6h de Spa: Alonso abre trabalhos com o melhor tempo no FP1
RIO DE JANEIRO – A lógica prevaleceu no primeiro treino livre para as 6h de Spa-Francorchamps, com duração de 1h30 neste começo da manhã no Brasil, início da tarde desta quinta-feira na Bélgica. A Toyota dominou a sessão e foi a mais rápida em dobradinha, num traçado ainda “verde” e sem muita aderência para os 37 bólidos inscritos na abertura da Super Season do Mundial de Endurance.
De mais a mais, com a restrição de sets de pneus (são quatro, para os três treinos livres), forçar o equipamento num primeiro momento não é bom negócio. Conscientes de sua superioridade, os japoneses orientaram seus pilotos a não ir com sede ao pote e o resultado do FP1 até que não deixa de ser surpreendente, considerando os fatores que separam os protótipos LMP1 não-híbridos da gigante oriental.
Em seu primeiro treino para valer como piloto do WEC, o bicampeão mundial de Fórmula 1 Fernando Alonso – que por incrível que pareça, jamais venceu uma corrida da categoria máxima naquele que é considerado o mais espetacular traçado do automobilismo mundial – foi o mais rápido. O espanhol completou um total de 16 voltas e na quinta passagem já marcou 1’58″392, estabelecendo o tempo de referência que ninguém bateria.
O companheiro de equipe Sébastien Buemi até que chegou próximo e ficou a menos de um décimo de Alonso, enquanto no carro #7 o britânico Mike Conway foi batido por 0″237, tendo completado 12 voltas e feito sua melhor marca na penúltima delas.
A Rebellion Racing começou como a melhor equipe independente nos treinos das 6h de Spa, graças ao jovem francês Thomas Laurent, que amanhã completa 20 anos de idade. De presente antecipado de aniversário, o piloto foi o 3º mais rápido do treino, a somente 0″457 do Toyota mais rápido.
É bem difícil que esta diferença se mantenha tão próxima nos treinos seguintes e mesmo em ritmo de corrida, mas pelo menos numa pista ainda longe do ideal para todo mundo, os anglo-suíços podem ter motivos para ficar contentes.
Ben Hanley levou o novo protótipo BR01 com motor Gibson V8 inscrito pela DragonSpeed ao quarto tempo, também dentro do mesmo segundo de Alonso, enquanto o brasileiro Bruno Senna foi o mais veloz no carro #1 da Rebellion, com a marca de 1’59″481, à frente do protótipo ENSO CLM P1/01 Nismo inscrito pela ByKolles.
Pietro Fittipaldi completou um total de 12 voltas com o #10 da DragonSpeed e a melhor delas foi 2’00″421. O outro piloto do time – o sueco Henrik Hedman, foi cinco segundos e meio mais lento que o jovem brasileiro, o que dá uma ideia do que Pietro e Hanley terão de fazer na disputa para manter a equipe em condições de alcançar uma boa performance.
A SMP Racing pouco andou com seus BR01 que têm motores AER biturbo, enquanto os novos Ginetta G60 Mecachrome da Manor deram apenas voltas de instalação. Os carros são aguardados para o segundo treino, mais para o fim da tarde lá na Europa.
Na LMP2, o venezuelano Pastor Maldonado cravou todo mundo e foi o mais veloz do primeiro treino com o #31 da DragonSpeed, em 2’03″494, completando um total de 15 voltas. André Negrão ficou a sete décimos do sul-americano e estabeleceu a 2ª melhor marca da divisão a bordo do Alpine A470 da Signatech – 2’04″134, apenas 0″054 à frente de Jean-Éric Vergne, o líder e virtual campeão da temporada 2017/18 da Fórmula E.
Nas posições seguintes, ficaram os dois carros da Jackie Chan DC Racing tripulados por Jazeman Jaafar e Ho-Pin Tung, seguidos pelo novo Dallara P217 do Racing Team Nederland, com Giedo Van der Garde na 6ª posição. Loïc Duval e Julien Canal fecharam o plantel dos oito carros da categoria.
Entre os LMGTE-PRO, o Ford GT EcoBoost que terá o brasileiro Tony Kanaan a bordo, ficou com o melhor tempo do primeiro treino. Andy Priaulx deu 12 voltas e estabeleceu 2’15″014, em dobradinha com o colega de equipe Olivier Pla.
Também em pares, os Porsche 911 GTE oficiais de fábrica vieram a seguir, trazendo Gianmaria Bruni em terceiro lugar, logo à frente de Michael Christensen. E dentre os novos carros, a BMW M8 GTE guiada pelo substituto de Augusto Farfus, o britânico Tom Blomqvist, fechou a primeira sessão em 6º lugar – 2’16″616.
Kanaan, que veio de Indianápolis direto para a Bélgica, chegou a tempo para o primeiro treino livre. Completou nove voltas para se readaptar a uma pista que andou há muito tempo atrás, na extinta Fórmula Opel europeia. Deu nove voltas e marcou 2’17″269. Não estranhem a diferença em relação a Priaulx nesse treino. Tony é experiente, rápido e com certeza vai virar bons tempos.
Na LMGTE-AM, Matteo Cairoli conseguiu o melhor tempo, superando muito piloto de LMGTE-PRO com seu Porsche 911 GTE inscrito pela Dempsey Racing-Proton. O italiano cravou 2’16″601, tendo completado apenas onze voltas para enfiar nada menos que 0″951 noutro Porsche, guiado por Ben Barker para a Gulf Racing UK. Matt Campbell foi o terceiro e Jörg Bergmeister completou o quarteto dos carros da marca germânica ao fim da primeira sessão.
O melhor Aston Martin foi o #90 da TF Sport com o novato Charlie Eastwood a bordo, enquanto Matt Griffin foi o mais veloz entre os pilotos a bordo das Ferrari 488 GTE, com o #61 da Clearwater Racing.
A segunda sessão acontecerá a partir de 16h25 locais, 11h25 de Brasília.
Buenas tchê!
Augusto Farfus vai correr está prova? Tom Blomqvist foi seu substituto e estou meio perdido!
Abraços e parabéns pelo excelente trabalho!
Bom dia! Farfus está preso ao compromisso com o DTM. Por isso não disputa as 6h de Spa-Francorchamps. Abraços e obrigado pelos comentários.
Obrigado mestre Rodrigo!
Abraços do Sul aos amigos do blog!
Acho meio “tosca” essa situação em que Toyota pertence no papel à mesma classe LMP1 que as outras equipes privadas, sendo que claramente há uma vantagem para a Toyota. Por definição, participantes da mesma classe deveriam ter uma certa equalização, mas mesmo após o balanço, a Toyota continua com escancarada vantagem na minha opinião.
É, mas essas são as regras, as equipes sabiam que isso poderia acontecer e são sujeitas a elas. Faz parte do show.
Mas, repito o que disse ontem, em Endurance não há vitória garantida antes do tempo.
bom dia, porfavor onde se pode olhar os entrenos?
NET?
obrigado
e.
ps. força Alonsooooooo!!!!
Oi Ernesto! Não há transmissão de treinos livres. Qualy só no site oficial (www.fiawec.com), comprando o pacote full season ou prova a prova, pagando em cartão de crédito (em euros).
Corrida no Fox Sports 2, sábado, 8h30 da manhã. Abraço!
obrigadaoooooo
agradeço muito!
parabens pelo blog Rodrigo.
e.