Green Hell: chegou a vez das 24h de Nürburgring
RIO DE JANEIRO – O fim de semana é de desafios para mais de 500 pilotos que estarão numa das pistas mais icônicas da galáxia para a disputa de uma das mais importantes provas de longa duração da história. Trata-se das 24h de Nürburgring, que mantém vivo o mito do Nordscheleife, ou o Green Hell (Inferno Verde), como conhecemos o circuito de mais de cem curvas e 25,378 km de extensão.
Não tenho dúvidas de que a 46ª edição do evento será espetacular, mesclando carros de todos os tipos e procedências, como também desafiando a própria pista e as condições do clima, que por vezes pegam os pilotos pelo contrapé. Dezenas de vezes tivemos acidentes em determinados pontos do traçado por conta de chuvas esparsas – e violentas – que não se manifestavam metros ou quilômetros antes. Afora a neblina, um espetáculo à parte.
Como também espetacular é a presença dos fãs, que lotam as dependências do circuito, acampam, fazem seus churrascos, bebem – alguns exageram, é verdade – e torcem muito por seus pilotos, equipes e máquinas preferidas. E nesse clima sensacional, será disputada a corrida neste sábado e domingo.
A lista de entradas apresenta um deslumbrante plantel de 150 carros confirmados e pelo menos duas dezenas deles apresentam totais condições de vitória na classificação geral.
Só na classe SP9-GT3 são nada menos que vinte e nove os inscritos, incluindo a Audi Sport Team Land, equipe da casa que venceu a prova ano passado e vai com o carro #1 conduzido por René Rast, Christopher Mies e os irmãos Sheldon e Kelvin Van der Linde. Rast e Van der Linde, aliás, estão inscritos em dois carros – também devem andar no #8 da WRT junto a Robin Frijns e Dries Vanthoor, a menos que isso mude até o dia em que se iniciarem os treinos preparatórios.
Outra atração é a fortíssima equipe Manthey Racing, com um timaço de pilotos de fábrica da Porsche. Serão dois carros inscritos: o #911 para Kévin Estre/Romain Dumas/Laurens Vanthoor/Earl Bamber e o #912 de Richard Lietz/Patrick Pilet/Fred Makowiecki/Nick Tandy. Também é bom ficar de olho no #17 que Timo Bernhard traz com sua escuderia. O carro terá a bordo os alemães Jörg Bergmeister e Andre Lotterer, além do dinamarquês Michael Christensen e o italiano Matteo Cairoli.
Augusto Farfus vai em busca de sua segunda vitória no evento – a primeira foi em 2010 – mais uma vez como piloto oficial de fábrica da BMW. O brasileiro estará a bordo do carro #102 nas cores da Shell Helix, compondo tripulação junto a Markus Palttala, Christian Krognes e Fabian Schiller. A outra principal equipe da casa bávara é a ROWE, que terá em ação todos os pilotos do programa IMSA, além de Richard Westbrook, Nicky Catsburg e Martin Tomczyk.
Também o belíssimo SCG003C, da Scuderia Cameron Glickenhaus, que conquistou a pole position ano passado, toma parte do grid. O carro vai com o numeral #705 e será conduzido por Franck Mailleux/Jeff Westphal/Andreas Simonsen/Thomas Mutsch.
Outras atrações são a presença de diversos carros enquadrados no regulamento SRO-GT4. Serão sete ao todo, na divisão SP10. Nove TCR também engrossam a lista de inscritos, sem contar carros lendários como Opel Manta, Ford Mustang, Chrysler Viper GTS-R, Subaru WRX STi, Toyota Corolla, Opel Calibra, BMW E36 e por aí vai.
O blog vai acompanhar tudo no fim de semana e trazer o vídeo com a disputa ao vivo para os leitores acompanharem aquela que é talvez a mais desafiadora das provas longas.
Fala Rodrigo…
Corridaça cara….corridaça…estarei acompanhando por aqui então. Mítica prova do calendário de Endurance. Tem PORSCHE na pista neste fim de semana…yessss…..FORÇA PORSCHEEEEEE!!!!!
Rodrigo, ué, depois do acidente do Nissan GT de uns anos atrás nesta pista, liberaram a pista Norte com restrição para GT?
Nunca os GTs deixaram de correr, tanto que no VLN quem ganha a maioria das provas são os carros da classe SP9-GT3.
Rodrigo, voce acha que a porsche consegue quebrar o recorde de 6:11 com o 919?
Se andar a sério, sim.