Eric Geboers (1962-2018)

5af02d850ce694175f8b457f-fallece-el-excampeon-del-mundo-de-motocross-eric-geboers
Cinco vezes campeão mundial, Eric “875” Geboers morreu afogado após tentar salvar seu cachorro num lago belga. Um dos maiores nomes do motocross da história, ele tinha 55 anos

RIO DE JANEIRO – O motocross mundial chora o desaparecimento de uma lenda da modalidade. Morreu aos 55 anos o belga Eric Geboers, alcunhado “875”, porque em sua época, foi o único piloto campeão da modalidade nas três categorias em disputa – 125cc em 1982/83, 250cc em 1987 e 500cc em 1988 e 1990.

Geboers faleceu em circunstâncias trágicas. No último domingo, ele saiu para um passeio de barco com seu cachorro a bordo, no Lago Miramar, no norte do país. Durante o passeio, o animal acabou caindo n’água e Eric tentou salvá-lo.

Infelizmente, não conseguiu. O “Baixinho Invocado”, outro de seus apelidos, foi dado como desaparecido nesta segunda-feira e hoje seu corpo foi encontrado sem vida. A causa mortis é afogamento.

Geboers foi um dos grandes nomes do motocross belga. Nascido em 5 de agosto de 1962, tinha apenas 18 anos quando despontou como um legítimo sucessor dos lendários Gaston Rahier, Roger de Coster e Joël Robert. Foi contemporâneo dos compatriotas André Malherbe, Georges Jobé e Harry Everts, sem contar outros grandes nomes da modalidade, espalhados nas mais diferentes categorias. Seu irmão mais velho, Sylvain Geboers, também foi piloto de competição, mas sem o mesmo brilhantismo do caçula.

Aos 20 anos, chegou ao primeiro título mundial a bordo de uma Suzuki, derrotando os italianos Corrado Maddii e Michele Rinaldi. Em 1987, ano de seu terceiro título individual, desta vez com a Honda, derrotou o finlandês Pekka Vehkonen. Nas 500cc, bateu os astros britânicos Dave Thorpe e Kurt Nicoll, além do belga Dirk Geukens.

Geboers venceu ao todo 38 provas do Mundial de Motocross, abandonando a carreira após seu quinto título mundial, ainda com 28 anos de idade. Migrou para o automobilismo, disputando algumas provas nos anos 2000 e, como chefe de equipe da Suzuki no MXGP, revelou pilotos como Kevin Strijbos e Clément Desalle.

Ars lunga, vita brevis.

Comentários

  • E assim como Nicky Hayden e Angel Nieto ano passado, infelizmente ai se foi mais um campeão do motociclismo, por meio de um acidente que não tem nada a ver com a profissão. O cara passa boa parte da vida se arriscando em corridas de moto e acaba morrendo desta forma. Muito triste.