O começo do fim?

IMG-20180515-WA0011

RIO DE JANEIRO (Tenso…) –  Impossível não ficar preocupado com essa foto.

Imagem enviada pelo amigo Francis Henrique “Poeira na Veia” Trennepohl, via WhatsApp.

Boxes do Autódromo Internacional de Curitiba sem as portas das garagens.

Seria um aviso de que é o começo do fim?

Lembro que em 2016 a pista chegou a ter seu fim decretado para dar lugar a um empreendimento imobiliário e, por muito tempo, fui taxado de mentiroso, porque fui um dos primeiros a usar este blog para denunciar as intenções de transformar a pista em condomínio.

Em quatro posts, escritos em junho de 2013, abril de 2014, outubro e novembro de 2015, falei desse descalabro. Procurem aqui ao lado nos posts arquivados.

O circuito ‘sobreviveu’ porque foram invocadas as chamadas ‘boas perspectivas políticas e econômicas’ que, como todos sabem, nunca aconteceram. O país está quebrado e o presidente-golpista Michel Temer é uma das figuras mais impopulares deste país.

Quero crer que seja apenas alarme falso. E quero também saber quem é o autor da foto e quando foi tirado o instantâneo.

PS.: quando se vê o calendário da Stock Car, a principal categoria brasileira, com apenas uma prova prevista para o AIC e com incríveis três datas em aberto – não conheço nenhum campeonato no mundo que tenha tamanho descompromisso com esse tipo de organização de datas – dá o que pensar, não é mesmo?

Atualizando (quinta-feira, 15h)… no blog do Regii, parece que as portas dos boxes foram… vendidas. Outra questão igualmente estranha é que o AIC vem sendo aberto à noite para rachas e encontros de preparadores. Um jeito de garantir um “extra”, pelo visto, antes que acabe.

E uma fonte confiável me garantiu que 31 de outubro é o prazo final para que o circuito seja desativado.

Comentários

  • Mais um pra conta…

    Jacarepaguá
    Brasilia
    Curitiba
    Interlagos

    Eu gostaria de saber que é o dono do Autódromo e o que ele diz a respeito…

    Deve estar ganhando uma grana preta com a venda para alguém que vai gastar milhões em Condomínio TOP…

    Com certeza não vai ser um minha casa minha vida nem nenhuma outra moradia popular…

    EU JÁ LARGUEI…

    MEU NEGÓCIO É NASCAR…

    Aqui, quero mais é ir pra algumas corridas aqui no RS e deu… algumas…

  • Perfeita a “escolha”!
    Ninho dos ”F1 Rejects”, vai fazer companhia ao Heidfeld, Piquet, di Grassi, em carros que mal passam dos 200 por hora e por esse motivo correm confinados em circuitos de rua, de forma a mascarar a sua absoluta falta de velocidade.
    E tome “fulano is faster than you” na orelha!
    Ou então, mais um piloto imberbe e espinhento dizendo que ele jamais foi seu tutor ou referência no ano de estréia!
    #vaiFelipe
    #SQN!

  • Prezado Rodrigo.

    Como convém ao momento e meio em que meu presidencial nome foi referido de forma vã e vil, tomo-me a liberdade de informa-lhe de que eu, seu presidente Michel Lulia Temer, não tenho nada haver com isso. Do contrário, gosto de corridas, autodromos e até de sua figura, tão conhecedor de esporte tão resplandescente quanto nosso amado automobilismo

    Não se preucupe em pedir-me desculpas, meu caro, pois eu, seu presidente, já perdoei-lhe-o.

    Um fraternal abraço de seu presidente, Michel Lulia Temer, 37º Presidente da Republica Federativa do Brasil.

      • Sempre acompahei-lhe o trabalho, meu caro.

        Com afeto e admiração, Michel Lulia Temer, 37º Presidente da Republica Federativa do Brasil.

      • Duvido que o nosso presidente escreva “nada haver”, quando o correto é “nada a ver”. Apesar de tudo ele domina muito bem a nossa língua.

      • Obrigado pelos elogios, meus caros.

        Com alegria e distinção, o Fake de seu presidente, Michel Lulia Temer, 37º Presidente da Republica Federativa do Brasil.

      • “Presidente” golpista e vampiro… NÃO foi eleito de verdade e só esta no posto via RASTEIRA…

  • Quanto ao autodromo de Curitiba, so posso dizer o de sempre: Lamentável !!!

    A alguns anos atras, quando o Rodrigo daqui bradava contra a destruição do Autodromo do Rio, muitos (eu inclusive) já previam que essa destruição seria o “balão de ensaio” para acabar com diversos outros autodromos,entre eles Brasilia, Curitiba e Interlagos. O tempo está mostrando que estavamos certos, porque esses autodromos hoje estão em risco.

    Triste pais o nosso.

    Ontem, voltando de Brasilia e passando de avião sobre Jacarepagua, fiquei olhando para o local do antigo autodromo, todo iluminado (consumindo energia provavelmente atoa), imaginando quantas vezes eu admirei a antiga pista dali do alto. E pensei mais, o que veremos naquele local daqui a 5 ou 10 anos ???? Certamente varios predios de alto luxo, vendidos a preços absurdos….engordando a contra bancaria de muitos politicos e empresarios espertos.
    Conforme o avião avançava pude ver uma area enorme, vazia, com preparação para arruamento, logo adiante. Dai me veio o questionamento: porque aquela area não foi utlizada para fazer o Parque Olimpico, já que as arenas esportivas teriam carater provisorio ???? Bom, essa pergunta já foi respondida diversas vezes, aqui mesmo.

    Antonio

  • Calma pessoal, conecendo o Ze MAria aqui do blog, e vendo suas opiniões sempre coerentes e embasadas, acredito que ele tenha, postado o comentario em topico errado. Posso supor que, provavelmente, estava se referindo ao topico do Massa ter assinado com a Venturi na FE, e por engano, postou no topico sobre o autodromo de Curitiba.
    Isso já aconteceu comigo….e depois de enviado, não tem como apagar.

    • Grato pelas suas palavras, Seabra!
      De fato, não sei por qual motivo, acabei postando errado e não tive a opção de corrigir.
      Deveria ao menos existir uma ferramenta para o “dono da padaria”, ao identificar a ocorrência, redirecionar ao endereço certo.
      #quemnunca!
      Abraço!
      Zé Maria

  • Infelizmente, mais um que sucumbiu… o AIC já sofria desde os anos 90 com uma “ação judicial” de dois ex funcionários que o processavam de causas trabalhistas… o que já se dizia que a venda seria para pagar as custas do processo (!). Sinceramente não sei em que pé esta essa situação.
    Após a divulgação da venda e do empreendimento imobiliário onde “parte da pista seria preservada para eventos “(!!), ocorre nova divulgação que o AIC continuaria na ativa, mas…
    Já citei em outro artigo, que desde Dezembro de 2017 (ultima etapa do Paranaense de Velocidade/ Sprint Race), as arquibancadas estão interditadas para o público… quem quisesse assistir as corridas, deveria se espremer nos “camarotes”,sem conforto nem ao menos uma cadeira de plastico para descansar o esqueleto.
    Esse ano, salvo a stock car, as corridas que tiveram também foram com arquibancadas bloqueadas (fato esse me comprovado por e-mail com as organizadoras das etapas o Paranaense de Velocidade e Brasileiro de Endurance), o que pode ser comprovado pelas imagens da corrida (endurance)… pra mim, uma amostra de que há outro planos para o local…
    Após ver a “possível data do fim”, fui olhar o calendário e vejo que a ultima etapa do paranaense de velocidade será dia 27 de outubro… um fim de semana antes… isso que sempre a ultima etapa ocorria em dezembro…
    Acredito que é só mesmo juntar as peças…

  • Caro Rodrigo Mattar,

    Nesta foto postada por você, os boxes estão apenas com suas portas abertas, as mesmas continuam no mesmo lugar, não foram retiradas e muito menos vendidas.
    Somos de propriedade privada, o que for feito com o terreno em que se encontram as pistas, prédios e demais construções, diz respeito apenas ao grupo.

    Óbvio que prezamos por todos que fizeram, fazem e que continuarão fazendo parte da nossa história, mas chega a ser um absurdo este tipo de posicionamento da parte de vocês, pois parece que temos obrigação de algo, lembrando que não temos apoio de nenhum órgão público (municipal, estadual e/ou federal), muito menos de associações, federações e/ou confederações ligadas ou não ao automobilismo.

    As locações compartilhadas de pista restrita estão sendo um sucesso, pois muitos amantes da arrancada e outros utilizam seus carros para testes durante o período, lembrando que não se referem a eventos, muito menos competição. Estes testes em um lugar seguro e apto fazem com que os mesmos nem pensem em fazê-los nas ruas, o que é proibido por lei.

    Estamos de portas abertas e disponíveis para locação dos nossos espaços.

    Estou à disposição.
    Manuel de Oms Neto