GruppeM “varre” em Buriram no Blancpain GT Series Asia

Buriram_-_Race_2_GT3_2
Foram duas provas na rodada de Buriram válida pelo Blancpain GT Series Asia e a equipe GruppeM ganhou todas as corridas do fim de semana nas classes GT3 e GT4

RIO DE JANEIRO – A segunda rodada dupla do Blancpain GT Series Asia foi um passeio da GruppeM Racing. Como se diz no jargão, foi uma “varrida” em grande estilo. Tanto na divisão GT3 quanto na GT4, a equipe venceu as duas corridas disputadas neste fim de semana no circuito tailandês Buriram International, que recebeu um bom público para acompanhar as disputas.

Na prova #1, a FFF Racing by ACM deu de presente o triunfo à Mercedes-AMG de Patric Niederhauser/Markus Pommer, que acabaram como os vitoriosos do sábado. A dupla Dennis Lind/Martin Kodric não respeitou o tempo mínimo do pit stop durante a janela obrigatória e por conta disto, acabaram punidos com um stop & go penalty de um segundo. Essa penalidade tirou do carro #19 a chance do primeiro triunfo na temporada, jogando a dupla para o 5º lugar final.

Ao cabo de 37 voltas, Niederhauser/Pommer venceram com 1″432 de diferença para a Ferrari da HubAuto conduzida por Nick Foster/Leo Ye. O Audi #3 da Absolute Racing do estoniano Martin Rump e do chinês Congfu Cheng fechou o pódio na geral. Na classe Pro-Am, ganhou a dupla Marco Mapelli/Hiroshi Hamaguchi, que veio do 11º posto do grid para terminar em quarto, logo à frente de Lind/Modric. Os japoneses Shirasaka e Takeda ganharam de novo na subclasse Am com o Audi #45 da KCMG.

Na GT4, Reinhold Renger correu sozinho e venceu mais uma no campeonato, beneficiado por uma penalização à BMW do Team Studie guiada por Sunako Jukochou/Takayuki Kinoshita, que cometeram uma infração num período de FCY e foram punidos com time penalty. Eles caíram para último na categoria e por lá ficaram, com Jean-Marc Merlin/Frank Yu herdando o segundo lugar da classe e o terceiro lugar foi de uma dupla tailandesa de nome absolutamente impronunciável: Charvanin Bunditkitsada e Pitsanu Sirimongkolkasem, a bordo de um Porsche Cayman Clubsport MR.

Minha nossa…

Sigamos em frente. Neste domingo, a GruppeM voltou a bisar em Buriram, mas dessa vez na GT3 quem triunfou foi a dupla formada por Maxi Bühk e Alexander Mattschull, do carro #888. A opção de antecipar a parada e fazer um “undercut” numa janela de 10 minutos de pit stops foi a mais adequada e quando a Mercedes-AMG saiu dos boxes, a liderança era superior a 14 segundos.

A diferença baixou um pouco no final, mas foi o suficiente para a dupla triunfar e fechar as 37 voltas da disputa com 3″777 de vantagem para Lind/Kodric, seguidos por Florian Strauss/Edoardo Liberati no Nissan GT-R Nismo GT3 da KCMG. Para variar, a equipe de Paul Ip viu o Audi de Shirasaka e Takeda ganhar mais uma vez na Am Cup.

Reinhold Renger repetiu a vitória da véspera e levou mais um troféu na subclasse GT4 – mesmo com o handicap de 15 segundos pela vitória na véspera e um acréscimo de mais sete segundos por ter corrido sozinho neste fim de semana, desta vez com Ringo Chong/Gilles Vannelet em segundo e o terceiro lugar foi conquistado por Ken Urata/Max Chen, com a outra BMW M4 GT4 do Team Studie.

Com quatro etapas cumpridas, a classificação geral do Blancpain GT Series Asia apresenta Martin Kodric/Dennis Lind como líderes do campeonato, somando 54 pontos – quatro à frente de Patric Niederhauser. Nick Foster/Leo Ye estão em 3º com 48, com Martin Rump/Congfu Cheng em quarto, somando 41 pontos. Brice Bosi/Raffaele Marciello ocupam o quinto posto, com 40.

Na GT4, Reinhold Renger é o líder disparado: o alemão soma três vitórias e 90 pontos, enquanto os vice-líderes Ringo Chong/Gilles Vannelet têm 64 e a dupla atual campeã Frank Yu/Jean-Marc Merlin está em 3º lugar com 60.

A próxima prova da temporada será em Fuji, no Japão, nos dias 30 de junho e 1º de julho.

Comentários