1’15″266

5. #70 Marcel Visconde/Ricardo Maurício
Porsche 911 GT3-R – classe GT3
1’15″836

6. #9 Xandy Negrão/Xandinho Negrão
Mercedes-AMG GT3 – classe GT3
1’16″313

7. #35 Jair Bana/Duda Bana
Protótipo Predador Audi Turbo – classe P1
1’16″862

8. #5 Tiel Andrade/Júlio Martini
Protótipo MC Tubarão IX Ford Duratec Turbo – classe P1
1’17″152

9. #18 Fernando Poeta/Cláudio Ricci/Beto Giacomello
Protótipo MCR Grand-Am Lamborghini V10 – classe P1
1’17″424

10. #155 Peter Ferter/Ricardo Mendes
Ferrari 458 GT3 – classe GT3
1’18″634

Comentários

  • Pena que, por conta de compromissos não poderei acompanhar o streaming pelo blog, mas assisto assim que possível…
    Vejo com bons olhos a chegada de carros como a Lambo Huracan e a Mercedes AMG GT3…e mais legal ainda é ver os protótipos de construção nacional brigar de igual para igual com eles…