Para quem não viu: WTCR, etapa de Zandvoort

RIO DE JANEIRO – Que legal ver a Holanda de volta ao mapa-mundi das categorias sancionadas pela FIA. E num fim de semana de muito público no circuito de Zandvoort – praticamente o mesmo palco de provas da Fórmula 1 entre as décadas de 1960 e 1980, algumas delas proporcionando momentos históricos. Inclusive, destaco uma corrida vencida por Nelson Piquet, não pelo triunfo do brasileiro, mas pelas primeiras 10 voltas, as mais frenéticas que eu tive a chance de presenciar.

Enfim, falemos do presente. O WTCR disputou sua quarta rodada dupla num formato até então não experimentado, com apenas uma prova no domingo e as demais hoje, segunda-feira. O calendário foi concebido a aproveitar o feriado de Pentecostes, que é celebrado na terra dos diques, tamancos, tulipas e da lendária Laranja Mecânica de Johann Cruyff.

O campeonato chegou ao total de 12 corridas já realizadas dentre as 30 previstas, conhecendo oito vencedores diferentes – dois deles triunfaram pela primeira vez: Aurélien Comte (Peugeot) e Jean-Karl Vernay (Audi). Em comum aos dois, a nacionalidade francesa. Por sinal, a mesma do vencedor do domingo e também novo líder do campeonato.

Yann Ehrlacher, da equipe de René Münnich, chegou pela segunda vez ao topo do pódio e torna-se protagonista da temporada por liderar a classificação com 146 pontos somados – nove à frente de ninguém menos que Yvan Muller, que é tio do rapaz de apenas 21 anos.

Por sinal, não foi o fim de semana dos veteranos, pois tanto Muller como Gabriele Tarquini ficaram a ver navios por conta do BoP dos Hyundai i30 – o que deixou os fãs irritados, especialmente os possessos húngaros, que culparam a equalização desta etapa como causa e efeito dos problemas enfrentados por Norbert Michelisz.

Sem contar Gianni Morbidelli e Fabrizio Giovannardi, que não conseguem fazer as Alfa Romeo Giulietta aparecer entre os 10 primeiros.

Confira os vídeos da rodada holandesa, que até contou com a realeza: o príncipe Bernhard van Oranje-Nassau correu como convidado com um Audi RS3 LMS TCR e fez como melhor resultado um 19º lugar.

https://www.youtube.com/watch?v=Maa7JreCJTU

https://www.youtube.com/watch?v=vz94K_rGhqU

https://www.youtube.com/watch?v=uQO6PhGO1Qc

Comentários