MENU

27 de abril de 2018 - 09:4924 Horas de Le Mans, Mundial de Endurance

SMP Racing e Jenson Button: juntos a partir de Le Mans

RIO DE JANEIRO - O que parecia impossível após os problemas diplomáticos envolvendo os governos da Grã-Bretanha e da Rússia aconteceu: o campeão mundial de Fórmula 1 Jenson Button, que tem contrato com a Honda para disputar o Super GT japonês, é o mais novo reforço do FIA WEC, o Campeonato Mundial de Endurance, confirmando a notícia publicada há algumas semanas atrás pelos franceses da Auto Hebdo.

Não para a primeira etapa, já que JB tem compromisso com a equipe Kunimitsu e disputará os 500 km de Fuji, que acontecerão no próximo dia 4 de maio, uma sexta-feira, parte de um fim de semana de feriado na Terra do Sol Nascente. Mas já a partir das 24h de Le Mans, o piloto de 38 anos completa a tripulação do carro #11 da equipe russa SMP Racing, que é assistida pela ART Grand Prix.

“Tenho o prazer de receber Jenson Button como parte de nossa equipe”, disse o fundador e chefe do programa SMP Racing Boris Rotenberg.

“Ele é um piloto de altíssimo nível e campeão de Fórmula 1. Ele vai correr com o protótipo BR1 da Rússia, um carro da categoria LMP1. Seus companheiros de equipe serão nossos pilotos mais fortes, Mikhail Aleshin e Vitaly Petrov. Este carro foi projetado com as mais avançadas tecnologias de automobilismo pelos melhores especialistas da empresa russa BR Engineering e da italiana Dallara.”

“Estou feliz em receber Jenson Button como parte de nossa equipe. Temos certeza de que nossa formação é uma das melhores e mais competitivas no WEC”, completou o russo.

Button será o 23º piloto com passagem pela Fórmula 1 confirmado no grid das 24h de Le Mans em 2018 e um estreante de enorme peso, agregando mais brilho a um plantel que já possuía Fernando Alonso, Juan Pablo Montoya, Pastor Maldonado, Paul Di Resta e, a partir de hoje, Felipe Nasr e o piloto britânico.

“Estou muito feliz por fazer parte da equipe SMP Racing no Campeonato Mundial de Endurance da FIA”, afirma Button. “Meus companheiros de equipe para este ano serão Mikhail Aleshin e Vitaly Petrov, que eu conheço muito bem de suas corridas na Fórmula 1 e Mikhail, obviamente, de suas façanhas na IndyCar. Eu acho que com esses dois e a experiência que todos nós temos de diferentes tipos de corridas e a experiência fantástica da equipe em corridas de resistência, temos uma grande chance de lutar na frente e pela vitória”, disse o piloto, com alguma dose de exagero.

A SMP Racing até que foi bem no Prólogo de Paul Ricard e fez o melhor tempo entre os construtores independentes. Mas será que o Button sabe que o carro correrá com 14% de potência a menos do que andou na França, afora uma restrição de 6,9 kg/stint de combustível?

Quem também ficou muito feliz com o anúncio foi Gérard Neveu. O CEO do WEC já antevê uma excelente afluência de público para as 6h de Silverstone, a corrida posterior às 24h de Le Mans, marcadas para agosto. “Esta é uma notícia muito boa para todos os fãs de automobilismo, especialmente aqueles no Reino Unido que verão Jenson nas 6h de Silverstone”, disse.

“Receber um campeão de sua posição e reputação é ótimo para todo o paddock do WEC”, completou o dirigente.

3 comentários

  1. Felipe Fugazi disse:

    E não é que aconteceu mesmo?
    Confesso que eu estava na turma dos que duvidavam.
    Como comentei em outro post relacionado a unica declaração que lembro do Button sobre Le Mans era de que ele não gostava da idéia de ficar desviando de carros mais lentos.
    Mas acredito que o Button tem muito pra se dar bem nesse carro.
    Tem um estilo limpo de guiar, cuida bem dos pneus e combustível.
    Uma pena essas regras estranhas “estrangularem” os LMP1 privados.

  2. Gustavo disse:

    Teremos alguma transmissão das 6 h Spa pelos canais Fox Sports ?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>