Green Hell: chegou a vez das 24h de Nürburgring

pm-n24-2017-race1-15-730x487
A Land Motorsport vai em busca do bicampeonato das 24h de Nürburgring. O evento acontece neste fim de semana, pela 46ª vez na história. Antonio Hermann (em 1993) e Augusto Farfus (em 2010) são os brasileiros vencedores no Green Hell

RIO DE JANEIRO – O fim de semana é de desafios para mais de 500 pilotos que estarão numa das pistas mais icônicas da galáxia para a disputa de uma das mais importantes provas de longa duração da história. Trata-se das 24h de Nürburgring, que mantém vivo o mito do Nordscheleife, ou o Green Hell (Inferno Verde), como conhecemos o circuito de mais de cem curvas e 25,378 km de extensão.

Não tenho dúvidas de que a 46ª edição do evento será espetacular, mesclando carros de todos os tipos e procedências, como também desafiando a própria pista e as condições do clima, que por vezes pegam os pilotos pelo contrapé. Dezenas de vezes tivemos acidentes em determinados pontos do traçado por conta de chuvas esparsas – e violentas – que não se manifestavam metros ou quilômetros antes. Afora a neblina, um espetáculo à parte.

Como também espetacular é a presença dos fãs, que lotam as dependências do circuito, acampam, fazem seus churrascos, bebem – alguns exageram, é verdade – e torcem muito por seus pilotos, equipes e máquinas preferidas. E nesse clima sensacional, será disputada a corrida neste sábado e domingo.

A lista de entradas apresenta um deslumbrante plantel de 150 carros confirmados e pelo menos duas dezenas deles apresentam totais condições de vitória na classificação geral.

Só na classe SP9-GT3 são nada menos que vinte e nove os inscritos, incluindo a Audi Sport Team Land, equipe da casa que venceu a prova ano passado e vai com o carro #1 conduzido por René Rast, Christopher Mies e os irmãos Sheldon e Kelvin Van der Linde. Rast e Van der Linde, aliás, estão inscritos em dois carros – também devem andar no #8 da WRT junto a Robin Frijns e Dries Vanthoor, a menos que isso mude até o dia em que se iniciarem os treinos preparatórios.

Outra atração é a fortíssima equipe Manthey Racing, com um timaço de pilotos de fábrica da Porsche. Serão dois carros inscritos: o #911 para Kévin Estre/Romain Dumas/Laurens Vanthoor/Earl Bamber e o #912 de Richard Lietz/Patrick Pilet/Fred Makowiecki/Nick Tandy. Também é bom ficar de olho no #17 que Timo Bernhard traz com sua escuderia. O carro terá a bordo os alemães Jörg Bergmeister e Andre Lotterer, além do dinamarquês Michael Christensen e o italiano Matteo Cairoli.

Augusto Farfus vai em busca de sua segunda vitória no evento – a primeira foi em 2010 – mais uma vez como piloto oficial de fábrica da BMW. O brasileiro estará a bordo do carro #102 nas cores da Shell Helix, compondo tripulação junto a Markus Palttala, Christian Krognes e Fabian Schiller. A outra principal equipe da casa bávara é a ROWE, que terá em ação todos os pilotos do programa IMSA, além de Richard Westbrook, Nicky Catsburg e Martin Tomczyk.

Também o belíssimo SCG003C, da Scuderia Cameron Glickenhaus, que conquistou a pole position ano passado, toma parte do grid. O carro vai com o numeral #705 e será conduzido por Franck Mailleux/Jeff Westphal/Andreas Simonsen/Thomas Mutsch.

Outras atrações são a presença de diversos carros enquadrados no regulamento SRO-GT4. Serão sete ao todo, na divisão SP10. Nove TCR também engrossam a lista de inscritos, sem contar carros lendários como Opel Manta, Ford Mustang, Chrysler Viper GTS-R, Subaru WRX STi, Toyota Corolla, Opel Calibra, BMW E36 e por aí vai.

O blog vai acompanhar tudo no fim de semana e trazer o vídeo com a disputa ao vivo para os leitores acompanharem aquela que é talvez a mais desafiadora das provas longas.

Comentários