MENU

9 de maio de 2018 - 18:39Mundial de Endurance

Capote! (2)

RIO DE JANEIRO - O incrível acidente de Matevos Isaakyan já visto aqui por foto – em parte – agora é visto em imagens, também em parte.

O vídeo acima mostra o momento da decolagem do protótipo BR01 Engineering com o piloto russo a bordo e o início da capotagem, ou melhor, das capotagens. Matevos deu duas piruetas com o carro antes de cair milagrosamente com as quatro rodas no chão, no topo do complexo Eau Rouge-Raidillon, nas 6h de Spa-Francorchamps no último sábado.

Até agora, as causas do acidente são desconhecidas, mas a semelhança do voo do russo com o que aconteceu à Mercedes em 1999 nas 24h de Le Mans com Mark Webber (duas vezes!) e Peter Dumbreck beira o assustador.

Um porta-voz da BR Engineering manifestou-se dizendo que “os acidentes serão investigados”. Por acidentes, entenda-se não só o capote de Isaakyan como também a batida de Pietro Fittipaldi, que causou lesões no piloto brasileiro. Fotos após o resgate, vistas de longe, davam a impressão de que existiu também uma falha estrutural, mas provavelmente houve uma serragem do carro na altura da coluna do lado esquerdo do cockpit para facilitar a retirada de Fittipaldi do carro destruído.

“Teremos que checar tudo em dobro antes de tirar qualquer conclusão”, disse o porta-voz.

A SMP Racing faria treinos em Magny-Cours como preparação para as 24h de Le Mans e inclusive Jenson Button teria o primeiro contato com o carro. Mas depois dos problemas vistos em Spa, não se sabe mais se esses testes acontecerão.

PS.: incrível que um acidente como este não tenha o registro das câmeras da transmissão do FIA WEC.  Ou a direção de imagens tinha o momento da capotagem e não quis pôr o replay.

Vai que, né…

5 comentários

  1. Rafael Placce disse:

    ainda mais na Eau Rouge, provavelmente o lugar da pista com mais câmeras da transmissão oficial

  2. Igor Fonseca disse:

    Isso também lembra a decolagem do Porsche 911 GT1 na Petit Le Mans de 1998 com Yannick Dalmas no volante…

  3. Egídio disse:

    Me chama a atenção ele estar fora da pista antes da decolagem. Acho mais provável ele ter decolado em função das faixas brancas que devem ser de alto relevo do que um problema aerodinâmico. Mas estou aberto a contestação, será bem vinda

  4. Fernando Silva disse:

    No mínimo, estranho a transmissão não ter divulgado qualquer replay do acidente…talvez este carro, assim como o carro da Dragonspeed tenham ainda de passar por análises seríssimas antes de alinhar em Sarthe. Uma pena, pois achei lindo o carro.

Deixe uma resposta para Rodrigo Mattar Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>