MENU

17 de maio de 2018 - 14:2224 Horas de Le Mans, Mundial de Endurance

Oficial: confirmados os 180 pilotos das 24h de Le Mans 2018!

Start-of-race

RIO DE JANEIRO (Ufa…) - Acabou a longa espera. Foram dez dias entre o deadline do Automobile Club de l’Ouest (ACO) e o anúncio oficial feito hoje na França. Mas a 86ª edição das 24h de Le Mans já tem seus 60 carros e 180 pilotos confirmados nas quatro classes que compõem o evento.

Lista de inscritos para as 24h de Le Mans AQUI

A segunda etapa da Super Season do WEC – espera-se – deverá reunir o plantel completo de inscritos, o que não aconteceu nas 6h de Spa-Francorchamps, com os problemas vividos pela Manor e também pela DragonSpeed. A equipe de Elton Julian teve o acidente de Pietro Fittipaldi no treino oficial e, sem carro-reserva, não pôde participar da prova de abertura. Já os dois protótipos Ginetta-Mecachrome, impedidos de correr na Bélgica por falta de fundos, podem fazer enfim sua estreia na temporada – isso se a situação for resolvida a tempo.

Há duas equipes de sobreaviso – as únicas que restaram da lista de espera: a Spirit of Race com sua Ferrari 488 GTE #55 da LMGTE-AM (inscrição do ELMS) e o Dallara P217 Gibson #49 da dinamarquesa High Class Racing, único protótipo LMP2 que sobrou depois dos diversos forfaits verificados entre os reservas, dos quais alguns acabaram se juntando a equipes já inscritas, caso da Krohn Racing, que encampou a inscrição da Eurasia e vai andar de LMP2 com um Ligier JS P217.

Também para o Journée Test que está previsto para duas semanas antes das 24 Horas, tanto a Manor quanto a DragonSpeed estão a princípio confirmadas. E a equipe britânica anunciou uma substituição em relação à sua primeira lista de Spa. Dean Stoneman está fora e entra Mike Simpson no carro #5 junto a Léo Roussel (que não correria em Spa se a Manor participasse) e Charlie Robertson.

A Jackie Chan DC Racing fechou os nomes que faltavam para os carros #33 e #34, inscritos com a chancela da Onroak. Os dois Ligier do time B da organização de David Cheng e do ator Jackie Chan foram confirmados com diversos pilotos que não eram sequer cogitados. Falou-se em Guy Cosmo e Patrick Byrne, mas os chamados foram Ricky Taylor (companheiro de Hélio Castroneves na Penske), Côme Ledogar, David Heinemeier-Hänsson, Nicholas Boulle e Pierre Nicolet. O time de bandeira chinesa confirmou também que Nabil Jeffri formará no #37 junto a Weiron Tan e Jazeman Jaafar, no carro de pilotos malaios inscrito no WEC.

No #35 da SMP Racing, a opção foi por pilotos europeus e assim acabou o sonho de vermos mais um brasileiro na lista de entradas. Harrison Newey, filho do gênio do design automobilístico Adrian Newey, fará sua estreia em Sarthe junto a Norman Nato, compondo o trio ao lado do russo Viktor Shaytar. E o último carro pendente na LMGTE-AM, o Porsche #99 da Dempsey Racing-Proton, vai com uma trinca 100% ianque, formada por Patrick Long/Tim Pappas/Spencer Pumpelly.

O grid de 10 LMP1, 20 LMP2, 17 LMGTE-PRO e 13 LMGTE-AM terá pilotos de 32 países diferentes (pela minha contagem, pois foram divulgados 35) e o Brasil é representado por sete nomes: Bruno Senna, campeão mundial da LMP2 ano passado (LMP1); André Negrão e Felipe Nasr, estreante em Sarthe (LMP2); Daniel Serra, campeão da LMGTE-PRO em Le Mans ano passado, Pipo Derani, Tony Kanaan e Augusto Farfus (LMGTE-PRO). Ao contrário de 2017, desta vez não temos ninguém na LMGTE-AM, tampouco Nelsinho Piquet, Rubens Barrichello e Fernando Rees, presentes ano passado. Lucas Di Grassi sequer foi cogitado. França, com 33 nomes e Grã-Bretanha, com 29, são os países com maior número de inscritos

Entre os novatos nas 24h de Le Mans, três nomes de imenso peso: Fernando Alonso, bicampeão mundial de Fórmula 1 e vencedor das 6h de Spa-Francorchamps em sua estreia no WEC; o campeão mundial de 2009 Jenson Button e o campeão de Fórmula Indy e bicampeão das 500 Milhas de Indianápolis Juan Pablo Montoya. Ao todo, serão 39 os estreantes no evento e o único brasileiro novato é Felipe Nasr, que defenderá a Cetilar Villorba Corse.

3 comentários

  1. Antonio Vidal disse:

    E “O MAIS LONGO DOS DIAS” está por vir…acredito que será uma prova a altura daqueles que nela participaram.

  2. Angelo Eduardo disse:

    Juan Pablo Montoya poderá tira a Tríplice Coroa de Graham Hill

    • Rodrigo Mattar disse:

      Só se um LMP2 como o dele conquistar uma improvável (mas não impossível) vitória na classificação geral. O vice-campeonato da Jackie Chan DC Racing em 2017 mostrou que isto pode até acontecer, mas não é garantia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>